Com o Android 15 a chegar, o Android 14 ainda está longe de ser a versão mais usada
Estamos, provavelmente, a poucas semanas da chegada do Android 15. A Google tem dado provas disso, com algumas atualizações, e certamente que o Pixel 9 já usará essa versão. A tão pouco tempo da chegada de mais uma atualização, é hora de ver como está o universo Android em termos de utilização das versões, em especial o Android 14.
O Android 14 continua longe de ser o mais usado
Segundo os dados mais recentes disponíveis, a versão mais popular do Android atualmente ainda não é a mais recente, ou seja, o Android 14. Quem tem a coroa é o já conhecido Android 13, tendo a seu cargo uma quota de 21% dos dispositivos ativos em 2024.
Estes dados são baseados nos dispositivos Android que se ligaram à Google Play Store num período de sete dias e estão disponíveis para os programadores através do Android Studio. A Google fornece estes dados para ajudar os programadores a escolher a versão mínima compatível com as suas apps.
Esta informação não está ainda atualizada à data mais atual, e é ainda referente ao dia 1 de maio de 2024. Os números mais relevantes do universo Android, segundo a informação da Google, são os seguintes:
- Última versão: Android 14 com 13%
- Versão mais popular: Android 13 com 20,9%
Como está o universo Google com o Android 15 a chegar
Fazendo uma rápida comparação com junho de 2023, a última vez que estes dados foram documentados em detalhe, é possível ver dados relevantes. Podemos ver que a adoção do Android 13 aumentou, na verdade, um pouco mais de 6% até maio de 2024.
Enquanto isso, o Android 11, a versão mais popular nessa altura, desceu de pouco mais de 23% para 19%. No entanto, o Android 10 continua presente num número surpreendente de dispositivos, caindo de 17,8% em junho de 2023 para apenas 13,6% em maio de 2024.
Como a Google não tem um calendário específico disponível para atualizar estes dados, que tende a ser esporádico, não é simples tirar muitas conclusões. Torna-se difícil dizer com certeza quão bem correu a adoção do Android 14 antes do lançamento do Android 15. Com toda a probabilidade, é certamente superior a 13% atualmente.
Imagem: 9to5Google
Fonte: 9to5Google
Neste artigo: Android 14, Android 15, atualização, Google
Porque é que o Android que não dispõem de um mecanismo universal de actualização de versões não consegue ter rapidamente o seu universo de milhares de milhões de dispositivos actualizados em pouco tempo?
Fica a pergunta auto-respondida desde o início da mesma.
O Windows e o Mac conseguiram resolver o problema faz tempo, o iPhone também tem esse problema solucionado faz tempo, apenas o Android não conseguiu.
Não digo que funcione maravilhosamente porque apesar do código base provavelmente tender a ser parecido, vão aumentando as exigências de versão para versão excluindo equipamentos que talvez até pudessem correr esses novos sistemas operativos não fossem as exigências aparentemente muitas vezes desnecessárias, já que muitas funcionalidades não serão utilizadas ou sequer desejáveis por parte do utilizador final.
O windows resolveu o problema desde quando?
o windows 11 tem quantos anos e quanta percentagem de mercado tem? 29%?
Mac OS catalina tem 90% e tal de maketshare. versão 19 vai na 23.
A Apple só consegue fazer isso com o iPhone porque:
– é um brinquedo
– porque empurra isso pela garganta a baixo aos utilizadores
– porque para atualizar apps tipo mapas ou dialer tens que atualizar o sistema todo lol
Se o iPhone é utilizado por milhões de pessoas profissionalmente como é que é um brinquedo?
Os inteligentes compram telemóveis chineses com atualizações tardias e poucas…