Chegou o Android Q beta e o foco da Google é mesmo a privacidade dos utilizadores
A cada ano a Google traz para os smartphones uma nova versão do Android. Esta tem sempre muitas novidades e é preparada vários meses antes da sua apresentação oficial.
O Android Q, a versão que este ano vai ser lançada, chegou agora na sua primeira versão beta. Pretende para já mostrar o que está a ser feito e abrir caminho para os testes iniciais. Vamos conhecer o Android Q Beta.
Tal como tem acontecido nos últimos anos, a Google está a lançar agora a primeira versão do Android para ser testada e avaliada. É ainda uma versão inicial e de testes, que vai ser melhorada e escrutinada nos próximos meses.
São muitas as novidades e que mostram que o foco da Google está apontado. Este ano é a privacidade o tema centrar e é à volta dele que o Android Q vai crescer.
Ainda mais privacidade no Android Q
O primeiro ponto que a Google quer para o Android Q é um aumento da privacidade dos utilizadores e dos seus dados. Este é um ponto fundamental e que está em muitas das áreas do Android nesta versão.
A primeira, e de todas a mais importante, é o acesso aos dados e à localização dos utilizadores. Com o Android Q passa a existir a possibilidade de dar acesso apenas quando uma app está a ser usada. Até agora o acesso era pleno.
Também o acesso a informações do dispositivo, como o IMEI, o endereço MAC e outras informações está limitado e controlado, para impedir abusos pro parte das apps.
Uma interface mais polida e mais funcional
Além disso a interface do Android Q mostra que há novidades neste campo. À parte de ter mudanças gráficas bem visíveis, passa a haver pormenores que facilitam e automatizam processos.
Os Sharing Shortcuts são uma novidade que permitem partilhar conteúdo diretamente não com uma app mas sim com uma ação ou elemento dentro de uma app. Assim fica ainda mais facilitada a sua utilização.
Por outro lado temos agora as próprias definições a poderem ser chamadas dentro de Slices. Podemos por exemplo ligar o Wi-Fi ou o Bluetooth sem ter de sair da app onde estamos.
Google preparou o Android Q para smartphones dobráveis
Como não podia deixa de ser, e porque é a novidade do momento, também o Android Q está com foco nos novos smartphones dobráveis e em tudo o que estes vão trazer. Claro que não se fica apenas no ecrã, mas vai também aos próprios processos.
Assim, está mais simples colocar apps lado a lado e em outras disposições nestes novos ecrãs. Há também novas optimizações no que toca acordar de várias apps em simultâneo, garantindo que o Android está preparado para esta nova realidade.
Há muitas mais novidades que vão agora surgir nos próximos meses. Por agora esta versão beta do Android Q está limitada aos Pixel da Google, mas provavelmente vai ser aberta a muitos mais smartphones.
Como testar já a versão Beta do Android Q
Quem quiser e puder testar esta versão deve aceder à página de registo e depois seguir os passos apresentados.
Começa agora o caminho do Android Q, que terá várias versões nos próximo meses e que irá terminar em agosto ou setembro. Será nessa altura que a Google irá apresentar a versão final desta sua nova criação.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Android Developers Blog
Neste artigo: Android Q, Android Q Beta, Beta, Google, privacidade
Telemóveis Android
– Pixel
– Pixel XL
– Pixel 2
– Pixel 2 XL
– Pixel 3
– Pixel 3 XL Só abrange 6 dispositivos e da gama Pixel da Google.Daqui lá ele chegar aos outros de renome.Ainda nem está bem implementado o Android Pie quanto mais este Android Q. 🙂
O Pie foi um dos que mais rápido foi adotado e isso é um bom sinal. Pena é que as marcas não são obrigadas a atualizar todos os modelos capazes para esta versão. Exemplo é um S7 EDGE que conseguiria (e beneficiaria) dum Android Pie com ONE UI ou mesmo desde Q, mas no entanto já encalhou. O meu S9 ainda receberá este Q mas um S8 com hardware praticamente idêntico e mais poderoso que a maioria dos smartphones que irão vir de série com o Q e… nunca o receberá oficialmente.
Samsung atualiza no máximo 3 anos seus tops de linha. Se não me engano, a única empresa que atualizou por 4 anos foi a Sony muitas anos atrás.
Infelizmente quem procura suporte, a melhor opção é a Apple.
O facto dos primeiros Pixel estarem incluídos já foi surpresa agradável, uma vez que a Google apenas garantia suporte até ao final do ano passado.
Esta versão ainda é mais um developer preview do que uma beta. Por altura do Google IO em Maio o programa beta vai-se expandir a mais marcas.
O ano passado foram 7, este ano já anunciou que vão ser mais.
O melhor é mesmo ter um Pixel 🙂
Quem tem um não só pode usufruir ao mês os updates e novidades, como tem a verdadeira experiência de um Android Puro.
letra. já tive nexus e quando havia problemas a google demorava a lançar update pra resolver. só mesmo esperando pela nova versão
Concordo. Eu não tenho um Pixel, tenho um Nokia, mas o Android puro é o melhor (para mim).
Eu tenho um S9 e um S8 e o Android One UI é o melhor para mim. Muito rápido, fluído, funcional.
Ai é? Foco?
Não se enganaram no titulo? Ainda falta algum tempo para o 1 de abril…
Quem quer privacidade usa Android com nada do Google.