Dica: Como parar de enviar os seus dados do Android para a Google
Sem que os utilizadores tenham consciência, a Google e o Android recolhem dados e enviam-nos para análise. Este comportamento não é único deste sistema, com outras empresas a fazer o mesmo e a ter até comportamentos mais agressivos.
Apesar de ser algo voluntário, muitos não sabem que este movimento existe e que é realizado. O que ainda menos se sabe é que é possível evitar que estes dados sejam recolhidos e enviados, sendo até simples desligar esta opção no Android.
Parar o envio de dados para a Google
É normal na Google e nos seus serviços haver recolha de dados dos utilizadores e dos seus sistemas. Esta informação é tratada sem que os utilizadores tenham noção deste procedimento, provavelmente anonimizando os dados e o que é recolhido.
A empresa alega que faz uso desta informação para melhorar os seus sistemas em vários aspetos e em vários pontos. Na descrição está presente a melhoria dos consumos da bateria, o comportamento das apps e outros elementos do sistema.
Uma opção simples no Android
Mas como nem todos querem partilhar com a Google e os seus parceiros estes dados, o Android tem uma opção escondida para a controlar. Basta que abram as Definições do Android e depois acedam à opção Privacidade.
Aqui dentro vão encontrar várias opções, entre elas uma área de definições Avançadas. Devem abrir e encontrar a opção Utilização e diagnóstico, para avançar nesta configuração.
Utilizadores podem controlar se está ligado
É neste momento que chegam à opção que controla toda a recolha e envio dos dados do utilizador no Android. Basta que a coloquem na opção Desativado para que seja desligada a recolha e envio de dados do Android para a Google.
A gigante das pesquisas alerta, no entanto, que mesmo com esta opção desligada continuará a recolher alguns dados essenciais de segurança. Limita é toda a compilação de informações referentes às apps e ao comportamento do sistema operativo, algo que para muitos é uma perda de privacidade.
Este artigo tem mais de um ano
Quase que é verdade. Podem até ter essa função mas na verdade todos sabemos que isso não é verdade. A google vive dos dados dos utilizadores e já foi provado que mesmo desligando todas as funções, os dispositivos continuam a enviar informação. Seja em android e iOS, os dados circulam. Acredito que o iOS a coisa até circule menos, mas circula seguramente. Não há como fugir. Só se reativarem os 3310 que andam aí nas gavetas.
No IOS é igual… com a diferença que as autorizações são concedidas aquando da compra do equipamento, no TOS, onde o cliente aceita o pagamento de um valor para ter updates durante, no mínimo, 3 anos. Nesse TOS já é previsto o envio de dados, como o histórico, consumo de bateria, apps e o tempo de utilização, assim como dados biométricos (que gerou confusão quando incluíram a partilha das impressões digitais e do reconhecimento facial).
São todos iguais… A Apple ganha 2000 vezes mais com a venda de dados do que a Google, principalmente com o target advertisement.
Se o telefone tiver root feito, para editar os hosts, trocar as apps da google por alternativas da concorrencia e colocar uma firewall tipo FireWall. Aí não há dados a ir para a Google.
Por exemplo, é isso que o LineageOS faz para tornar o seu sistema operativo algo que pode ser levado a sério, ao contrário do Android.
fica melhor, mas não podes garantir isso na mesma.
Descartando a possibilidade de código a correr ao nivel do hardware (sem controlo do OS), a única maneira de garantires é quando o OS é open source e analisas o código, dizes que esta limpo e compilas, comparas a hash com a do fornecido para download, se for igual sabes que não andam a mentir, se for diferente então andaram a alterar o código e não sabes o que foi mudado.
sim, no máximo pode dizer-se que se reduz ou oculta a utilização.
Quanto ao 3310,a tecnologia esta tão ultrapassada que até em 2G, tu em casa consegues fazer tracking e ouvir a chamada e com pouco mais de 40€ em equipamento.
Mais um artigo sem fundamento técnico, apenas efeito placebo.
O meu android não tem o menu privacidade (Android 9)
Tem.
Vais a: Definições/Palavras passe e segurança/Privacidade
Mas isso não resolve nada, até o software da bateria envia a tua localização para a Google sem o Gps activado, baseado na triangulação das antenas onde estás ligado.
o meu tb nao tem essa opcao
android one 9
Google e privacidade não combinam. Pelo menos uma vez por ano, reinstalo o SO do smartphone, e revejo todas as confgurações na conta Google. Sou sempre supreendido com uma ou outra opção activada, que anteriormente tinha sido desactivada. Recentemente, uma amigo meu comentou comigo: “Epá, estava a falar com a minha mulher sobre umas almofadas que queríamos comprar para oferecer à minha sogra, e não é que pego no telemóvel e aparece-me publicidade sobre essas mesmas almofadas? “. Pois… Relatos destes é coisa que não faltam. E como se não bastasse andarmos com espião no bolso, ainda há que leve para casa colunas inteligentes.
Tudo desativado no meu A71!
Obrigado pela dica, que acredito que em utilização permite reduzir a informação que chega aos Cuscos.
Faz-me sentir mais confortável, depois de já ter também posto um termo à possível recolha de dados pelos chineses. Será que os sul-coreanos também têm dessas manias?!
Sempre podem tentar usar a app Blokada, para bloquearem alguma coisa.
Ou usarem uma app firewall: NoRoot Firewall