Quantcast
PplWare Mobile

É oficial! BQ acaba de apresentar o novo smartphone Aquaris X5

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Andreia de Almeida


  1. Bruno says:

    A BQ não aprende mesmo. Quando no inicio era uma marca preocupada acima de tudo em proporcionar a melhor experiência ao utilizador e deixar os aparelhos já existentes sempre atualizados, neste momento está-se a tornar numa Samsung no que toca a lançamento de aparelhos!
    Começo a arrepender-me de me ter mantido novamente na BQ…

    • Limat says:

      Como a Samsung? Este é o substituto do bq E5 4g.

    • Tiago says:

      Concordo contigo! Eu também recomendava a compra desta marca por essa razão, e por terem uma rápida assistência, mas notei que estão a lançar atualizações dos telemóveis 2 vezes por ano sendo que os modelos do ano passado já não são atualizados. A gama E já não é atualizada e agora a gama M também o vai deixar de ser. Este será o substituto do M5 e não do E5 penso eu.

    • José Alves says:

      Mesmo! Além de serem conhecidos pela relação qualidade preço, que deixou de existir. Ainda para mais com esta política dos preços para Portugal serem de + 20€ do que em Espanha.

      Assim, e para um dispositivo de gama média, os modelos da BQ passam a ser demasiado caros, tendo em conta a forte concorrência tanto de marcas europeias, como chinesas, principalmente.
      Já para não falar, como alguns users referiram, nas poucas actualizações à versão de Android.
      Por exemplo: o topo de gama E5FHD ainda continua no KitKat 4.4.2.

    • João says:

      Plenamente de acordo, comprei bq desde a primeira hora, já tive três, o ultimo E 5 FHD, desiludido, era um topo de gama sem update, capas gummie já não há. bq nunca mais, ADIOS

    • João says:

      Plenamente de acordo, comprei bq desde a primeira hora, já tive três, o ultimo E 5 FHD, desiludido, era um topo de gama sem update, capas gummie já não há. bq nunca mais, ADIOS

  2. David Guerreiro says:

    O caricato são os preços para Portugal serem mais caros. 5 anos de garantia, se for como os outros BQ sempre a avariar…

    • Mota says:

      Over priced.
      Eu acho que aqui está-se a pagar mais a garantia que o equipamento.

      • David Guerreiro says:

        E ainda por cima, a possibilidade de avariar é mais do que muita, jogam pelo seguro.

        • Tiago Brito says:

          Tenho um E5 FHD, conheco outras 4 ou 5 pessoas com E5 e E4, nunca deram problemas e estamos todos contentes.
          Há é realmente a questão dos updates, mas como vim da samsung estou habituado, só que desta vez paguei um preço razoavel pelo telemovel.

          • Rodinh says:

            Sorte a tua, tive 3 bq e avariaram todos pelo menos 1x.
            O E5 que tive avariou 3x, são telemóveis para estar no sofá a usar porque como ferramenta de trabalhar, é um lixo. BQ nunca mais! O que eu sofri…

  3. Pisco says:

    Opá, eu não entendo…Como posso querer comprar um aparelho com um “snapdragonzito” por 250€ (em Portugal) quando posso comprar um telemóvel superior a este (snapdragon 801) em todos os pontos menos na garantia (que é de apenas 2 anos) e que ainda por cima tem gorilla glass até na capa de traz e com laterais em metal por menos 70€? Há coisas que não compreendo mesmo…

  4. Nuno says:

    Sabem se existe mais características sobre o ecrã?

  5. Rui C says:

    BQ e Wiko juntem as duas empresas e não fazem uma.
    A mesma politica e o lançamento constante de dispositivos móveis.

  6. jmfaria says:

    Quando é que estão no mercado?

  7. Miguel says:

    A bq só tem uma coisa boa, a assistência no dia seguinte a ser contactada já está uma transportadora a na nossa porta para levantar o equipamento., passado 1 semana já temos o equipamento equipamento em casa.

    Já para não falar que aceitam tudo, ecrãs partidos, chassi Empenado, etccc nunca implicam com nada até as vezes enviam equipamento novo.

    Já aqui em Portugal basta o chassi ter um risco que maior parte das marcas já se deitam de fora.

    • FlyMan says:

      Olá Miguel, o meu filho deixo cair BQ 5 HD partiu o ecran, mas estão a pedir na PCDIGA 120€ para substituir !

      • Miguel says:

        E o que querias um ecrã novo? A culpa foi tua. Agora se o equipamento for para lá por exemplo a não ligarexemplo eles ignoram o ecrã partido e reparam.

    • David Guerreiro says:

      São tão rápidos a enviar que muitas das vezes nem testam bem os equipamentos, e regressam com avarias. E toca de voltar a enviar…

      • Hélio says:

        Já me aconteceu o mesmo com um samsung, foi 4 vezes pela mesma razão, as 3 primeiras foi reparado em lisboa (sou de lisboa), e na ultima foi ao porto e veio de lá bom, ainda funciona.

    • Paulo Neiva says:

      Infelizmente por experiência pessoal, a minha assistência da BQ foi um autêntico pesadelo!
      Ao viver numa aldeia do interior do nordeste transmontano, demoraram 3 semanas (sim, 21 dias) a recolher o aparelho. Nem consigo contar a quantidade de emails e telefonemas à BQ a agendar recolhas (falhadas), ter pessoas em casa a espera da recolha, e nada nada nada.. Dias e dias… Simplesmente horrível!

      A reparação em si demorou 4 dias. Mas depois a entrega demorou novamente: 1 semana. E com muita insistência minha a ligar directamente para a SEUR, para o seu centro de distribuição na Guarda, com desculpas de avarias de viaturas, não conseguirem encontrar a morada (facilmente pesquisavel nos CTT), etc. Enfim. Isso não deveria ser responsabilidade minha, já que é um serviço que a BQ disponibiliza.

      Por fim cereja no topo do bolo: dos 2 problemas que reportei: apenas 1 foi resolvido.
      Ah, e a ultima versão do firmware do telemóvel (E5 HD 2 GB/16GB) Lollipop 5.0 tem um bug (reconhecido pela BQ) em que por vezes o telemóvel detecta apenas 1GB de RAM! Isto é absolutamente inacreditável, como uma empresa pode ser tão amadora…

      Por isso, para mim, BQ nunca mais! A confiança demora anos a ser construida, e dias para ser destruída! E a BQ tinha tudo para manter esta confiança. Mas deixou-a escapar ao falhar no serviço pós venda, tanto na assistência, como nas actualizações de software. E adicionando ainda mais equipamentos (este X5, os tablets novos M10 HD e FHD) com certeza que este suporte a actualizações irá ser ainda pior… É pena…

      Peço desculpa pelo desabafo…

  8. CS says:

    Não está assim tão mau. No seu modelo base fica a par em todos os aspetos com o Moto G 3rd Gen de 2gb ram e quem quiser mais pode comprar um mais acima e em a vantagem de se puder comprar em loja em Portugal.

  9. FlyMan says:

    BQ não mais, comprei BQ 5 FHD as actualizações terminaram, o meu filho tinha BQ 5 HD partiu o eacran pedem 120€ para a substituição, quando o tlm custou 189€. E agora é só versões novas, marqcas dessas já etmos muitas. Apoistei agora no One Plus 2 (vamos ver….)

    • David Guerreiro says:

      E então, partiu o ecrã e queria a reparação por 5€? Vá pedir orçamento à Samsung, do display de um Galaxy e logo vê. Toda a gente sabe que são essas reparações que dão dinheiro, e aproveitam isso. É o mercado.

    • diamantino says:

      Peço desculpa, mas então como ficamos?
      Foi a PCDIGA ou a bq que deu o orçamento de 120€?
      E esses preços estão dentro da norma. Peça um orçamento a outras e estará por aí os preços.

  10. humberto costa says:

    120 é preço normal senão barato incluindo a mão de obra. os novos samsung o orçamento deve ser superior.
    e pior nos novos samsung se avariar alguma coisa por dentro, 9/10 aparelhos o ecra parte para ter acesso ao interior do mesmo.

  11. humberto costa says:

    o telemovel é “fraquito” no papel, falta ver se na vida real chega para as tarefas normais sem lagar. mas parece ter construcao interessante e mais robusta que o normal dos bqs, provavelmente daí os 5 anos de garantia. aqui em tugolandia damos pouco valor a assistencia, mas la fora, nos estates por exemplo, quase toda a gente vai para as marcas que dao melhor assistencia e nao as que vendem mais barato. aqui compra-se chinesada com software chinesado, garantia “cof cof” e se ainda se alguem se quer dar ao trabalho de arranjar, é preciso enviar nao sei para onde com tempo de resposta ainda pior com custos enormes neste processo todo. mas é o que temos…quando se nao pode caçar com cao….caça-se com gato.

    • Tiago Brito says:

      O meu querido E5 FHD tem um aninho e picos e está para as curvas …. vá, de vez em qd tem um lagzito ou uma pancada qq que me obriga a fazer reboot ao bicho (mas isso o meu Galaxy S3 tb tinha e era o dobro do preço). Mas para um telefone que é agenda, gps, cliente de email, despertador, browser, e algumas coisas mais, será que não chega e sobra? É mesmo preciso perder o amor e respeito à nossa querida carteira?

  12. Joana says:

    Tanta gente a dizer mal, e eu até gostava de mandar um mail à BQ para começar a ver se vinham aqui ao forum perguntar pelos vossos números de assistência técnica e ver a falsidade que anda por ai nos comentários.
    Ouvi dizer que pagam a pessoas para dizer mal nas redes sociais, será verdade ?? 🙂
    Era bonito era.

    • Paulo Neiva says:

      Pagar para dizer mal não sei, mas infelizmente como tive uma situação que correu mal, apenas quis alertar outros utilizadores da BQ. Porque eu gostaria de estar informado também acerca da fiabilidade de uma marca, e do seu serviço pós-venda., aquando da aquisição do produto.

      De facto tinha BQ como um exemplo excelente de serviço pós-venda e de suporte aos produtos. Mas depois de passar pelo serviço e pela realidade da situação, e constatar que tudo que poderia correr mal, efectivamente, correu, não posso voltar a confiar na marca.

      E não foi só este episódio que correu mal. A própria estratégia comercial da marca não é do meu agrado. O aumento de preços face a Espanha, o aumento do valor do seguro, a descontinuação prematura de produtos, os updates de software disponibilizados com bugs fulcrais (ex: leitura errada da bateria no E5 HD, só foi corrigo cerca de 6 meses depois do produto sair).

      Num mercado altamente competitivo, onde a concorrência é muito forte, ainda para mais nesta cama de preços mid-range entre 150 e 250 Euros, a BQ tem que ter algo de especial para se destacar. E tinha:
      – tinha uma excelente relação qualidade / preço (deixou de ter)
      – tinha um excelente seguro e a excelente preço (deixou de ter – triplicou o valor)
      – tinha um excelente serviço técnico e de recolha ao domicílio (na minha situação, deixou de ter)

      Resumindo, para mim, deixou de ser opção.

      • Joana says:

        Mas olha lá. As outras marcas também têm preços diferentes em ESPANHA e Portugal, vais estar a criticar a BQ só porque queres criticar??? :))))
        Ou vais andar a criticar tooooodas as marcas?
        Apple Espanha: iphone 6s: 749 Euros
        Apple Portugal: iphone 6s 759 Euros
        Samsung A3 Espanha: 249 Euros
        Samsung A3 Portugal: 259 Euros
        etc 🙂
        A BQ não está a dar 5 anos de garantia em todos os produtos da Gama M? Então para quê preocupar quando as outras marcas não dão, vamos criticar-los só por criticar? Estamos sempre mal com tudo.
        Se a recolha não funcionou é dizer em reclamação a alguém lá dessa marca que certamente eles lá têm o poder de despedir pessoas ou deixar de trabalhar com as empresas e contratar outras, duvidas disso? Ou vais preferir continuar a dizer mal?? 😉
        Sim, ok Paulo.. a BQ será sempre a má da fita, é melhor vir aqui comentar na praça pública e esperar um milagre… que comentar directamente à marca ou no livro de reclamações da loja para ver se eles investigam e te resolvem o problema.
        Haaaa… se calhar então o problema não existe e estás a ser pago para dizer mal 🙂 É preciso alertar os utilizadores do bixo papão BQ.. cuidado com eles comem pessoas 😀
        joka *

        • Paulo Neiva says:

          Olá Joana.

          Eu sei que várias marcas podem ter preços diferentes em Portugal e Espanha. A minha queixa foi o facto da BQ já ter tido desde inicio uma política de preços semelhantes em todos os países e ter mudado de política. Só isso. E a diferença (de 20€) é mais significativa num valor de 200€ do que num valor de 700€.

          Quanto à minha má experiência, infelizmente tive de vir á praça pública queixar-me, porque eu via os dias passar e não obtinha resposta. Tive que praticamente andar a “chorar” no fórum da BQ para ter uma resposta e uma resolução, graças a ajuda de um colaborador lá do fórum. Preferia outro tipo de comunicação por parte deles, mais sincera. Nem que me dissessem apenas: “o serviço de recolha em localidades do interior demora cerca de 1 a 2 semanas”.
          Mas não, foi-me dito, várias vezes: “está agendado para amanhã.” E todas essas vezes, a empresa falhou! É um facto. Não posso ficar contente com uma empresa que promete, promete e não cumpre.

          Aliás, eu tive logo problemas com o formulário de pedido de assistência. Não estava a funcionar, por isso o assistente teve de criar o pedido manualmente. No meio deste processo “perdeu-se” informação do meu pedido inicial que era a resolução de 2 problemas – só foi resolvido um.

          Acredito que para outras pessoas o serviço (de recolha e reparação) tenha corrido às mil maravilhas, e que estejam super satisfeitos com o serviço e o produto. Eu estou (e sempre estive) satisfeito com o produto. É um bom produto (E5 HD 2GB/16GB) para o preço que foi (200€). Mas com o serviço, não me irei esquecer.

          E atenção: ainda que a “culpa” do meu problema esteve entre a BQ e Seur (transportadora), eu acredito que a grande parte da culpa é da Seur. Acredito que a BQ agendasse diariamente a recolha, mas que a Seur falhasse. Isto porquê: vim a saber que o centro da Seur que serve a zona de recolha é na Guarda. O local onde estava na altura era uma aldeia a 5 km de Bragança. Ou seja, são quase 200 km da Guarda. Compreendo que é longe, mas lá está: preferia que a BQ ou Seur me dissesse que iria demorar 2 ou 3 semanas a recolher do que andar a agendar de 2 em 2 dias uma recolha. Eu preferia até enviar por CTT directamente para Madrid! Porque de facto o smartphone fazia-me falta.

          Recordo que a reparação em si, na BQ, demorou apenas 3 dias, o que é bom!

          Por isso Joana, há coisas boas, e coisas más a dizer sobre a BQ.

          E já agora, se pertenceres à BQ ou se conheceres alguém que trabalhe na BQ, diz-lhes para começar a trabalhar com outras transportadoras e/ou correios. 😉

          Beijinhos, e desculpa o testamento.
          Paulo Neiva

  13. Teresa says:

    Tenho um BQ há mais de um ano e nunca tive razões de queixa. Apenas uma vez desligou-se por falta de bateria e só voltou a ligar quando atingiu 100% de carga. Foi o único problema.

    Tive samsungs anterior a este e fartavam-se de bloquear, eram lentos e ao fim do ano já estava a precisar de um telemóvel novo.

    Estou muito satisfeita com esta marca 🙂 e tem um bonito design.

  14. Bruno says:

    Tenho BQ E5FHD não tenho razões de queixa sobre o equipamento. Mas tenho algumas reticências sobre o modo operandis da marca, nomeadamente nos lançamentos de updates e a matança que está a fazer ao E5 FHD e ao E6. Claramente percebe-se que estão a priorizar novos lancamamentos, a ver se o clientes que já são possuidores adquirem novo equipamento em vez de esperar pelas actualizações, que obviamente não vão chegar e se chegar será concerteza a última. A ver é o mesmo percurso da Samsung e da Apple. Para isto perfiro voltar à Samsung.

  15. Bruno Évora says:

    O equipamento até que esta interessante, mas não pelo preços apresentados. Eu tive um A5 (bem antigo) mas gostei da experiência, pelo menos nunca avariou nem nada. No entanto mudei para Motorola e para LG depois de ter experimentado a BQ e até hoje ainda nada me levou a querer voltar para a BQ, não pelos equipamentos em si, pois até gostaria de experimentar mas por esses preços não muito obrigado. Neste momento uso um LG G2 (do qual dei 170€ c/ novo) e continua a dar uma coça a novos modelos apresentados.

  16. Carlos Correia says:

    “O Aquaris X5 virá já com o Lolipop (5.1)”, já? pensei que “já” fosse o Marshmallow.

  17. Jorge says:

    Depois da HTC … mais um clone de iPhone 6 LOL
    Tá bem!

  18. Paulo says:

    Tenho um E5 FHD há sensivelmente um ano e estou satisfeitíssimo com ele. Relativamente à BQ, já recomendei a várias pessoas que acabaram por adquirir diferentes modelos e até hoje ninguém se queixou do equipamento, será sorte ou de facto existe alguma qualidade nos equipamentos BQ?
    Obviamente que há sempre casos menos agradáveis, mas estes acontecem com qualquer marca, seja de telemóveis ou de outra coisa qualquer, mas não se podem usar estes casos isolados para afirmar que uma determinada marca é má (até porque casos como o do transporte demorar 21 dias serão certamente mais culpa da empresa transportadora do que da BQ).
    De momento uma coisa é certa para mim, quando o meu E5 FHD for para a reforma, e se a BQ se mantiver fiel aos seus princípios, irei adquirir outro da mesma marca.

    • Stanley BQ says:

      Olá Paulo, com a intenção de ajudar-te, poderias indicar-nos essa anomalia que ficou sem resolver no seu telemóvel.

      Cumprimentos.

      • Paulo Neiva says:

        Penso que esta questão seria para mim.

        A anomalia que reportei e que não foi resolvida foi um problema na câmara que não foca 50% da imagem. Nem com focagem manual essa área (sempre a mesma área) que é o lado direito da imagem, numa foto em landscape. Por isso será um problema de hardware e não de software.

        Conclusão: deixei de usar o telemóvel para tirar fotos, simplesmente.E não estou para perder meses sem telemóvel para voltar a enviar o mesmo para Espanha… Fica assim. Um cliente insatisfeito. É assim a vida.

  19. Stanley BQ says:

    Olá Paulo, obrigado pela resposta, recomendamos que entres em contacto com o Suporte Técnico da BQ, em ficheiros@bq.com , eles poderão dar-te toda a informação ao respeito. Cumprimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.