Dica: Como criar uma cópia de segurança manual do Android para o Google Drive
As cópias de segurança nos dispositivos Android sempre foram uma questão pouco clara, tanto na forma como estas eram realizadas como na forma como podem ser recuperadas. A Google tem trabalhado neste campo e agora este é um dado adquirido.
Se até há pouco tempo os utilizadores dependiam dos agendamentos da Google para a realização destas cópias de segurança, isto mudou agora, de uma forma muito simples e prática.
A Google tem estado a mudar a forma como as cópias de segurança são feitas no Android, puxando a si a responsabilidade de as fazer e armazenar. Este processo garante também recuperações mais simples e rápidas.
Com a mais recente novidade que trouxe para o Android, a realização manual de cópias de segurança, é agora possível fazê-las quando quisermos e a qualquer momento. Veja como usar esta novidade.
Como criar uma cópia de segurança manual do Android
A partir de agora, na zona dedicada às cópias de segurança do Android, existe um novo botão. Para lhe aceder basta abrir as Definições e aceder à opção Google. Ai dentro existirá uma opção Cópia de segurança, que devem abrir.
No topo desta nova área, e numa zona bem visível, temos agora o botão Fazer uma cópia de segurança agora. De imediato será iniciada uma nova cópia de segurança que será armazenada no Google Drive.
É importante perceber que estas cópias de segurança são realizadas à parte das que o Android periodicamente realiza e gere.
Como consultar as cópias de seguranças no Google Drive
Os dados que o Android estiver a recolher são enviados para a conta do Google Drive associada. Esta cópia de segurança tem uma área dedicada, que pode ser vista na área Cópias de segurança.
Ao abrir esta área pode consultar as cópias de segurança dos vários dispositivos associados a esta conta. Caso pretendam, podem gerir essas mesmas cópias de segurança, eliminando as que quiserem.
A própria Google faz a gestão deste espaço e elimina automaticamente as cópias de segura que estiverem sem atividade à mais de 1 ano.
Que informação tem uma cópia de segurança do Android
Caso abram uma cópia de segurança vão poder ver os dados ali armazenados. Estes vão estar divididos em 3 áreas (dados de aplicações, definições do dispositivo e SMS), podendo cada uma delas ser aberta e consultada.
Apesar de não ser possível olhar para os conteúdos, é possível ver o volume de dados que estão armazenados e a data e hora a que a cópia foi realizada.
Caso necessitem de repor o dispositivo, estes vão ser os dados que a Google irá enviar para o Android, sempre que associarem essa conta. Dados das aplicações, definições e SMS transitam em minutos.
Este é mais um passo dado pela Google na direção certa, para garantir aos utilizadores a proteção dos seus dados. A possibilidade destas cópias de segurança poderem ser manuais, dá ainda mais liberdade.
Mais opções para cópia de segurança no Android
Este artigo tem mais de um ano
A título de curiosidade, as marcas (Samsung, Huawei, outras), fazem o mesmo, certo? Guardam os mesmos dados, ou acrescentam mais coisas?
Não sei se guarda os dados, pelo menos no meu caso não guardou. O meu telemóvel tem o Android oreu, e na última atualização tive de repor os dados de fabrica antes de fazer a atualização tinha feito um backup como é indicado aqui, quando reconfigurei o telemóvel selecionei essa cópia de segurança, mas não me instalou todas as aplicações que tinha e as que instalou tive de as configurar de novo, para além de que os jogos voltaram ao inicio.
Infelizmente, em termos de copias de seguranca nao ha nada como iOS nisso ganham sem duvida
já agora… o Android está cada vez melhor. Mais simples, intuitivo e inteligente!
Boas, nunca confiei, nem confio, cegamente na Google, nem nas apps da Google Play! De facto o negócio da Google é isso mesmo: espiar as preferências e as buscas dos utilizadores: é aí que está o negócio. Sempre que faço uma busca na Google, tenho uma série de anúncios relacionados com a minha pesquisa. Não vós sucede o mesmo?