PplWare Mobile

Atenção Android! Há um trojan que rouba dinheiro

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1.  says:

    proxy trojan vem disfarçado de silverlight

  2. rjSampaio says:

    Isto fazme lembrar os primeiros tempo da internet em portugal, todos os dias saia um artigo a cerca de um novo virus que fazia isto e aquilo…
    Solução na altura, solução agora, NÂO INSTALAR COISAS FORA DO MARKET
    “Há um trojan que rouba dinheiro” não a varios, centenas até, se me apetecer faço um ainda hoje…
    Vira o disco e toca o mesmo…

    • Joao Magalhaes says:

      Ehehehe, também há gajos que tapam a saída de dinheiro da caixa multibanco, esquemas em lojas onde copiam o cartão de crédito e no mundo da tecnologia é como você diz, deve haver às centenas e vai sempre haver cada vez mais, pois é dinheiro fácil.

  3. Paulo says:

    Pois é…

    https://play.google.com/store/apps/details?id=fla.jq.six

    A store do Android está cheia disto…

    Parece-me 100% legítimo, de certeza que não é um vírus!

    Por isso é que a AppStore demorava 5 a 10 dias a ter aprovação, já na Play, é logo!

    • Paulo says:

      Mas há mais…

      https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ithqn08051.flashplayerforonlinevideos

      Basta ler as permissões, para a coisa começar logo a cheirar a esturro…

      Mas a maioria das reviews são de 5 estrelas!!!

      • hmmn says:

        podes continuar a colocar links a vontade 😀 podes continuar a falar mal do android a vontade. 😀 podes ficar aqui a tarde inteira «. kkk

        • Paulo says:

          Desculpa, mas eu estou aqui a comentar a notícia.

        • ZarkBit says:

          Não é mentira, a Play Store está carregada de apps cujo propósito é meramente perjudicar o utilizador… Depois falam da WIndows Store que não tem apps nenhumas, no entanto a comunidade WP/W10M está constantemente a ajudar a manter a store limpa. Sim porque também aparecem bicharocos destes na Windows Store, apesar das mesmas não conseguirem o mesmo nível de acesso que se consegue num sistema Android

          A Google deveria de manter um controlo rigoroso sobre isso, não lhes custava nada colocar empregados a verificar as apps… ou até mesmo incentivar os próprios utilizadores a ajudarem.

          • hmmn says:

            “A Google deveria de manter um controlo rigoroso sobre isso,” e os utilizadores de android deviam ter cabecinha primeiro antes de baixar apps na play store ou fora da play store

          • Joao 2348 says:

            Ou sei lá… permitir que os utilizadores possam negar as permissões que acham que a aplicação não deve precisar!
            E depois isto depende de versão para versão, em umas deixam especificar permissões, em outras não, em umas pode-se aceder a outras aplicações e em outras não… enfim… a falta de um modelo de segurança a sério tem disto… cria-se a oportunidade para esta bixarada infestar os dispositivos… e nem vamos falar no modelo de actualização dos aparelhos que varia do “nenhuma actualização em certas marcas em especial do oriente, mas certamente não limitado a estas” a poucos dias após a descoberta do problema “estilo blackphone da SilentCircle”.

          • Luiz Azevedo says:

            Desde o Marshmallow as permissões são pedidas de forma separada, somente quando a aplicação as solicita, ficando a cargo do usuário fornecer ou não.

            Além do mais, tem que ser bem vago das ideias para instalar esse “Adobe flash player”, veja que ele pede permissão para mudança de senha, regras de senha e tela de bloqueio, onde uma pessoa está com a cabeça a conceder todas essas permissões? É praticamente impossível não ter um sistema vulnerável quando o usuário está dando permissão até para a vizinha modificar o que achar interessante.

            Por fim, vale também lembrar que na atual versão do sistema, as aplicações perderam até mesmo o direito de pedirem permissões para particularidades relacionadas a senha.

          • dunno says:

            Nao adianta a maioria dos utilizadores ignora tudo isso

          • Joao Peixoto says:

            maior parte dos users só ouviu falar do android 6.0 no papel e na crença que um dia o seu querido fabricante irá fazer o upgrade. Cada comentário com falta de conhecimento que até doi.

          • Paulo says:

            ” ter cabecinha primeiro antes de baixar apps na play store ou fora da play store”

            Ter cabecinha?

            Essas Apps vê-se logo que são bixos!

            Mas outras, podem parecer totalmente normais, e até funcionais, e vêm com bixarocos!

            É difícil de perceberes?

            Ainda por cima, estão cheias de reviews de 5 estrelas!

            “A Google deveria de manter um controlo rigoroso sobre isso, não lhes custava nada colocar empregados a verificar as apps… ”

            Custa sim, custa dinheiro!

            Mas não! É só sacar os 30%, e os clientes que se lixem!

            “Desde o Marshmallow as permissões são pedidas de forma separada, somente quando a aplicação as solicita, ficando a cargo do usuário fornecer ou não.”

            Não é NADA assim…

            Isso são só para Apps com a API do Marshmallow…

            As outra todas, funciona igual. Ou seja, na prática, nada!

            E como disseram, a maioria das pessoas não lê, e se lê, não tem ideia do que podem fazer com isso! Além de que uma App pode usar a mesma permissão para coisas “legais”, assim como danosas.

    • Miaggy says:

      E tu instalas algo 222 reviews, com 66 de uma estrela, sem qualquer comentário à aplicação? O sistema é mais aberto, está é uma das consequências. Quem não gosta, não usa.

      • Paulo says:

        Sim, as pessoas é que vão a andar a ver isso!

        Para isso, não valia a pena store nenhuma! Ia-se à net, sacava-se, e evitava-se os 30% da Google!

    • Limbus says:

      Bla bla bla e liniks e mais não sei quê e depois saem os números e “Overall, Potentially Harmful Apps were installed on fewer than 0.15% of devices that only get apps from Google Play.”
      Não vale a pena gastarem o latim e o dinheiro.

  4. rui says:

    E normal que a 4.4 seja a mais afectada. As versões 4.4.X do android são as mais usadas de entre todos os dispositivos. Mas vendo bem as coisas, até parece que isto é mais publicidade gratuita para o Dr.Web que diz no site que é o único que consegue remover isto eficazmente. Até vou agarrar no balde das pipocas com o que vou dizer a seguir: e será que não foram os próprios a inventar este virus? Como praticamente todos os virus existentes que quase de certeza que tem mão das empresas de anti-virus por trás? E vou buscar um balde maior porque devem estar a aparecer os fanboys da apple a ver mandar as postas do costume (copy paste dos comentários de outros artigos).

  5. Androc says:

    Android, iOS, WP… Pelo amor de Deus pah! Cada SO tem os seus defeitos, e não épor isso que eu deixo de usar o smartphone e o PC.

    • Androc says:

      Como toda a gente sabe (ou devia saber), o Flash Player NÃO tem suporte para Android há uns valentes anos, logo é para suspeitar…

      • Marcio Rodrigues (BR) says:

        O problema brother, é que a maioria dos usuários não sabem disso, isto é, eles não sabem o app realmente existe ou não, eles só querem usar e pronto. Por exemplo, se criarem uma hoax falando que a Google está testando um novo “Orkut Beta” e espalhar isso nas redes sociais, kra, acredito que milhões de usuários cairiam nesse golpe. E não adianta só a Google melhorar o processo de avaliação, pois muitos usuários instalam livremente apps de fora da loja, como aquela versão super “melhorada” do WhatsApp (não lembro o nome certinho, mas tinha um ícone azul). Há um bom tempo, lembro que na Play Store vi vários apps que diziam implementar determinados recursos no WhatsApp, algo como o bom e velho Messenger Plus do MSN Messenger. Pensa a quantidade de usuários que baixariam algo que promete “veja quem acessou seu perfil”.

      • Paulo says:

        A google não sabe…

  6. Marcio Rodrigues (BR) says:

    Android sendo o Android, é o preço que se paga pela popularidade e por ser aberto demais.

  7. judas says:

    um trojan ou um ladrão

  8. José Seco says:

    Nunca mas nunca acedo a dados bancárias e outras coisas importantes através de telemóvel, sempre através de computador apenas!

  9. Kel Cardoso Brasil says:

    a apple nao precisa de virus nenhum para roubar dinheiro
    agora o android ja esta de nivel de igualdade do ios. sera que agora os ifans apple vao olhar para o android? eles gostam de ser roubados

  10. David Ramos says:

    Basta olhar para as permissões para sabermos o que devemos ou não instalar. Burrice dos utilizadores.

    • Bacalhau says:

      Não interessam as permissões, já foi provado que as aplicações podem passar isso!

      Além disso, uma permissão como ler o cartão de memória pode ser usada legalmente por um jogo, como pode ser usada para ler as tuas fotos e envia-lãs para um servidor é pedir dinheiro para serem apagadas.

      Depois dizes que a culpa é dos utilizadores serem burros… Tu demonstras que não sabes o que falas!

      • Balmer says:

        “Não interessam as permissões, já foi provado que as aplicações podem passar isso!”

        Por favor, mostra-me o exemplo de tal aplicação.

  11. Maccgyver says:

    boas… tanta resposta e tem á vista uma solução simples…. UBUNTU PHONE!!! e UBUNTU TABLET…. what else????

    • marco chapita says:

      ainda mais simples so instalem apps oficiais e que saibam o que faz. mas ja agora onde é que eu posso arranjar esta app ?tou a precisar de dinherio e ja que este trojan rouba dinheiro meto o a trabalhar para mim.lololololol

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.