Câmara com zoom ótico híbrido de 10x para telemóvel já é oficial
Esqueçam o Samsung Galaxy S10, em 2019 poderemos ter surpresas ainda mais animadoras! A Oppo, fabricante de origem chinesa, acabou de apresentar duas novas e promissoras tecnologias para telemóvel.
A nova câmara com zoom ótico híbrido de 10X é a primeira das novidades. Em seguida temos um novo sensor de impressões digitais avançado, para implementação sob o ecrã.
A Oppo já apresentou as suas novas tecnologias para telemóvel
Concretiza-se assim tudo o que aqui avançamos em ocasião anterior no Pplware e aliás, tivemos ainda mais novidades. São tecnologias potencialmente disruptivas que poderemos encontrar não só nos telemóveis da Oppo mas também nos equipamentos da Vivo e da OnePlus.
Tudo isto porque estas três empresas, independentes, pertencem à multinacional BBK Eletronics. Assim sendo, podem ser consideradas empresas-irmãs, permeando muito do know-how entre as três fabricantes.
A câmara com zoom ótico híbrido de 10x para telemóvel
No alcance da sua anterior tecnologia de zoom ótico híbrido de 5x, apresentada em 2017 mas que nunca chegaria ao mercado, temos agora um novo marco para este empresa.
Comparativamente com a sua tecnologia anterior, a Oppo acrescentou uma nova lente ao módulo fotográfico. Além disso, aproveitou a profundidade do telemóvel para criar um sistema similar a um periscópio de submarino.
Esta tecnologia da Oppo, utiliza a tecnologia anterior de zoom ótico híbrido de 5x como ponto de partida. Contudo, acrescenta-lhe novos elementos e tirar proveito de uma terceira câmara, normalmente utilizada para o efeito de profundidade (bokeh).
Já de acordo com um dos representantes da marca, o novo módulo é a solução mais versátil do mercado. Isto é, consegue cobrir distâncias focais de 15.9-159mm no equivalente a 35mm.
A solução da Oppo vem assim destonar o módulo da Huawei. Este, por sua vez, abrange as distâncias focais de 16mm a 80mm - na mesma equivalência a 35mm.
A Oppo não se fica por aqui e inclui estabilização ótica da imagem (vulgo OIS) em dois dos três sensores. Mais concretamente, o sensor principal bem como o sensor equipado com a lente zoom.
A fabricante chinesa cita ainda um total de 100 patentes criadas para a sua nova tecnologia de câmara com zoom ótico híbrido de 10X. Além disso, referem que durante o MWC 2019 ficaremos a conhecer as primeiras imagens capturadas com este sistema.
Em 2019 podemos ter os primeiros telemóveis com esta nova câmara
Ademais, a Oppo garante que esta solução começará a chegar às fabricantes durante 2019. Assim sendo, poderemos finalmente ver novos telemóveis inteligentes equipados com esta promissora câmara.
Em segundo lugar, a Oppo apresentou também uma nova tecnologia que visa agilizar o processo de desbloqueio seguro do telemóvel. Trata-se de uma abordagem similar à demonstrada pelo co-fundador da Xiaomi num protótipo do Mi 9.
Trata-se de um sensor de reconhecimento das impressões digitais que poderá ser utilizado sob o ecrã. Contudo, este novo sensor será cerca de 15x maior do que a maioria dos sensores utilizados atualmente.
Uma nova experiência de desbloqueio para o seu telemóvel
Na prática isto significaria que poderíamos desbloquear o telemóvel a partir de vários pontos do ecrã. Ao contrário, por exemplo, do OnePlus 6T onde temos que utilizar o pequeno sensor presente na porção inferior do ecrã.
Os executivos da marca chamam-lhe “uma nova experiência de desbloqueio” e poderá ser vista no telemóvel Oppo R19, já durante o MWC. Entretanto, temos já várias amostras do seu funcionamento em vídeo.
Em suma, torna-se cada vez mais uma constante, vermos novas e promissoras tecnologias a serem apresentadas por fabricantes chinesas. Agora, resta-nos aguardar pela chegada dos primeiros telemóveis equipados com estes trunfos.
Este artigo tem mais de um ano
Pois os Chineses inventam as maiores inovações primeiro que a Samsung e Apple…. segundo este texto o Samsung Galaxy S10/S10+ irá ser mais uma vez ultrapassado…por isso já me viciei na Xiaomi… cada um é livre de gostar independente dos gostos de cada um
E o que me ri ontem com a noticia da DXOMARK, onde finalmente saiu o resultado do MATE 20 PRO…
Depois de meses de teorias em que a Huawei dizia que não queria o resultado publicado porque era bastante superior ao que o publico estava preparado, porque iria ser imbativel durante anos, porque as cameras do MATE 20 PRO eram realmente do outro mundo eis que o resultado foi o MESMO que o P20 PRO lol (e onde foi mais prejudicado foi naquilo que já se dizia: video. Pois o Mate 20 Pro a filmar é mau que doi).
Sobre a noticia, esta é uma das marcas de topo na CHINA, que por cá mal se conhece, mas tem telemóveis lindos e dignos. Infelizmente não estão preparados para o mercado internacional o que poderá ser uma experiencia com alguns bugs a quem comprar.
Mas sem duvida que estas ‘grandes’ marcas que parecem pequenas têm inovado. Sobre esquecer o S10 é diferente, pois a Samsung atualmente é a unica a meter ecra oled com ‘buraco’, possivelmente terá bateria de grafeno e a ser verdade será uma revolução total no carregamento e autonomia de baterias, e continua a ser das poucas que dá tudo o que os outros dão e mantém o IP68 que quer se queira quer não salva em muitas situações.
O importante nao é quem faz primeiro mas quem faz bem, e hoje em dia nota-se muita marca a tentar ser noticia para dizer que ”fez primeiro” o que grandes marcas anunciam que vao fazer dentro de meses, so que daí à qualidade é uma enorme diferença.
Dou o caso da impressão digital no ecra, várias quiseram fazer primeiro mas fizeram com a tecnologia otica com recurso a luz, que é menos fiável e mais lenta. Agora uma das gigantes (Samsung) vai ‘depois’ das outras apresentar também a impressão digital no ecra mas ultrasonica que é bem mais rapida, e mais fiável que a tecnologia otica usada pela Huawei , OnePlus etc.
Com toda a honestidade que me caracteriza digo lhe que a filmar o iphone xs não dá hipoteses a nenhum outro. Seja em audio, seja em estabilizacao ou qualidade de exposicao o iphone dá 10-0 até a máquinas dslr consagradas.
Samsung Note 9 e Huawei P30 Pro.
Concordo com alguns pontos como o logro da DXOMARK e como a HUAWEI dá razão ao Donald Trump nos seus esquemas fraudulentos para cimentar a posição. Agora o que tu não revelas é que a tecnologia que a Samsung desenvolve quer justificar o preço desmesurado dos seus equipamentos com bricolage. E já reparaste no crescimento da BBK?
Não te Esqueças que a Samsung pode ter um ecran todo especial mas tb vi num samsung aquilo que não esperava ver um ecra todo queimado no lugar onde apresenta as horas isso via-se nos Plasmas antigos num equipamento recente e caro não é admissível.
E pronto! Já só falta largar mesmo a parte do smartphone e qq dia temos as cameras fotográficas com qualidade profissional! Espera… Mas isso já não existe…!?
Nao, Nao existe
so o iphone papa todas as dslr do mercado…nenhuma dsl tem smart hdr ou night sight. As dslr so ganham para quem tirar partido do photoshop e lightroom mas out of the box o iphone papa as todas
Errado.
Que me diga que para se tirar uma foto igual às dos telemóveis de hoje, tenha de tirar umas boas dezenas e depois fazer pós processamento já concorco, agora que um telefone tira melhor fotos que uma DSLR…… calma…..
3 lentes prime nao fazem 10x zoom verdadeiro.. entre a magnitude das lentes será zoom digital ou seja não apresenta nada que a Huawei no mate pro 20 não tenha feito