Dica Android: Será que precisa mesmo de tantas apps instaladas?
Se por um lado as aplicações tudo fazem por nós, por outro, há smartphones onde já não cabe mais nenhuma e onde até há a necessidade de desinstalar várias por falta de espaço.
Se este é o seu caso, saiba que pode desinstalar aplicações ou substitui-las de forma a ganhar espaço e até a poupar recursos.
Instale aplicações Lite
São várias as empresas que têm disponíveis versões mais "leves" das suas aplicações. Estas são caracterizadas por utilizarem menos recursos ao nível de processamento, por terem consumos de dados menos elevados e por ocuparem menos espaço na memória interna do smartphone [Leia mais].
O destaque vai para:
- Facebook Lite - a aplicação da rede social Facebook que está ainda mais leve e fiável.
- Messenger Lite - o Messenger do Facebook na sua versão lite ocupa menos de 10 MB e é mais fiável em ligações à Internet mais lentas ou instáveis.
- Skype Lite - o Skype tem também a sua versão mais leve, mas ainda se encontra em versão beta, pelo que poderá ser instável.
- Clean Master Lite - a utilização de aplicações que ajudam a otimizar os recursos dos smartphones não são de utilização unânime, no entanto, a Clean Master tem disponível também a sua versão mais leve, especialmente projetada para modelo com menos de 1 GB de RAM.
- Instagram Lite - A aplicação leve do Instagram ainda não está disponível de forma oficial na Play Store, mas já pode ser instalada no seu smartphone.
- Opera Mini - Não se trata de uma versão "lite" mas este browser é um dos mais minimalistas para Android, proporcionando uma excelente experiência de utilização.
- Yahoo Mail Go - O gestor de e-mail da Yahoo entra nesta lista uma vez que parte do mesmo conceito das anteriores. Suporta qualquer conta de e-mail.
As opções do Google Go
Dentro do mesmo contexto das aplicações Lite, a Google há um ano e meio iniciou um programa denomidado por Android Go. O Android Go foi criado para os mercados emergentes de forma a oferecer uma melhor experiência de utilização em smartphones com menos recursos, adaptado a modelos com 512 MB ou 1 GB de RAM.
Este programa tem trazido com ele algumas aplicações mais leves, muitas delas disponíveis na PlayStore para qualquer smartphone:
- Google Maps Go - recorre ao browser para fazer as suas pesquisas e navegações, ocupando 100 vezes menos espaço que a app original.
- Files Go - trata-se de um gestor de armazenamento que ajuda na libertação de espaço no smartphone, encontra ficheiros de forma mais rápida e permite a sua partilha em modo offline mais facilmente.
- Navegação do Google Maps Go - criada para proporcionar navegação GPS orientada por voz, e está otimizada para um desempenho em telefones com pouca memória.
- Google Assistant Go - é basicamente o Google Assistant mas numa versão mais leve.
- Gmail Go - com o Gmail Go as vantagens da aplicação do Gmail comum estão asseguradas, incluindo o suporte para contas de e-mail externas como Outlook, Yahoo ou outro e-mail IMAP/POP
- YouTube Go - A versão leve do YouTube não está disponível para todos os dispositivos, nem em todos os países.
Tenha o Google Search como aliado
Além das aplicações que podem ser substituídas por versões mais leves, tem ainda a possibilidade de recorrer às pesquisas do Google para ter diversa informação e executar tarefas, para as quais até tem uma app instalada.
Aplicações como as de meteorologia, gestor de tarefas, listas de compras, tradutores... entre muitos outros serviços estão disponíveis através de simples pesquisas, na própria barra de pesquisas que provavelmente tem no seu ecrã principal do smartphone, sem recurso a nenhuma app adicional.
Estas são algumas das possibilidades, mas muitos outros exemplos poderiam aqui ser replicados:
- Meteorologia - ao pesquisar por "Tempo" + a cidade pretendida rapidamente tem o resultado pretendido, com uma previsão para o dia, por horas e para os próximos 3 dias ou 10 dias.
- Lembretes - existe algo que não se pode esquecer? Uma consulta, uma compra, uma ligação telefónica? Na barra de pesquisa escreva "lembrar" e avance com a pesquisa. Irão logo surgir os campos para marcar o seu lembrete.
- Eventos - da mesma forma, poderá criar eventos. Escreva "marcar" e preencha os campos que surgirem depois da pesquisa.
- Podcasts - tem os seus podcasts favoritos e usa uma app para os ouvir? Com a pesquisa do Google poderá encontrá-los e fazer a gestão da reprodução ali mesmo.
- Conversor de moeda - se viaja com frequência ou faz muitas compras em noutras moedas o Google, uma vez mais dispensa qualquer app. Basta escrever a quantia da moeda que pretende converter, por exemplo, "10 euros para dólar"
- Lista de compras - esta é a expressão que deve escrever na barra de pesquisa para começar a anotar aquilo que precisa de comprar
- Tradutor - a Google é detentora do melhor tradutor de idiomas, com uma das apps dedicadas mais completas. Mas a verdade é que não necessita de app nenhuma. Quer saber como se diz "Bom dia em alemão"? Pesquise.
Utilize o browser e tire partido das versões mobile dos sites
Porquê ter uma app para um site, se as suas versões mobile são tão completas e otimizadas? As apps vão ocupar espaço extra e muitas delas nem acrescentam grande coisa àquilo que os próprios sites oferecem.
Depois, existem formas de poupar dados na navegação e até forma de colocar esses sites como atalhos no smartphone, tal como explicamos aqui:
Este artigo tem mais de um ano
A maior parte das interfaces disponibilizadas pelos fabricantes já possuem as apps essenciais para o quotidiano. Algumas sim, repetidas (chamem-lhe bloatware). Na minha modesta opinião, todos as apps colocadas pelas fabricantes deveriam dar para desinstalar ou desativar, permitindo assim maior liberdade aos utilizadores. Por isso é que, neste aspeto, sou adepto do Android puro, como o One. Para além de ser mais fácil de atualizar.
Sem dúvida. Google play filmes, google play música e talkback íam já de viagem.
+ o Google Chrome Web Browser
Claramente que não. So lamento que para poder desinstalar a maior parte do “lixo” tenha que fazer Root ao telemóvel. Ok, sabemos que da para desativar, mas não é a mesma coisa. Sobretudo num android, onde o sistema operativo ocupa 50% da ram…
Este artigo é muito interessante mas as aplicações Go não dão em todos os aparelhos… Além disso para o comum dos mortais as aplicações da google são impossíveis de desinstalar, não vejo a vantagem de ter duas aplicações que fazem o mesmo…
O meu Homtom HT50 veio com Android puro, 3gb RAM e bateria 5Ah. Aos fins de semana ultrapassa as 4 horas de uso. Não tem laks, e tem muito espaço para Apps. Devo ter apenas uma 20 instaladas. Como não sou adepto da fotografia não me importo com a falta dessa qualidade. Por isso me custou apenas 85 euros. São opções.
…4 dias de uso…
Benditos fins-de-semana de 4 dias! 😉
É preciso fazer um desenho?
Acho que há um erro nos paragrafos onde se fala do google go
512 Gb de ram? Acho que queriam dizet 512 Mb e 1 Gb certo?
Dá para substituir as aplicações base da google por essa mais simples num galaxy j5 2015.
É que só tenho 8gb de memória
Não consegui utilizar o “lembar”, “marcar” e “lista de compras”. Alguém pode ajudar?
Também não consegui utilizar. Venha lá a explicação detalhada sff.
Boa Mary !
Nem eu
Estou como o Pedro N, não consigo utilizar as funções que indica. Será que é necessário fazer alguma coisa extra?