Android 14 tem funcionalidade escondida para combater bloatware e isso são boas notícias
A quase totalidade dos fabricantes que usa o Android tende a colocar apps não solicitadas e bloatware nos seus smartphones. Estas não são pedidas pelos utilizadores e nem sempre simples de remover, consumindo recursos. Isso pode em breve mudar com o Android 14 e uma funcionalidade escondida. Infelizmente, esta não vai ser acessível a todos.
Android 14 quer combater o bloatware
É grande a quantidade de apps que os fabricantes colocam nas suas personalizações do Android. Estas repetem o que o sistema já oferece e são desnecessárias em muitos casos. Estas são, inevitavelmente, bloatware, que dificilmente os utilizadores conseguem remover dos seus smartphones; e, caso consigam, retornam.
A somar a estarem ali presentes, estas apps consomem recursos permanentemente e sem qualquer necessidade. Seria esperado que a Google ou os fabricantes permitissem remover estas propostas, algo que, na verdade, não acontece, pelo menos de uma forma simples e rápida.
Apps deixam de consumir recursos
Uma novidade vem agora abrir um novo caminho, ainda que tenha uma condicionante muito importante. Uma funcionalidade menos conhecida do Android 14 permite colocar em pausa a utilização do bloatware, que assim não terá nenhum impacto para o equipamento e para o utilizador.
Do que é descrito, irá reduzir o uso de memória e bateria de apps pré-instaladas. O Android 14 irá verificar as partições do sistema no primeiro arranque. Se uma nova app com a chamada "atividade de inicialização exportada" - uma app que pode ser lançada por um ícone no ecrã inicial - for detetado durante essa verificação, a app será colocada num estado "PARADO" até que seja aberta pelo utilizador.
Infelizmente não é para todos os smartphones
A notícia menos boa neste caso é que a ativação desta funcionalidade não depende da Google ou do utilizador. Está nas mãos do fabricante ter esta opção presente e a funcionar nas suas versões do Android. Também podem ativar a funcionalidade, mas adicionar apps pré-carregadas a uma lista de permissões para poderem consumir recursos do sistema sem serem lançados primeiro.
Este é um passo importante, ainda mais se a Google tornar esta funcionalidade uma base nas próximas versões do Android. Finalmente, o bloatware poderá ser removido ou, pelo menos, colocado em pausa, de forma permanente.
Este artigo tem mais de um ano
é preciso cartão de crédito????
Simples, comprem um Pixel e o problema do bloatware está resolvido
Podes ter a certeza que sim, não vejo nenhumas aplicações de outras empresas a não ser da Google.
E a Google por acaso deixa desativar a maior parte das aplicações Google que vêm no Smartphone.
No que respeita a nível de segurança deveria ser disponibilizada para versões anteriores, como por exemplo o android 12 e 13.