É o fim! Samsung acaba com as atualizações para as séries Galaxy S10 e Note 10
A Samsung tem apostado nas atualizações do Android e está cada vez melhor neste campo. Já consegue oferecer 7 anos de novas versões e correções de segurança, mas, ao mesmo tempo, tem os modelos mais antigos, que estão a terminar do suporte. Isso acontece agora com os Galaxy S10 e Note 10, que têm um fim declarado e que deixam de receber novas atualizações.
Samsung acaba com o suporte de mais smartphones
O último lançamento da Samsung trouxe muitas novidades importantes para o campo das atualizações. O Galaxy S24, vem com a garantia de sete anos de Android e atualizações de segurança Isso significa que a partir do dia do seu lançamento, este dispositivo passará por sete gerações totais de Android, terminando teoricamente no Android 21.
Com o cenário cada vez melhor neste campo, a Samsung veio agora revelar o oposto, terminando de vez com o suporte para as famílias Galaxy S10 e o Note 10. Os 2 últimos modelos que ainda tinham suporte estão agora a chegar ao fim.
Falamos dos Galaxy Note 10 Lite e o S10 Lite. Quando foram lançados, a Samsung ainda estava no início do processo de remodelação da sua política de atualizações. Nesse momento passou a garantir para estes modelos três anos de atualizações do Android e quatro anos de atualizações de segurança.
Galaxy S10 Lite e o Note 10 Lite perdem atualizações
Segundo o cronograma de atualizações da Samsung, o Galaxy Note 10 Lite e o S10 Lite estão ambos a chegar ao final da sua vida. Assim, estas são as últimas variantes dos modelos da linha Note 10 e S10 a receber atualizações, sejam de segurança ou de sistema operativo.
Isto significa que todos os utilizadores destes modelos devem começar a ponderar a escolha de um novo smartphone. O fim do suporte e das atualizações deverá deixar estes equipamentos expostos e vulneráveis a problemas futuros, algo que pode ser prejudicial para o utilizador.
Este deverá ser um cenário que cada vez menos deverá acontecer, fruto das novas políticas de atualização da Samsung. Ao aumentar o tempo de suporte e atualizações, a marca garante que os seus equipamentos estão mais tempo protegidos e com novas versões do Android disponíveis.
Feelsbad note 10, grande máquina
6 anos depois do lançamento, nao foi mau.
Eu tenho o note 10+ 5G ate agora nao sinto nada de problemas mesmo sem com os updates ainda continua ser uma máquina excelente
“O Galaxy S24, vem com a garantia de sete anos de Android e atualizações de segurança Isso significa que a partir do dia do seu lançamento, este dispositivo passará por sete gerações totais de Android, terminando teoricamente no Android 21.” Fossem todas assim. Dar 7 anos de actualizações do Android. Isto é que é. Eu ainda agora comprei um da concorrência e vai-me ficar no Android 16. Este vai chegar ao Android 21, vejam bem a diferença. 5 gerações acima !! 😐
!?!?!??!?!?……….enfim
Tenho o note10+ com a minha mãe e ainda vai recebendo atualizações de segurança do sistema da google play de prai 3 em 3 meses.
Acho que o mais importante é que o sistema operativo ainda se baseia no Android 12 e as apps de terceiros ainda andam com requisitos mínimos de Android 7 este ano 2024, por isso ainda de aguenta bem.
https://bayton.org/android/android-14-minimum-sdk/
Eu diria que um topo de gama de há 5 anos atrás ainda deve estar ao nível de muitos telefones que a Samsung lança hoje em dia … não digo que deva continuar a receber atualizações do sistema operativo mas as de segurança deviam ser feitas enquanto o Linux por baixo as suportasse …
O problema é que quem lança as actualizações não é a Google mas o fabricante, logo, não existe nada que se possa fazer, nesse aspecto… embora as coisas estejam a melhorar comparativamente aos primordios do Android…