É oficial! BQ acaba de apresentar o novo smartphone Aquaris X5
Num evento que se realizou em Madrid, a fabricante espanhola BQ deu hoje a conhecer algumas das novidades para o mundo dos dispositivos móveis. O principal destaque vai para o novo smartphone X5, um dispositivo com corpo metálico e com um design bastante atractivo. Vamos conhecer melhor as especificações deste equipamento.
A BQ preparou um super evento em Madrid para apresentar os novos equipamentos para o segmento dos dispositivos móveis.
Em destaque está o novo smartphone bq Aquaris X5, um terminal com um design muito elegante e o primeiro com corpo em metal e ainda com um conjunto de especificações interessantes tendo em conta o segmento onde se insere.
Resumo das Especificações
- Ecrã: IPS de 5"
- SoC: Snapdragon 412
- GPU: Adreno 306
- Memória RAM: 2GB
- Armazenamento interno: 16 GB + microSD
- Conectividade: 4G
- Câmaras: 13 MP / 5 MP com flash frontal
- Bateria: 2.900 mAh
A BQ informou que este equipamento terá 5 anos de garantia sem qualquer custo adicional. O preço é igualmente interessante: 229,90 euros para o modelo de 2 GB + 16 GB, 249,90 euros para a versão de 2 GB + 32 GB e 269,90 euros para a versão de 3 GB + 32 GB (preços para Espanha). De salientar que para Portugal o valor acresce 20€.
O Aquaris X5 virá já com o Lolipop (5.1), no entanto, temos já a promessa da marca de que sairá, em, o novo Marshmallow. Esta promessa, apesar de sem ter data específica, estende-se ainda aos equipamentos da gama M e para o telemóvel A4.5.
Este artigo tem mais de um ano
A BQ não aprende mesmo. Quando no inicio era uma marca preocupada acima de tudo em proporcionar a melhor experiência ao utilizador e deixar os aparelhos já existentes sempre atualizados, neste momento está-se a tornar numa Samsung no que toca a lançamento de aparelhos!
Começo a arrepender-me de me ter mantido novamente na BQ…
Como a Samsung? Este é o substituto do bq E5 4g.
Concordo contigo! Eu também recomendava a compra desta marca por essa razão, e por terem uma rápida assistência, mas notei que estão a lançar atualizações dos telemóveis 2 vezes por ano sendo que os modelos do ano passado já não são atualizados. A gama E já não é atualizada e agora a gama M também o vai deixar de ser. Este será o substituto do M5 e não do E5 penso eu.
Acham mesmo que este substitui o M5. São gamas diferentes. Esta é uma gama mais baixa e o M5 uma gama mais alta.
Pronto então peço desculpa pela suposição
Mesmo! Além de serem conhecidos pela relação qualidade preço, que deixou de existir. Ainda para mais com esta política dos preços para Portugal serem de + 20€ do que em Espanha.
Assim, e para um dispositivo de gama média, os modelos da BQ passam a ser demasiado caros, tendo em conta a forte concorrência tanto de marcas europeias, como chinesas, principalmente.
Já para não falar, como alguns users referiram, nas poucas actualizações à versão de Android.
Por exemplo: o topo de gama E5FHD ainda continua no KitKat 4.4.2.
Sim, ainda está em kitkat, mas devido ao atraso dos códigos pela mediatek. Em breve sairá a versão beta para o fhd, e será 5.1.1
Ainda não está na 5.1.1? Ao tempo que ouço falar dessa atualização…. e nunca mais vem? Sempre com desculpas quando no lançamento prometeram que se iria atualizar!
Bem dita hora em que vendi o meu!
A confirmação saiu na ultima semana de setembro
A bq já emitiu comunicado a dizer que não vai sair, e dá uns míseros 50 € a quem quizer trocar. Falta de consideração pelos clientes.
Não entendo o porquê. Tenho um bq aquaris e4.5 e tenho o Android a 5.0 (apesar de não ser a versão mais recente, já não é KitKat).
Plenamente de acordo, comprei bq desde a primeira hora, já tive três, o ultimo E 5 FHD, desiludido, era um topo de gama sem update, capas gummie já não há. bq nunca mais, ADIOS
Plenamente de acordo, comprei bq desde a primeira hora, já tive três, o ultimo E 5 FHD, desiludido, era um topo de gama sem update, capas gummie já não há. bq nunca mais, ADIOS
O caricato são os preços para Portugal serem mais caros. 5 anos de garantia, se for como os outros BQ sempre a avariar…
Over priced.
Eu acho que aqui está-se a pagar mais a garantia que o equipamento.
E ainda por cima, a possibilidade de avariar é mais do que muita, jogam pelo seguro.
Tenho um E5 FHD, conheco outras 4 ou 5 pessoas com E5 e E4, nunca deram problemas e estamos todos contentes.
Há é realmente a questão dos updates, mas como vim da samsung estou habituado, só que desta vez paguei um preço razoavel pelo telemovel.
Sorte a tua, tive 3 bq e avariaram todos pelo menos 1x.
O E5 que tive avariou 3x, são telemóveis para estar no sofá a usar porque como ferramenta de trabalhar, é um lixo. BQ nunca mais! O que eu sofri…
Opá, eu não entendo…Como posso querer comprar um aparelho com um “snapdragonzito” por 250€ (em Portugal) quando posso comprar um telemóvel superior a este (snapdragon 801) em todos os pontos menos na garantia (que é de apenas 2 anos) e que ainda por cima tem gorilla glass até na capa de traz e com laterais em metal por menos 70€? Há coisas que não compreendo mesmo…
Estas a falar de que telefone já agora?
Também queria saber!
E eu tambem
+1
OnePlus One provavelmente.
Não é não… O One Plus One não tem capa traseira em vidro para ter gorila glass e é mais caro.
?
Estás a referir-te ao InFocus?
Sabem se existe mais características sobre o ecrã?
BQ e Wiko juntem as duas empresas e não fazem uma.
A mesma politica e o lançamento constante de dispositivos móveis.
Quando é que estão no mercado?
A bq só tem uma coisa boa, a assistência no dia seguinte a ser contactada já está uma transportadora a na nossa porta para levantar o equipamento., passado 1 semana já temos o equipamento equipamento em casa.
Já para não falar que aceitam tudo, ecrãs partidos, chassi Empenado, etccc nunca implicam com nada até as vezes enviam equipamento novo.
Já aqui em Portugal basta o chassi ter um risco que maior parte das marcas já se deitam de fora.
Olá Miguel, o meu filho deixo cair BQ 5 HD partiu o ecran, mas estão a pedir na PCDIGA 120€ para substituir !
E o que querias um ecrã novo? A culpa foi tua. Agora se o equipamento for para lá por exemplo a não ligarexemplo eles ignoram o ecrã partido e reparam.
São tão rápidos a enviar que muitas das vezes nem testam bem os equipamentos, e regressam com avarias. E toca de voltar a enviar…
Já me aconteceu o mesmo com um samsung, foi 4 vezes pela mesma razão, as 3 primeiras foi reparado em lisboa (sou de lisboa), e na ultima foi ao porto e veio de lá bom, ainda funciona.
Infelizmente por experiência pessoal, a minha assistência da BQ foi um autêntico pesadelo!
Ao viver numa aldeia do interior do nordeste transmontano, demoraram 3 semanas (sim, 21 dias) a recolher o aparelho. Nem consigo contar a quantidade de emails e telefonemas à BQ a agendar recolhas (falhadas), ter pessoas em casa a espera da recolha, e nada nada nada.. Dias e dias… Simplesmente horrível!
A reparação em si demorou 4 dias. Mas depois a entrega demorou novamente: 1 semana. E com muita insistência minha a ligar directamente para a SEUR, para o seu centro de distribuição na Guarda, com desculpas de avarias de viaturas, não conseguirem encontrar a morada (facilmente pesquisavel nos CTT), etc. Enfim. Isso não deveria ser responsabilidade minha, já que é um serviço que a BQ disponibiliza.
Por fim cereja no topo do bolo: dos 2 problemas que reportei: apenas 1 foi resolvido.
Ah, e a ultima versão do firmware do telemóvel (E5 HD 2 GB/16GB) Lollipop 5.0 tem um bug (reconhecido pela BQ) em que por vezes o telemóvel detecta apenas 1GB de RAM! Isto é absolutamente inacreditável, como uma empresa pode ser tão amadora…
Por isso, para mim, BQ nunca mais! A confiança demora anos a ser construida, e dias para ser destruída! E a BQ tinha tudo para manter esta confiança. Mas deixou-a escapar ao falhar no serviço pós venda, tanto na assistência, como nas actualizações de software. E adicionando ainda mais equipamentos (este X5, os tablets novos M10 HD e FHD) com certeza que este suporte a actualizações irá ser ainda pior… É pena…
Peço desculpa pelo desabafo…
Não está assim tão mau. No seu modelo base fica a par em todos os aspetos com o Moto G 3rd Gen de 2gb ram e quem quiser mais pode comprar um mais acima e em a vantagem de se puder comprar em loja em Portugal.
Com a vantagem da bateria ser bem superior face ao moto G 😉
O SoC é mais recente também. O Moto G ainda usa o Snapdragon 410. A grande vantagem do Moto G é a fiabilidade e as atualizações (e mesmo isso já não meto a mão no fogo).
BQ não mais, comprei BQ 5 FHD as actualizações terminaram, o meu filho tinha BQ 5 HD partiu o eacran pedem 120€ para a substituição, quando o tlm custou 189€. E agora é só versões novas, marqcas dessas já etmos muitas. Apoistei agora no One Plus 2 (vamos ver….)
E então, partiu o ecrã e queria a reparação por 5€? Vá pedir orçamento à Samsung, do display de um Galaxy e logo vê. Toda a gente sabe que são essas reparações que dão dinheiro, e aproveitam isso. É o mercado.
Peço desculpa, mas então como ficamos?
Foi a PCDIGA ou a bq que deu o orçamento de 120€?
E esses preços estão dentro da norma. Peça um orçamento a outras e estará por aí os preços.
120 é preço normal senão barato incluindo a mão de obra. os novos samsung o orçamento deve ser superior.
e pior nos novos samsung se avariar alguma coisa por dentro, 9/10 aparelhos o ecra parte para ter acesso ao interior do mesmo.
o telemovel é “fraquito” no papel, falta ver se na vida real chega para as tarefas normais sem lagar. mas parece ter construcao interessante e mais robusta que o normal dos bqs, provavelmente daí os 5 anos de garantia. aqui em tugolandia damos pouco valor a assistencia, mas la fora, nos estates por exemplo, quase toda a gente vai para as marcas que dao melhor assistencia e nao as que vendem mais barato. aqui compra-se chinesada com software chinesado, garantia “cof cof” e se ainda se alguem se quer dar ao trabalho de arranjar, é preciso enviar nao sei para onde com tempo de resposta ainda pior com custos enormes neste processo todo. mas é o que temos…quando se nao pode caçar com cao….caça-se com gato.
O meu querido E5 FHD tem um aninho e picos e está para as curvas …. vá, de vez em qd tem um lagzito ou uma pancada qq que me obriga a fazer reboot ao bicho (mas isso o meu Galaxy S3 tb tinha e era o dobro do preço). Mas para um telefone que é agenda, gps, cliente de email, despertador, browser, e algumas coisas mais, será que não chega e sobra? É mesmo preciso perder o amor e respeito à nossa querida carteira?
Tanta gente a dizer mal, e eu até gostava de mandar um mail à BQ para começar a ver se vinham aqui ao forum perguntar pelos vossos números de assistência técnica e ver a falsidade que anda por ai nos comentários.
Ouvi dizer que pagam a pessoas para dizer mal nas redes sociais, será verdade ?? 🙂
Era bonito era.
Pagar para dizer mal não sei, mas infelizmente como tive uma situação que correu mal, apenas quis alertar outros utilizadores da BQ. Porque eu gostaria de estar informado também acerca da fiabilidade de uma marca, e do seu serviço pós-venda., aquando da aquisição do produto.
De facto tinha BQ como um exemplo excelente de serviço pós-venda e de suporte aos produtos. Mas depois de passar pelo serviço e pela realidade da situação, e constatar que tudo que poderia correr mal, efectivamente, correu, não posso voltar a confiar na marca.
E não foi só este episódio que correu mal. A própria estratégia comercial da marca não é do meu agrado. O aumento de preços face a Espanha, o aumento do valor do seguro, a descontinuação prematura de produtos, os updates de software disponibilizados com bugs fulcrais (ex: leitura errada da bateria no E5 HD, só foi corrigo cerca de 6 meses depois do produto sair).
Num mercado altamente competitivo, onde a concorrência é muito forte, ainda para mais nesta cama de preços mid-range entre 150 e 250 Euros, a BQ tem que ter algo de especial para se destacar. E tinha:
– tinha uma excelente relação qualidade / preço (deixou de ter)
– tinha um excelente seguro e a excelente preço (deixou de ter – triplicou o valor)
– tinha um excelente serviço técnico e de recolha ao domicílio (na minha situação, deixou de ter)
Resumindo, para mim, deixou de ser opção.
Mas olha lá. As outras marcas também têm preços diferentes em ESPANHA e Portugal, vais estar a criticar a BQ só porque queres criticar??? :))))
Ou vais andar a criticar tooooodas as marcas?
Apple Espanha: iphone 6s: 749 Euros
Apple Portugal: iphone 6s 759 Euros
Samsung A3 Espanha: 249 Euros
Samsung A3 Portugal: 259 Euros
etc 🙂
A BQ não está a dar 5 anos de garantia em todos os produtos da Gama M? Então para quê preocupar quando as outras marcas não dão, vamos criticar-los só por criticar? Estamos sempre mal com tudo.
Se a recolha não funcionou é dizer em reclamação a alguém lá dessa marca que certamente eles lá têm o poder de despedir pessoas ou deixar de trabalhar com as empresas e contratar outras, duvidas disso? Ou vais preferir continuar a dizer mal?? 😉
Sim, ok Paulo.. a BQ será sempre a má da fita, é melhor vir aqui comentar na praça pública e esperar um milagre… que comentar directamente à marca ou no livro de reclamações da loja para ver se eles investigam e te resolvem o problema.
Haaaa… se calhar então o problema não existe e estás a ser pago para dizer mal 🙂 É preciso alertar os utilizadores do bixo papão BQ.. cuidado com eles comem pessoas 😀
joka *
Olá Joana.
Eu sei que várias marcas podem ter preços diferentes em Portugal e Espanha. A minha queixa foi o facto da BQ já ter tido desde inicio uma política de preços semelhantes em todos os países e ter mudado de política. Só isso. E a diferença (de 20€) é mais significativa num valor de 200€ do que num valor de 700€.
Quanto à minha má experiência, infelizmente tive de vir á praça pública queixar-me, porque eu via os dias passar e não obtinha resposta. Tive que praticamente andar a “chorar” no fórum da BQ para ter uma resposta e uma resolução, graças a ajuda de um colaborador lá do fórum. Preferia outro tipo de comunicação por parte deles, mais sincera. Nem que me dissessem apenas: “o serviço de recolha em localidades do interior demora cerca de 1 a 2 semanas”.
Mas não, foi-me dito, várias vezes: “está agendado para amanhã.” E todas essas vezes, a empresa falhou! É um facto. Não posso ficar contente com uma empresa que promete, promete e não cumpre.
Aliás, eu tive logo problemas com o formulário de pedido de assistência. Não estava a funcionar, por isso o assistente teve de criar o pedido manualmente. No meio deste processo “perdeu-se” informação do meu pedido inicial que era a resolução de 2 problemas – só foi resolvido um.
Acredito que para outras pessoas o serviço (de recolha e reparação) tenha corrido às mil maravilhas, e que estejam super satisfeitos com o serviço e o produto. Eu estou (e sempre estive) satisfeito com o produto. É um bom produto (E5 HD 2GB/16GB) para o preço que foi (200€). Mas com o serviço, não me irei esquecer.
E atenção: ainda que a “culpa” do meu problema esteve entre a BQ e Seur (transportadora), eu acredito que a grande parte da culpa é da Seur. Acredito que a BQ agendasse diariamente a recolha, mas que a Seur falhasse. Isto porquê: vim a saber que o centro da Seur que serve a zona de recolha é na Guarda. O local onde estava na altura era uma aldeia a 5 km de Bragança. Ou seja, são quase 200 km da Guarda. Compreendo que é longe, mas lá está: preferia que a BQ ou Seur me dissesse que iria demorar 2 ou 3 semanas a recolher do que andar a agendar de 2 em 2 dias uma recolha. Eu preferia até enviar por CTT directamente para Madrid! Porque de facto o smartphone fazia-me falta.
Recordo que a reparação em si, na BQ, demorou apenas 3 dias, o que é bom!
Por isso Joana, há coisas boas, e coisas más a dizer sobre a BQ.
E já agora, se pertenceres à BQ ou se conheceres alguém que trabalhe na BQ, diz-lhes para começar a trabalhar com outras transportadoras e/ou correios. 😉
Beijinhos, e desculpa o testamento.
Paulo Neiva
Tenho um BQ há mais de um ano e nunca tive razões de queixa. Apenas uma vez desligou-se por falta de bateria e só voltou a ligar quando atingiu 100% de carga. Foi o único problema.
Tive samsungs anterior a este e fartavam-se de bloquear, eram lentos e ao fim do ano já estava a precisar de um telemóvel novo.
Estou muito satisfeita com esta marca 🙂 e tem um bonito design.
Tenho BQ E5FHD não tenho razões de queixa sobre o equipamento. Mas tenho algumas reticências sobre o modo operandis da marca, nomeadamente nos lançamentos de updates e a matança que está a fazer ao E5 FHD e ao E6. Claramente percebe-se que estão a priorizar novos lancamamentos, a ver se o clientes que já são possuidores adquirem novo equipamento em vez de esperar pelas actualizações, que obviamente não vão chegar e se chegar será concerteza a última. A ver é o mesmo percurso da Samsung e da Apple. Para isto perfiro voltar à Samsung.
O equipamento até que esta interessante, mas não pelo preços apresentados. Eu tive um A5 (bem antigo) mas gostei da experiência, pelo menos nunca avariou nem nada. No entanto mudei para Motorola e para LG depois de ter experimentado a BQ e até hoje ainda nada me levou a querer voltar para a BQ, não pelos equipamentos em si, pois até gostaria de experimentar mas por esses preços não muito obrigado. Neste momento uso um LG G2 (do qual dei 170€ c/ novo) e continua a dar uma coça a novos modelos apresentados.
“O Aquaris X5 virá já com o Lolipop (5.1)”, já? pensei que “já” fosse o Marshmallow.
Depois da HTC … mais um clone de iPhone 6 LOL
Tá bem!
Tenho um E5 FHD há sensivelmente um ano e estou satisfeitíssimo com ele. Relativamente à BQ, já recomendei a várias pessoas que acabaram por adquirir diferentes modelos e até hoje ninguém se queixou do equipamento, será sorte ou de facto existe alguma qualidade nos equipamentos BQ?
Obviamente que há sempre casos menos agradáveis, mas estes acontecem com qualquer marca, seja de telemóveis ou de outra coisa qualquer, mas não se podem usar estes casos isolados para afirmar que uma determinada marca é má (até porque casos como o do transporte demorar 21 dias serão certamente mais culpa da empresa transportadora do que da BQ).
De momento uma coisa é certa para mim, quando o meu E5 FHD for para a reforma, e se a BQ se mantiver fiel aos seus princípios, irei adquirir outro da mesma marca.
Olá Paulo, com a intenção de ajudar-te, poderias indicar-nos essa anomalia que ficou sem resolver no seu telemóvel.
Cumprimentos.
Penso que esta questão seria para mim.
A anomalia que reportei e que não foi resolvida foi um problema na câmara que não foca 50% da imagem. Nem com focagem manual essa área (sempre a mesma área) que é o lado direito da imagem, numa foto em landscape. Por isso será um problema de hardware e não de software.
Conclusão: deixei de usar o telemóvel para tirar fotos, simplesmente.E não estou para perder meses sem telemóvel para voltar a enviar o mesmo para Espanha… Fica assim. Um cliente insatisfeito. É assim a vida.
Olá Paulo, obrigado pela resposta, recomendamos que entres em contacto com o Suporte Técnico da BQ, em ficheiros@bq.com , eles poderão dar-te toda a informação ao respeito. Cumprimentos.