PplWare Mobile

Android: Quais as marcas de smartphones mais problemáticas?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Jota says:

    Que engraçado, as duas principais (para além da Hawei) ameaças ao iphone são logo as que mais problemas dão! Que conveniente! Até dá a ideia que este estudo foi encomendado!

    • Jorge says:

      dizes isso porque nunca tiveste um Samsung

      • Ramed Ahcor says:

        Eu já vou no SAMSUNG Galaxy S9+
        Ou seja, comecei no Gakaxy S1 e nunca mais parei…
        Por isso, quando leio comentários negativos sobre a Samsung, lembro-me de imediato da fábula antiga:
        – estão verdes, não prestam.
        Pois não, porque para comprar melões é preciso dinheiro.
        E para um Galaxy S9+, juntamente com una capa original, carregador sem fios, powerbank de 10.000 kwa e cartão de memória de 126 GB, são precisos muitos euros…

        • Fak says:

          Parabéns para ti mas nobody cares honestamente.
          tu és 1 entre triliões de pessoas, só porque a ti não te dão problemas não quer dizer que não dê a ninguem.

          • Heidi says:

            Eu também nunca tive problemas com a SAMSUNG. Saí da NOKIA, experimentei a marca atrás referida e nunca me dei mal. Agora no S9+ só acho que a marca não devia mentir. Por ex, algumas funções só são usadas no continente americano, mas não alteram a informação no que diz respeito ao continente europeu. E estou a falar do rádio, por ex. Aí está errado. Mas de resto? gostei e continuo a gostar.

          • Belmiro says:

            Fak, na família já temos desde S2 e Note 3 todos os modelos com excepção do S4 ao S6 (mantivemos o telemóveis) e agora S8 e S7 EDGE. Zero problemas.

            É necessário ver que o “estudo” parece englobar marcas que produzem modelos de 100 a 1000 euros e de certo que essa taxa não é igual em todos os segmentos.

            Em suma: problemas há em todas as marcas, não se admite é que seja em alta e principalmente acima de 300/400€. Mas pelo menos na Europa temos garantia de 2 anos, quem comprar via “priority line ” vindo do outro lado do mundo não deve ter a mesma sorte…

          • Fak says:

            Belmiro informe-se melhor porque o meu smartphone veio por priority line do outro lado do mundo, nem sequer é vendido em Portugal e teve garantia de 2 anos, terminou agora em maio.

        • pedro says:

          Oh Rocha de mar, who cares? Sao todos iguais à vista parecem caixões negros horrorosos. Basta velos tidos no wirten, fnac , RP e afins a apanharem pó.

          • Dani says:

            Tive um s3, um s4 e um s6, todos me deram problemas. Deixei de ser burro e abandonei a Samsung, passei para a Huawei. Software muito mais fiável.

        • Nuno Oliveira says:

          Ainda gostava de saber onde comprar powerbanks de 10000kwa e cartões de 126GB…

      • Silva says:

        Eu já tive e continuo a ter e para melhor e contudo nunca,mas nunca tive qualquer problema. Bem de facto quando se quer tentar denegrir seja o que for vele sempre tudo. Muitos poderão ter problemas mas não quer dizer que sejam todos. Certo.

      • paulobraveheart says:

        eu tenho um s7 edge e nunca tive nepia nele.
        excelente a todos os niveis,nunca me falhou.
        exemplo a lg p mim e a pior,desde loopings que a empresa cagou… ate falhas de arranque entre outros.
        eu continuo a achar que a samsung e neste momento a melhor.
        mas tambem tem muito haver com a utulizacao,mas enfim esta sondagem nao me convence.

      • Martins says:

        Cá em casa só temos Samsung, já passamos varias gerações e até ao momento nenhum problema critico. Em mais de 20 equipamentos, nunca precisei da garantia. O único problema que tive foi um aquecimento um pouco anormal no Note 4, que parou de o fazer e é ainda hoje (apesar de estar parado) um excelente equipamento. Pode ser sorte, mas em tantos equipamentos, não me parece só sorte. (S, SII, SIII, S4, S5, S6 edge, S6 Edge +, Note 3, Note 4, S7 Edge, S8, Note 8)

    • JORGE says:

      Comcordo, Mas que lindo estudo..ou estão a ler os livros errados? Tenho Samsung de topo S9, e não o reinicio já vai para 980 horas, o zero problemas ou lag..este estudo vale o que vale.. usem primeiro.

    • Luis says:

      Exatamente. Deve ter sido encomenda

    • João says:

      Temos cá dois Xiaomi mi5, ha mais de 2 anos e uso intensivo,e tirando um fonte de alimentação q foi mudada há 2 semanas, tem sido máquinas incansáveis. Aliás, receberam o Android 8 ontem

    • macid says:

      tenho samsung desde que a telemoveis nunca tive problemas isto e uma treta de sondagem feita por encomenda

  2. Bruno Santos says:

    Relativamente aos xiaomi é bem verdade o que acontece a nível de câmara sobretudo quando comparadas com outras câmaras com a mesma resolução as fotos saem mais fracas já os Samsung alguns modelos que testei eram algo lentos ao abrir apps com ligação à web

    • Eu says:

      Comentário do meu pai e dum amigo, ambos na posse de Xiaomi, referem que a câmera não é nada de jeito. Funciona melhor à luz solar. Isto comparado com câmeras iguais noutros telemóveis

      • JoMa says:

        O artigo é relativo a avarias e não propriamente a qualidade ou performance. Todas elas funcionam melhor com luz solar. Têm passado alguns Xiaomi aqui por casa e , para mim, é das melhores relações custo/benefício. No entanto, “cada macaco no seu galho” – não me parece justo equiparar um aparelho de cento e poucos Euros com outros de 500 ou 600.

  3. Samuel says:

    Falta a ZTE pois tem uns problemas pois já não preciso de fogão para fazer comida basta por a frigideira em cima do ZTE Blade L3 que eu tenho 🙂

  4. David Guerreiro says:

    Vendem-se mais, logo a probabilidade de avarias é maior.

    • Ramed Ahcor says:

      Há dias, quando tive um problema no meu carro novo, fui reclamar. Ou melhor, solicitar a reparação.
      Quando indaguei o Chefe da oficina do concessionário sobre o caso, ele sorriu e respondeu:
      – eu tenho um Porsche. E quando vou lá para alguma assistência da marca, vejo no parque cerca de 80 a 90 carros. Acha que foram lá todos apenas mudar o óleo?… As marcas de topo também avariam.
      Eu entendi…

    • Fak says:

      Sim é verdade.
      normalmente se o total de avarias é superior a 40% do volume de vendas quer dizer que os smartphones não prestam. Ou seja: se vendes 100 e reclamam mais de 40 pessoas que o telemóvel funciona mal, isso é muito mau, é basicamente uma máquina morta antes sequer de estar viva por assim dizer…

    • Sérgio says:

      Era precisamente o que estava a pensar! Se são duas das marcas mais vendidas, há mais provabilidade de darem problemas e, consequentemente de haver reclamações.

      • Belmiro says:

        É por taxa, por isso já está relativamente ao que produzem. Se produzem 10 e 2 falham, é a mesma taxa que produzir 1000 e falharem 200.

        O “estudo” falha em discriminar por grupos de preço e modelos, ter uma marca que tem uma taxa de problemas de 40% num modelo A de 100 euros, mas produz modelos de B a Z e nesses têm 0%, ao englobar tudo está a induzir em erro o consumidor.

        Asco que a ideia do estudo encomendado é exatamente essa…

    • Silva says:

      Lindo raciocínio. É cada um.

  5. Aneves says:

    Até que enfim alguém que diga a verdade sobre esses telemóveis que são uma bosta

  6. Golden says:

    Por acaso além de 2 iPhone que tenho, tenho um S6 Edge Plus, que fez 2 anos em janeiro de 2018, até à data nunca tive um único problema com ele, mesmo esses pontos todos referidos.

    Acredito como é lógico, que muitos podem ter problemas, acho que isso já faz parte, como microfone, até a própria câmara, mas tenho de por todas essas marcas em causa do problema, quanto ao performance, aqui que aqui eles não se estão a referir aos topos de gama, nas marcas todas mencionadas, mas sim os de média baixa gama, quase de certeza abolouta.

    Quanto a samsung estar no topo dos problemas, também já era normal isso acontecer a meu ver, é a marca que no mundo Android vende mais, logo tem mais queixas, e deve aparecer mais avarias, por existirem muitos.

  7. Jorge Santos says:

    É natural que um Xiaomi Redmi 4A não tenha a mesma performance que um Mi5 … os preços também são diferentes. Quando compram um equipamento de 100 euros não podem esperar que a qualidade seja a de um topo de gama.

    • E-Lektro says:

      Mas não é só com o Xiaomi que isso acontece, pena é a malta não olhar para a relação qualidade/preço. Se formos ver o caso do iPhone que é um excelente exemplo, não fizeram ainda nenhum modelo de que não resultasse em uma grande multidão para ir trocar a bateria.
      Quanto á Samsung deve ser a marca que traz mais “tralha” desnecessária.

      Mas o mais importante a reter daqui, é que existe um grande défice de conhecimento para utilizar smartphones, especialmente quando as pessoas só vêem as redes sociais á frente e se por algum motivo o smartphone não consegue conectar é logo culpa do aparelho e não das condições como qualidade de sinal, próprio serviço, etc…

  8. Baresi says:

    Eu tive um S4 e problemas 0, tenho um S6 que comprei em pré-reserva a 3 anos e meio quase e problemas 0 portanto não me posso queixar da Samsung, ou melhor o único problema que posso apontar é mesmo nas atualizações que são terrivéis e não dos equipamentos em si.
    Agora uma coisa é certa… problemas todos os equipamentos, de todas as marcas dão!

  9. Tolas says:

    Isso é mas é culpa dos totós dos utilizadores! Já tive Nokia, Samsung, Motorola, Alcatel, Siemens… e sempre me dei bem com todos!

  10. Jonh Doe says:

    Tenho um Xioami MI A1 (Android Stock), nem sequer chegou aos 200eur, tenho-o há meio ano e até agora não tive problemas nenhuns. Posso dizer com toda a certeza que a nível de performance encosta a um canto qualquer um nesta faixa de preço e muitos que custam o dobro, incluindo maçãs, tenho um iPhone 6s do trabalho e.. coitadito, é uma arrastadeira bem jeitosa ao lado deste.

    • João Dias says:

      Se estiver a falar daquilo que é vendido em lojas, sim. Mas o meu Le Pro 3 dá uma coça no A1 🙂

      • João Dias says:

        Btw, melhor desempenho que um 6s?!

        • Jonh Doe says:

          Sim, melhor desempenho que o 6s, eu tenho os dois. O 6s só tem melhor câmara, mas de resto não ganha em nada ao Xiaomi, o mi A1 é Android One, pode-se dizer que é o sucessor do Nexus 5X, para mim é a melhor experiência Android que se pode ter.

      • Jonh Doe says:

        Uma coça?! No Le Pro 3 tens um snapdragon 820, mas não tens Android Stock, por isso não sei se a nível de performance consegue ser tão fluído, não sei e nunca vi testes comparativos entre os dois, mas posso-te dizer que já tive um Nexus 5 e o 5X e apesar terem specs mais fraquitas que a concorrência (na sua época) conseguiam ter melhor performance, o sistema operativo faz mesmo muita diferença.

  11. Heldr says:

    Eu já tive Nokia, Sharp, Sony Ericsson, LG, Samsung e Apple.

    De todos os telemóveis que tive, o único que avariou foi a pior marca desse estudo.

  12. Hefesto,o Grande says:

    O que retenho deste artigo é que os 2 maiores problemas são a nível da performance(desempenho) e da câmara.E que o maior nível de queixas é aqui na Europa.Mas admira-me a Samsung estar no topo da lista.Uma super empresa tão credenciada e com smartphones “problemáticos” ?? Estranho isto e fico muito surpreendido. P.S.-então para que servem tantos testes e o chamado controlo de qualidade ?? 😐

  13. rui mira says:

    A Samsung coloca-se a jeito, e por vezes o pior nem é a marca falhar com a qualidade dos telemóveis, a exemplo hà uns anos tinha um S5 comprado em portugal, mas que tinham sído assemblados na Bulgària..e quem compra não sabe isso…resultado avariou a Mainboard, e a assistência pediu outra..que veio com problemas novamente, testes e mais teste porque não assumia uns números e não podia ser entregue ao cliente assim é caso persitisse a avaria teria de ser entregue um novo equipamento, mais uma semana de espera e telefonemas para saber do telemóvel..e de repente em vez do novo veio o mesmo com a explicação que não era importante o telemóvel ter assumido aqueles números..porque trabalhava na mesma, enfim assim que saí da loja ofereci o dito, e fui comprar um de outra marca.

    • rui mira says:

      e o que tenho agora também não será muito melhor…porque a treta da escrita automática, altera o textos.

      • rui mira says:

        E constantemente efectua alterações, sem terem sido solicitadas, e tenho um dos que menos problemas dá segundo essa estatística….por certo a única coisa que me falta é enviar o dito do ONE PUS, para a fabrica, porque desliga-se durante as chamadas, dizem que é a sensibilidade do touch screen, a qualidade do som que deixa a desejar, e a terrível bateria…enfim

  14. Luis Martins says:

    Microsoft…
    NO PROBLEMS

  15. RickPinto says:

    Podiam pelo menos colocar o estudo todo, incluíndo equipamentos da Apple…
    Senão até parece que este site é de Apple lovers…

    https://www.gsmarena.com/blancco_samsung_phones_most_prone_to_failing_in_q1_2018-news-32198.php

    • Justiceiro says:

      +1
      PS: a maioria dos editores deste blog são todos defensores da maçã a e por conseguinte anti-Android.
      Disclaimer: sou utilizador BlackBerry, mas trabalho em telecom e considero-me neutro, ahahah

  16. Miguel Amaral says:

    Este artigo está muito, muito longe da verdade.

  17. Miguel Alves says:

    Podem defender o que quiserem, eu só levei dois telemóveis à garantia, um Nokia e um Samsung.
    Trabalhei numa loja de telemóveis e os Samsungs apareciam mais vezes.
    Defendem muito a marca, mas é um facto.
    Porém, é um facto também, que os telemóveis estão cada vez melhores e com menos falhas de fabrico, o que há menos probabilidades de dar chatices.
    Quanto aos críticos a falar de iPhones, que eu saiba o título está escrito Android, as primeiras palavras do artigo diz “No mundo Android”.

    • Sergio says:

      Trabalhei numa vodafone, e se vendia 200 samsungs por mes e apenas 40 de outras marcas é normal ter mais apelos à garantia nos samsungs.
      Eu estou me a marimbar para a Apple Smasung Microsoft e afins, sei o que é melhor para mim.. mas estes estudos terem datados telemoveis de android de 100€ vs apple é injusto.

    • Heidi says:

      O meu anterior tlm era SAMSUNG tal como este, durou 8 anos. E só teve problemas porque não resistiu a duas crianças e um gato. 🙂 Mas foi forte enquanto pode. Agora voltou a comprar um novo SAMSUNG, mais actualizado, claro… e estou a gostar na mesma. Noto bem a evolução. Se anteriormente eu tinha o primeiro tlm com touch screen, agora vai tudo além disso. É um universo completamente diferente. Claro que nada se compara com o meu velhinho NOKIA 3310. Um verdadeiro guerreiro e do qual tenho imensas saudades. 😛 Mas para tudo temos gostos. Uns defendem umas coisas… outros outras. Por norma, desconfio sempre dos estudos. São encomendados por quem? onde? e com que objectivo? a concorrência é gigante nesta área. E temos de ser nós a experimentar para ver se gostamos. Não nos podem indicar um caminho somente com vista à compra dos que não estiverem na lista.

  18. Carlos Eduardo Rosa da Silveira says:

    Tenho S6, a minha mulher o A3 e zero problemas até agora 😉

  19. Alex Ferreira says:

    Tambem o estudo podia dizer que a marca que mais vende no mundo é Samsung , por isso a probabilidade de ter mais problemas é obvia.

  20. AskMe says:

    Logico se não as marcas mais vendidas claro que vai dar uma margem maior em equipamentos com avarias.

  21. Fatima Barros Araújo Araujo says:

    Tenho um Huawei p8lite com três anos completinhos,até hoje problemas 0, só tenho pena que não receba mais actualização agora,……

  22. Certamente45 says:

    Mais um estudo completamente idiota, de certeza financiado pela Apple, essa sim, uma marca que dá sucessivamente problemas a nível de bateria, sensor de impressão digital e qualquer queda ou utilização normal do telefone provoca logo danos no chassis. Já tive Samsung galaxy note 2, note 3, note 4, S7 edge e note 8 e nunca tive qualquer tipo de problemas com estes telefones. O Note 8 que tenho actualmente só é reinicializado quando tem updates,nunca se desligou, a bateria dura perfeitamente 1 dia em utilização intensiva, continua tão rápido como no dia em que o comprei. Por isso, antes de escreverem asneiras falem com o consumidor real, não se baseiem em estudos subornados pela concorrência.

  23. Mentecaptor says:

    Nokia, Sony Ericsson, Siemens, Bosch, Samsung, LG, Xiaomi… Zero problemas!
    O problema da Samsung é vender telemóveis baratos (e fracos) mas com a marca Samsung, que leva as pessoas a exigir mais qualidade e a reclamar mais.

    • JORGE says:

      Ora aí está, bem dito o problema passa por aí mesmo, quantidade de equipamento fracos Samsung que existe gera muita reclamação e na maioria do proprio utilizador acha que por ser Samsung tem de dar para tudo, um bom Samsung de topo S8, S9 ou Note, é caro, mas vale a pena, para mim supera qualquer outra marca, bem explorado com funcionalidades fabulosas, 0 problemas.

  24. Calvin says:

    Samsung é a mais problemática mas é uma das únicas que tem uma GUI pra instalar root e custom ROMs. O chamado Odin.
    O outros é tudo manual, na unha, via adb. Desbloquear o bootloader pode ser uma dor de cabeça em alguns smarts.

  25. Lazer Danzer says:

    Huawei P20 Pro… Qualquer Apple X!

  26. Filipe F. says:

    Está certo… As marcas com mais telemóveis (maior diversidade) e que têm telemóveis de baixa, media e gama alta são as que dão mais problemas. Isto não tem nada de surpreendente e é bastante normal.
    As marcas com menos modelos, ou cuja sua gama é geralmente superior e não tem equipamentos de gama baixa ou média , são as que apresentam melhores resultados.

    Não sei porquê tanto comentário de indignação.
    Se a Samsung tem um portefolio maior que as outras todas do estudo, e vende mais que as outras, é normal haver mais unidades com defeito a circular, e também haver modelos cuja qualidade de construção e hardware possa ser mais duvidosa (a chamada gama baixa ou média).

    Agora se o estudo detalhasse coisas como, comparar a linha Galaxy S com iPhone ou com OnePlus (isto é, gamas cujo hardware é do melhor e são os dispositivos premium) se calhar a failure rate era tão baixa ou mais baixa que esses rivais…

    Para um bom entendedor e usando um exemplo mais facil de entender, não se pode dizer que a Mercedes é pior que a porsche quando a Mercedes tem carros desde os 24 mil euros, carrinhas comerciais etc, e a Porsche vende apenas premium. Há que interpretar que o estudo não diz que os melhores de cada marca são piores que ”os melhores da outra”. Compara sim um caso geral e saem penalizadas por falta de discriminação nos resultados, as marcas que mais vendem e portanto mais unidades por defeito têm a circular, e que mais oferta têm.

  27. Paulo Oliveira says:

    Curioso, deixei de ter problemas quando comprei um Xiaomi!!!!

  28. Jorge says:

    48% das queixas são da performance e da câmera, claramente são pessoas que compraram um qualquer telemóvel sub200 euros e agora estão se a queixar que o seu telemóvel não é tão bom como o iphone (aka. qualquer outro topo de gama) do amigo.

  29. JMGG says:

    Galaxy S7 (G930F):

    Sempre que o ecrâ desliga o wi-fi desliga. Ecrâ liga, wi-fi liga…

    Zona com pouca cobertura mas em que todos os telemoveis (iphone 5s, p10 lite, vernee mix 2, bq m5) utilizam a rede wi-fi o meu dispositivo nem identifica.

    Crashs constantes em certas apps…

    NÃO O DISPOSITIVO NÃO É LIXO, deixa muito a desejar em termos de conectividade e SO, mas tambem tém muitos pros como o display, camara, ip68…

    • JORGE says:

      Mas isso de deligar o wifi com o ecrã, está nas definições avançadas do wifi, vê la o galaxy s8 até adivinha que cheguei a casa e liga o wifi, mesmo estando completamente desligado e sem a localização ligada..há cada coisa..

  30. António Marques says:

    O artigo é sobre Android e na foto vem um IPhone lol

  31. Kabindas says:

    Em casa temos dois Xiaomi , um 5s e um mi A1 com uso intensivo, cada um funciona como escritório e até hoje impecável.

  32. Hugo Miguel Batista Trindade says:

    Ta, mas que modelos dao problemas? Essa porcentagem é em quantos telemoveis? Materia tendenciosa..

    • Vítor M. says:

      Lê bem, os dados estão nas fontes do estudo e, já agora, o que te leva a dizer que a matéria é tendenciosa? Que dados tens que possam ser úteis para contrariar estes nuneros?

      Cump.

    • Vítor M. says:

      Lê bem, os dados estão nas fontes do estudo e, já agora, o que te leva a dizer que a matéria é tendenciosa? Que dados tens que possam ser úteis para contrariar estes nuneros?

      Cump.

  33. Tito says:

    Os dados baseiam-se em reclamações feitas por clientes independente do modelo . As taxas que são apresentadas refletem o do total de reclamações recebidas de todas as marcas, logo se a Samsung é a que mais smartphones tem no mercado , naturalmente que lidera esta tabela.

  34. Peter says:

    Xiaomi+1
    Nenhuns problemas so far so good!!

  35. José Carlos da Silva says:

    InFocus, 10or e Longcheer?

  36. Beta Tester says:

    Cá em casa Galaxy S2, S3, Note 3, S5 e S7 Edge. Até agora tudo sobre “rodas”.

  37. irlm says:

    pelo menos a TP-Link Neffos não dá problemas, talvez porque não é tão explorada no meercado.
    tenho um x1 lite, é impecável.

  38. paulobraveheart says:

    balelas.
    quando se defende uma marca especifica faz se este tipo de posts.
    a LG que tem carradas de problemas de looping e afins,no sexto lugar.
    mesmo p rir,enfim a malta que ignore isto.
    tenho um s7 edge ha ja uns meses,e problemas zero.
    tambem tem muito haver da forma como os utilizamos.
    o facto de um smarphone ser a prova de agua.
    nao quer dizer que o fabricante esteja a dizer para lhe dares banho.

  39. Nobre Luso says:

    Há por ali alguma resposta/comentário que se deve referir a mim, o que eu considero um ELOGIO…
    E a talhe de foice: a Samsung não enganou (nem sequer tentou) os clientes de Portugal. Só por muita má fé se pode publicar semelhante mentira!
    Quando comprei o meu Galaxy S9+ (assim como o anteriores Galaxy S), eu e todos os privilegiados bem informados que preferem a Samsung e os seus topos de gama sabíamos quais as características do smartphone!
    Não tem rádio, claro que não!
    Com a SPOTIFY gratuita?…
    Aliás, nem me lembro de ter um smartphone com rádio!
    Talvez na era distante dos velhinhos “telemóveis”… Ainda guardo, como recordação, o derradeiro NOKIA com o SO da marca…

  40. LG says:

    “The information contained in this report is based on internal data collected from millions of iOS and Android mobile devices that were brought into mobile carriers and device manufacturers for diagnostics testing in North America, Europe and Asia in Q2 2017”

    Quando um iPhone tem problemas não se leva ao fornecedor de rede mas sim, à Apple Store… Logo todos os iPhones levados ao Apple Store por problemas técnicos foram exluídos do estudo…

    Agora cada um tira as suas conclusões

  41. LEL says:

    Que surpresa, duas das marcas que mais vendem e que provavelmente são as que têm mais modelos de diferentes segmentos (desde gama baixa a gama alta) são as que apresentam mais problemas, ao invés de marcas como a OnePlus que lança um modelo por ano.
    Estou surpreendido! SURPREENDIDO!

  42. Nuno Oliveira says:

    Querem qualidade basta seguir o link:
    https://www.apple.com/pt/support/exchange_repair/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.