PplWare Mobile

Dica: Como parar de enviar os seus dados do Android para a Google


Autor: Pedro Simões


  1. telescola says:

    Quase que é verdade. Podem até ter essa função mas na verdade todos sabemos que isso não é verdade. A google vive dos dados dos utilizadores e já foi provado que mesmo desligando todas as funções, os dispositivos continuam a enviar informação. Seja em android e iOS, os dados circulam. Acredito que o iOS a coisa até circule menos, mas circula seguramente. Não há como fugir. Só se reativarem os 3310 que andam aí nas gavetas.

    • Manuel da Costa says:

      No IOS é igual… com a diferença que as autorizações são concedidas aquando da compra do equipamento, no TOS, onde o cliente aceita o pagamento de um valor para ter updates durante, no mínimo, 3 anos. Nesse TOS já é previsto o envio de dados, como o histórico, consumo de bateria, apps e o tempo de utilização, assim como dados biométricos (que gerou confusão quando incluíram a partilha das impressões digitais e do reconhecimento facial).
      São todos iguais… A Apple ganha 2000 vezes mais com a venda de dados do que a Google, principalmente com o target advertisement.

      • ASD123 says:

        Se o telefone tiver root feito, para editar os hosts, trocar as apps da google por alternativas da concorrencia e colocar uma firewall tipo FireWall. Aí não há dados a ir para a Google.
        Por exemplo, é isso que o LineageOS faz para tornar o seu sistema operativo algo que pode ser levado a sério, ao contrário do Android.

        • rjSampaio says:

          fica melhor, mas não podes garantir isso na mesma.

          Descartando a possibilidade de código a correr ao nivel do hardware (sem controlo do OS), a única maneira de garantires é quando o OS é open source e analisas o código, dizes que esta limpo e compilas, comparas a hash com a do fornecido para download, se for igual sabes que não andam a mentir, se for diferente então andaram a alterar o código e não sabes o que foi mudado.

    • rjSampaio says:

      sim, no máximo pode dizer-se que se reduz ou oculta a utilização.

      Quanto ao 3310,a tecnologia esta tão ultrapassada que até em 2G, tu em casa consegues fazer tracking e ouvir a chamada e com pouco mais de 40€ em equipamento.

  2. none says:

    Mais um artigo sem fundamento técnico, apenas efeito placebo.

  3. TSSRK says:

    O meu android não tem o menu privacidade (Android 9)

    • says:

      Tem.
      Vais a: Definições/Palavras passe e segurança/Privacidade

      Mas isso não resolve nada, até o software da bateria envia a tua localização para a Google sem o Gps activado, baseado na triangulação das antenas onde estás ligado.

  4. Alice says:

    o meu tb nao tem essa opcao
    android one 9

  5. GV says:

    Google e privacidade não combinam. Pelo menos uma vez por ano, reinstalo o SO do smartphone, e revejo todas as confgurações na conta Google. Sou sempre supreendido com uma ou outra opção activada, que anteriormente tinha sido desactivada. Recentemente, uma amigo meu comentou comigo: “Epá, estava a falar com a minha mulher sobre umas almofadas que queríamos comprar para oferecer à minha sogra, e não é que pego no telemóvel e aparece-me publicidade sobre essas mesmas almofadas? “. Pois… Relatos destes é coisa que não faltam. E como se não bastasse andarmos com espião no bolso, ainda há que leve para casa colunas inteligentes.

  6. Nitroglycérine says:

    Tudo desativado no meu A71!
    Obrigado pela dica, que acredito que em utilização permite reduzir a informação que chega aos Cuscos.
    Faz-me sentir mais confortável, depois de já ter também posto um termo à possível recolha de dados pelos chineses. Será que os sul-coreanos também têm dessas manias?!

  7. says:

    Sempre podem tentar usar a app Blokada, para bloquearem alguma coisa.
    Ou usarem uma app firewall: NoRoot Firewall

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.