Android 10: as 10 novas funcionalidades que deve conhecer
O Android 10 chegou e já está a chegar a muitos equipamentos, além dos habituais Google Pixel. A Xiaomi, OnePlus e Essential já lançaram atualizações para alguns modelos, e em breve outras marcas seguirão o seu caminho.
Mas afinal o que traz de novo este Android 10?
O Android 10, desta vez sem doces ou guloseimas, chegou. A Google lançou a nova versão do seu sistema operativo com grandes novidades e melhorias esperadas.
Para que perceba exatamente quais as grandes novidades associadas a este sistema, elencámos as 10 principais.
10 novas funcionalidades do Android 10
1 - Legendas em direto
A primeira grande novidade do Android 10 é a possibilidade de legendar de forma automática qualquer vídeo, podcast ou mensagem de áudio. Além disso, esta possibilidade está também disponível para os vídeos gravados com o próprio smartphone. O melhor de tudo é que não requer ligação à Internet.
2 - Respostas inteligentes
Já existem vários serviços de mensagens que oferecem respostas automáticas, com base naquilo que é recebido em mensagens. No entanto, o Android 10 promete elevar a utilidade dessa funcionalidade, oferecendo, além de respostas, outras ações associadas.
3 - Amplificador de som
O novo Android 10 passa a permitir filtrar o som para que ouça tudo à sua volta de uma forma mais clara e sem ruído de fundo. Esta funcionalidade estará disponível tanto em conversas, a assistir vídeos ou até durante uma palestra. Basta para tal, ligar os fones ao smartphones e ajustar os parâmetros desejados.
Poderá testar já esta funcionalidade através da app para Android Amplificador de som, disponível gratuitamente na Play Store.
4 - Navegação por gestos
A navegação por gestos não é uma novidade deste novo Android, mas agora vem ainda mais optimizada. Os gestos são mais rápidos e ainda mais intuitivos.
5 - Tema escuro
O Dark Mode veio para ficar. Os utilizadores já estão conquistados e exigem cada vez mais esta funcionalidade. Além da poupança de bateria associada a muitos dos smartphones atuais, ainda permite dar algum descanso aos olhos dos utilizadores.
Para perceber mais sobre o Dark Mode e a poupança de bateria associada, leia o seguinte artigo:
6 - Controlo parental
O controlo parental poderá ser utilizado também aplicado a muitos pais :). No entanto, o grande intuito desta nova funcionalidade passa por, de forma nativa, restringir e ajudar as crianças a terem uma relação mais saudável e controlada dos smartphones.
É assim possível definir limites de tempo de ecrã, visualizar atividades, gerir apps e restringir conteúdos e ainda ver por onde andam as crianças.
7 - Bem-estar digital
Ora, é aqui que se fala no controlo que cada um de nós deve ter mais sobre a utilização de smartphones. Isto porque o problema não está apenas associado às crianças.
O novo Android 10 tem assim uma funcionalidade melhorada que irá ajudar qualquer utilizador a ter uma relação mais saudável com a tecnologia.
8 - Updates de segurança mais rápidos
A segurança é uma preocupação de qualquer empresa que atue na Internet. A Google pretende agora que as atualizações de segurança sejam oferecidas de uma forma mais regular, sem estar dependente das atualizações disponibilizadas pelas marcas. Assim, passarão estas a ser feitas diretamente através da Play Store.
9 - Privacidade
O tema da privacidade está a ser encarado com maior seriedade. A Google pretende assim que o utilizador tenha ainda mais controlo sobre aquilo que partilha com terceiros e, por isso, o Android 10 passa a apresentar novas configurações associadas.
10 - Controlo da localização
Por fim, o destaque está também relacionado com a privacidade. O utilizador vai poder passar a controlar a sua localização por app, ao invés de partilhar a localização de forma indiscriminada com qualquer uma.
Este artigo tem mais de um ano
Será que o Xiaomi Mi A1 (Android One) atualmente com o Android 9 (Pie) vai receber o novo Android?
Sim. Está no contrato de teres android one
Não está não.
O Android One só garante:
-Atualização do Android garantida por pelo menos dois anos;
-Atualizações mensais de segurança por pelo menos três anos;
Sendo que já passarem dois anos desde a data de lançamento do Xiaomi Mi A1, não tens nehuma garantia que vas receber o android 10 nele, muito provavelmente vais ficar pelo 9 .
Só tenho recebido as atualizações 1 ano depois.
para a próxima escolhe um dispositivo android one, de preferência da nokia
E já não é mau visto que tive um telemóvel que 5 anos depois não tinha recebido ainda atualizações. Os atrasos não fazem sentido
Será que é desta que fazem uma coisa tão simples como separar o volume do audio das notificações do audio do toque de chamada … ?
já está disponível no 9.0 essa funcionalidade, pelo menos no ASUS Zenfone 5Z.
Em versões costumizadas pelas marcas essa feature esta disponivel, no entanto na distribuição “barebone” Android One não existe essa opção 🙁
Se tiveres o Android 9 já é assim 😉
Compra um Samsung que isso passa (e já aos anos)
Eu deixei a Samsung pois updates nepia…so tens durante 2 anos , e depois bye bye updates.
Além de serem mais lentos que os Xiaomi ou Huawei.
Deves estar num mundo ou numa dimensão à parte. A Huawei é 20 vezes pior do que a Samsung no que respeita a actualizações. Até porque esta ultima actualmente nada tem a ver com o antigamente. A Samsung nesse aspecto evoluiu muitíssimo!
Só recebo atualizações 1 ano depois e tenho um Samsung.
Se for dos de 200€ acredito, se tiveres um topo de gama tens 2 anos de updates entre versões e 2 a 3 anos de updates de segurança
Ridículo.
O meu smartphone sempre teve gestos 😀
O gesto de dar à corda quando está lento?
Fiz o update do Android Pie: gestos não achei assim tanta piada, dark mode não é grande coisa porque nem todas as opções estão cobertas e a mescla fica mal, legendas é mito, ainda não tenho nada, respostas inteligentes até podem funcionar… Mas acho que só em inglês
Como fizeste o update?
Tenho um Mi A2 e não aparece nas atualizações automáticas…
Excelente artigo,Maria Inês Coelho,muito bom mesmo,muito completo.Sobre o Android 10 tenho muita pena porque o meu Xiaomi Redmi Note 5 não o vai poder receber,mas já o Xiaomi Redmi Note 7 já o vai receber.Pode ser que para o ano haja um smartphone que me atraia e que já venha com o Android 10 e eu o possa comprar.Vamos a ver se será possível. 🙂
me rio quando fala em privacidade num sistema operativo aberto. ahahahaha
Que português estranho…
me rio quando fala em privacidade num sistema operativo proprietário hahahaha