CPU-Z chega finalmente ao Android
Tem curiosidade sobre o hardware que está dentro do seu dispositivo? Sabe qual a carga do processador do dispositivo neste momento? Pois bem, estas e muitas outras informações podem já ser conhecidas uma vez que a popular aplicação CPU-Z (muito popular no sistema operativo Windows) chegou finalmente ao Android.
Vamos conhecer quais as informações que esta pequena mas potente aplicação nos fornece.
O CPU-Z é uma ferramenta gratuita, também para Android, que lhe permite obter as informações mais diversas do seu dispositivo. Esta ferramenta está disponibiliza informação que se encontra dividida em 4 categorias:
- SoC ( System-on-a-chip)
- System
- Battery
- Sensors
SoC ( System-on-a-chip)
No separador SoC podemos encontrar informação sobre o processador, como o numero de núcleos e respectivas velocidades, carga actual do processador, etc.
System
No separador System é apresentada informação sobre a memória RAM, versão do kernel do SO, memória de armazenamento, entre outras informações.
Battery
Aqui podemos encontrar várias informações importantes sobre a bateria, como por exemplo a temperatura, voltagem e estado da mesma.
Sensors
E informações sobre os sensores? O CPU-Z para Android oferece informações, em tempo real, dos vários sensores que estão dispositivos no dispositivo.
Tal como a versão para Windows, o CPU-Z é sem duvida uma ferramenta interessante para quem gosta de saber ao pormenor as características do seu dispositivo. Esta é a primeira versão e espera-se que no futuro sejam adicionadas novas funcionalidades. Experimentem!
Este artigo tem mais de um ano
O consumidor só tem a ganhar.
Com a massificação de informação técnica as marcas/assemblers vêm-se cada vez mais obrigados a melhorar outros aspectos, tendencialmente ocultos neste tipo de equipamentos.
Um exemplo seria o acesso aos registers dos SoCs e desse modo obter dados como temperaturas, voltagens e estados de energia. Desse modo o utilizador comum poderia facilmente criar uma opinião pública formada acerca da estabilidade de determinado SoC no equipamento X. Assim o consumidor final poderia evitar aquele equipamento que tendencialmente aquece mais, ou apresenta batches de dies com menor qualidade(rácio voltagem/frequência).
mas você acha mesmo que alguém compra ou deixa de comprar um smartphone porque aquece ou deixa de aquecer mais que um outro ? achas mesmo que alguém se preocupa com as voltagens ou com as batches de dies ? … se quiserem vender basta dizerem que tem o processador XPTO com mais não sei quanto gigas de velocidade que o anterior e é quase garantia de sucesso nas vendas . este software teve , originalmente , como finalidade o overclock de PCs , ou seja , aumentavam-se as velocidades do processador (e não só) e depois recorria-se a este programa para analisar as diferenças conseguidas com determinada configuração . quando de aplica este software a um smartphone … serve para quê ? você vê as características uma vez e quê ? depois mantém a aplicação instalada para quê ? para ver se a velocidade do processador se tem mantido constante ao longo do tempo ?
Realmente, um medidor de temperatura seria a melhor das features numa futura atualização.
Muito bom! =D