Chegou o Android 9 Pie, a próxima grande versão do sistema operativo da Google
O Android P foi apresentado na última I/O e logo ai a Google mostrou que esta seria uma versão importante e muito virada para os utilizadores e as suas necessidades. Procuraria usar a inteligência virtual para gerir recursos e até garantir que a utilização do próprio smartphone não excedia os limites do aceitável.
Depois de várias versões de teste, onde as novidades foram sendo mostradas, surge agora a versão final. O Android 9 Pie está lançado e traz tudo o que a Google tem vindo a prometer.
Não é novidade que esta versão do Android fará uso intensivo da inteligência artificial para conseguir controlar de forma muito firme a gestão de recursos no smartphone, conseguido assim que se obtenha mais de qualquer equipamento.
Um desses focos será mesmo na gestão de energia e na forma como as apps vão poder funcionar, passando a haver uma monitorização constante destas, para que estejam controladas e sem exigir demais do sistema.
Outro ponto importante é também o novo sistema de controlo do Android, que será baseado em gestos e que deixará de exigir ao utilizador que interaja tanto com o Android. Tudo estará mais simples de aceder e de controlar, com simples gestos.
Claro que com a presença da IA, a Google também consegue prever que apps os utilizadores vão usar e por isso irá, com o Slices, dar informações úteis para os utilizadores, mesmo antes destes abrirem as apps.
Mas como existe uma crescente preocupação com a utilização excessiva dos smartphones, o Android 9 Pie vem também preparado para interagir com os utilizadores e mostrar que é tempo de parar. Para além de mostrar os tempos de utilização do smartphone e das apps, será também possível definir limites à utilização.
O Android 9 Pie começará hoje a ser distribuído, via OTA, para os smartphones Pixel, e nos próximos meses para todos os que estão no programa Beta. Os restantes dependem apenas das marcas para que a novidade chegue aos seus equipamentos.
Este artigo tem mais de um ano
mais um pouco de meses chega-mos o 10
Queres que tos cheguem?
O meu P10 plus talvez lá para maio de 2019….ou se baixar de preço significamente compre o pixel 2 Xl
Quase que ficava entusiasmado se não estivesse ainda à espera de receber o Android 8…
Enquanto a Google não resolver a série o problema com os updates do Android, este será sempre um capitulo em que a Apple estará significativamente à frente.
No fim do ano ou compro um Pixel 3 ou mudo-me novamente para iOS.
Geralmente os problemas com os updates são das fabricantes, a não ser que voce possua um pixel, e existe a “garantia” de ao menos 2 anos de atualizações do sistema, lembrando que correções de bugs sempre são feitas
Várias marcas oferecem 2 anos nos seus modernos de gama média e alta.
a questao nao é os 2 anos..é mesmo o timing de cumprir o que dizem.
Saiu agora o P…vais ver os meses que vai demorar as empresas a colocar nos seus aparelhos, se fosse na Apple amanha ja estavam com mais de 80% instalados. No P se para o ano por esta altura tiver 10% já é muito.
Exatamente. Apesar da Huawei garantir que o meu device vai ter Android 8, o que é certo é que quando chegar já se passou mais de 1 ano desde que saiu, estando já no mercado o Android 9, o que é ridiculo.
Como o João disse e bem, com iOS isso não acontece, no próprio dia em sai, é gigante o número de devices que é imediatamente atualizado, incluindo devices com bem mais de 2 anos.
Não faz sentido os fabricantes de devices Android andarem cada vez a colocar o último grito de hardware nos seus devices quando não conseguem garantir a devida atualização do SO atenpadamente e por um longo periodo de tempo.
Apple além de fabricar apenas celulares Top de Linha, ela fabrica seu processador próprio e ela mesmo desenvolve seu Software. Além disso, a quantidade de modelos de iPhone é baixa e com configurações “padronizadas”.
A Samsung, Xiaomi, Huawei e outras marcas, elas fabricam um celular para cada tipo de usuário, com diferentes processadores, memórias, e etc… Além da customização própria que cada fabricante faz no sistema para ficar com a sua identidade.
Uma forma que a Google ta tentando mudar isso é o Projeto TREBLE, onde ela divide o sistema Android por “camadas”, uma camada seria o sistema original que as fabricantes receberiam diretamente da Google e outra é a camada de modificações das fabricantes que no que foi dito não precisaria ser modificado toda vez que fosse lançado uma nova versão do Android.
Eu tenho um Xiaomi Redmi 5 Plus, graças ao Projeto TREBLE que tornou o Android P(9.0) basicamente universal, eu consegui colocá-lo no meu Redmi e estou curtindo muito essa versão, principalmente o sistema de navegação que me agradou bastante.
Eu compro um computador com W10, da lenovo, hp, asus, dell etc…
Quem atualiza a versao do SO?
Eu compro um iphone. Quem atualiza o SO?
A cuscoid so tem é de trabalhar para atualizar o SO e não os fabricantes. Dá trabalho compatibilizar tudo, pois dá…
Ou adquires um telelé com Android One, como os Nokia, Xiaomi MI A2, etc. A Nokia garante 2 anos de atualizações do sistema
Sinceramente entre Pixel 3 e iOS, se o que te importa mais são as atualizações ficas mais bem servido com um iOS. Porque a Google garante apenas 2 anos enquanto que a Apple até agora tem dado entre 4 a 5 anos de atualizações.
O IOS é mais rapido a ter os updates no aparelho, nao faz dele um SO melhor.
Cada vez está mais lento, mais confuso e menos user friendly. Não é personalizavel e zero de flexivel.
Já o Android a cada versao é mais rapido, mais fluido e mais user friendly. O UX/UI sempre a melhorar e se nao gostares, podes alterar por centenas de alternativas que ha por ai de qualidade. Também gostava que os updates fossem mais rapidos…mas de longe prefiro o SO Android do que o IOS, e tenho ambos e trabalho com ambos diariamente.
Atenção que eu apenas falei em termos de atualizações. No resto há vantagens num e vantagens noutro. Neste momento uso iOS mas o Android é excelente em muitas coisas, também.
Em atualizações o iOS é bastante superior ao Android e quanto a isso não há dúvidas. Depois no resto, isso depende muito do gosto de cada pessoa.
sim é verdade o que dizes, ja referi isso tambem num post acima.
Com tanta “paneleirice” nova espero que desta vez disponibilizem m3rdas tão simples de forma nativa como separar o volume das notificações e toque
Qual a versão que usas? Já ha algum tempo que tenho essa opção.
Quando ajustas o volume (no home screen) não tem uma seta ao lado?
ahah não sei que android usas.
Pelo menos o meu com o 4.4 tem essa função
Ya eu sei 🙁 Não entendo como uma cena tão básica não é disponibilizada na versão 8.1.0
sabes que a vantagem do android é que é superrrr flexivel certo?
https://www.guidingtech.com/separate-ringtone-notification-volume-android/
pesquisa é para fracos ahahahah
eu estou garantido tenho o Xiaomi MI A1 cada um tem o que merece eu nao ando aqui a dormir mas parece que muitos andam olhando os comentários dos inuteis de sempre
Se não amdasses a dormir tinhas comprado un nokia que atualiza mais rapidamente.
Tens um Xiaomi Mi A1 e tens o o volume das notificações de forma nativa separado do volume do toque? Deves ter comprado isso ali no cigano da feira. É que a versão Android One 8.1.0 NÃO tem isso!
que eu saiba o zeze nao te respondeu a ti. fez um comentario sobre os updates e nao sobre o som. se parasses tanto de chorar e procurasses alternativas na play store talvez encontravas solucoes para o teu problema
És uma estrela.
Só podias ser superior aos outros e não andares olhando os comentários dos inúteis…
Tenho um Essential Phone e já recebí o update via OTA.
Não digo que não seja verdade, mas vai contra o que a Google escreveu não anúncio do lançamento:
“And devices that participated in the Beta program from Sony Mobile, Xiaomi, HMD Global, Oppo, Vivo, OnePlus and Essential, as well as all qualifying Android One devices, will receive this update by the end of this fall.”
Olha… parece que se confirma mesmo:
https://twitter.com/essential/status/1026516461907369984
Tweet da Essential: ” We’re proud to bring Android 9 Pie to Essential Phone the same day it´s released! Check your phone now for the update.”
woha! isto sim é o project trebble em acção!
o Trebble não garante isso infelizmente, dado que os fabricantes continuam a ser eles que decidem se o update é feito ou não.
Abc
não garante, mas facilita imenso. Basta um dos fabricantes das dezenas de componentes que requer atualização firmware não suportar o update que é logo para esquecer ou esprar muito mais meses
juro que se lancarem uma versao 2 do essential phone vai estar na minha lista de proxima compra.
pena é estarem com dificuldades. mas sao destas empresas que admiro, mesmo com dificuldades nao baixam a bola nem a qualidade do servico.
Parece que vai demorar um pouco mais a chegar ao meu OP3T. Mas como diz o ditado, mais vale tarde que nunca…
Mais fragmentação! Espetáculo! A meta da Google deve ser 0% de utilizadores na última versão do Android
(eu tenho Android 8.0 neste momento, não sou Android hater nem nada que se pareça, apenas tenho olhos na cara)
P.S. Já agora não venham com a desculpa que a culpa é dos fabricantes quando não é, vejam o exemplo do Windows 10.
Comparação sem sentido.
Porventura algum fabricante personaliza o SO Quando se trata do W10, tal como acontece no Android, em que cada fabricante tem a sua versão, com excepção dos que usam o Android One?! Pensa, pensa…e talvez chegues a uma conclusão.
Sinceramente não percebo o teu ponto de vista claro que o que dizes é verdade mas basicamente estás a desculpar os fabricantes de fazer não fazer updates apenas porque gostam que oferecer versões Android cheias de bloatware desnecessário… O facto das updates não serem fáceis de integrar tal como no Windows 10 é decisão da Google e estarem-se a cagar para isso desde a primeira versão Android é a escolha deles.
Gosto muito do android mas enquanto não resolverem o problema dos updates… Que me interessa todas estas novidades se são apenas para 1 por cento das pessoas que têm muito dinheiro para deitar fora em telemóveis de última geração. Se não for assim um telemóvel com 2 meses antes desta versão só será actualizado quase um ano depois … Já é ridiculo. Não mudo para IOS mas é ridiculo.
Na verdade, depende de nós fazer com que os fabricantes se dignem efetuar as atualizações. Como? Não adquirindo aquelas marcas que não atualizam o sistema operativo nem efetuam as atualizações de segurança. Comprando por exemplo modelos com Android One, porque há cada vez mais modelos no mercado e a preços competitivos.
Já vimos que recorrer aos tribunais para o efeito não funciona, embora seja muito aborrecido para as marcas por causa da má publicidade. Então, está na nossa mão fazer algo: comprar daqueles que respeitam os clientes e cumprem com as suas obrigações e denunciar as marcas que se limitam a receber o preço e a apresentar novos modelos para venda aqueles que estão desatentos.
Os meus filhos já têm o Android 8.1.0 nas máquinas deles. São utilizadores de MiA1!
No meu caso, ainda estou com o 8.0.0, sendo que o próximo será o 9… que chegará talvez no final do ano.
Cada fabricante faz o que acha mais lucrativo, certamente a xiomi etc não faz os updates para ser o “bom da fita”, mesmo em marcas “boas” com updates dão suporte durante quanto tempo? 2 anos no máximo, chegámos ao ponto de 2 anos ser o melhor dos casos salvo raras excepções… Desculpem mas para mim 2 anos não é suficiente, nem perto.
Alguém me pode dizer se os dispositivos com Android One irão receber o Android 9 ?
Já sei que vou ter que esperar 3 anos pro LineageOS lançar o Android P.
Só o tempo que esperei pelo Oreo, foi incontáveis anos.
Este para mim vem “aPé”, como sou novinho ainda estou no 7, e ainda nem idade tenho para comer Oreo.
Daqui a pouco sai todos os meses novas versões, o 8 a versão estável tem pouco mais de 6 meses.
Atenção que as actualizações de SO são disponibilizadas pelos fabricantes, eu tendo um pixel recebi logo a actualização para o PIE, este deveria ser o procedimento para todos os fabricantes.