Ainda é necessário antivírus no Android em 2018?
O Android é, sem dúvida, um dos sistemas operativos para smartphone mais famosos do Mundo, estando instalado na grande maioria dos equipamentos que estão disponíveis no mercado.
Deste modo, é fácil de perceber por que é que grande parte do malware para smartphones que circula por aí tem como alvo os smartphones que correrem o sistema operativo da Google.
Mas será que, em 2018, ainda precisa de um antivírus no seu Android?
Malware VS Senso comum
Muita gente pensa que as aplicações de antivírus para Android são inúteis e que na grande maioria dos casos a instalação de malware nos dispositivos pode ser evitada estando atento aos links em que se carrega.
No entanto, esquecem-se que só no ano passado foi descoberto imenso software malicioso que tinha os smartphones Android como alvo. Por muito controlo que haja por parte da Google é praticamente missão impossível controlar tudo o que se passa na plataforma.
Portanto, faço outra pergunta...
Será que nos podemos dar ao luxo de utilizar apenas o "senso comum" como proteção?
Claramente que a resposta é não. Se quer estar verdadeiramente seguro deve instalar um antivírus de confiança.
Vírus para Android?
Um vírus no Android é um tipo de software malicioso (malware) do mesmo tipo que tem ameaçado o seu computador durante várias décadas. À medida que a plataforma Android se desenvolve e o número de utilizadores aumenta, também o número de potenciais ameaças aumenta.
Vários relatórios de segurança informática, a maior parte realizados por empresas de antivírus e segurança informática, mostram que o risco aumenta ano após ano e o número de ameaças a que os nossos smartphones estão expostos é cada vez maior.
Quer acredite nestes relatórios ou não, é sempre bom saber em que consiste este tipo de malware e de onde é que ele vem.
De onde é que vem o malware para Android?
A Play Store da Google é o grande alvo dos mal-intencionados e onde tentam esconder as suas aplicações que depois atacam os nossos smartphones. Devido ao grande volume de apps que todos os dias chegam à loja de aplicações da Google e ao elevado número de downloads, é praticamente impossível filtrar tudo e controlar totalmente a plataforma.
Mas a Google está a tentar melhorar. Como o sistema de segurança Play Protect desenvolvido pela Google e anunciado na Google I/O de 2017, a gigante de Silicon Valley promete aumentar a proteção dos smartphones Android. O Play and Protect verifica as aplicações da Play Store antes de serem descarregadas para o smartphone garantindo mais uma camada de proteção.
Ainda assim, o malware não chega aos dispositivos apenas através de apps. É necessário ter cuidado com e-mails que trazem anexos e outros ficheiros cujo download possa ser feito automaticamente a partir de outras aplicações.
Para além disso, é necessário ter cuidado com os APKs não verificados que é possível instalar no smartphone. Muitas vezes parecem seguros mas, na verdade, contêm software perigoso que coloca em risco a privacidade e segurança do utilizador.
"Do you think the average user on Android needs to install antivirus apps? Absolutely not."
Adrian Ludwig - Engenheiro de Segurança Android
A minha opinião - Antivírus ou não?
Sendo eu um utilizador Android que já viveu a experiência de ter malware no smartphone e que perdeu imenso tempo para voltar a ter um dispositivo saudável recomendo que toda a gente instale um antivírus.
Pode ser muito útil verificar periodicamente se existem ameaças presentes no seu smartphone, e limpar ficheiros que simplesmente são lixo.
Não concordo com o que foi dito por Adrian Ludwig porque penso que são as pessoas que não dominam tanto a tecnologia que precisam de estar mais protegidas. Dentro de pouco tempo o Pplware irá lançar uma lista das melhores apps antivírus para Android.
Fique atento!
Este artigo tem mais de um ano
90% das pessoas idosas e putos com smartphone usa Android.
Portanto está tudo dito.
As pessoas idosas quase não usam smartphone e as poucas que usam quase não fazem downloads; os “putos” com smartphone sabem tanto ou mais disto que os adultos e normalmente são os jovens adultos que se põe a instalar apk para verem jogos de futebol ou jogos pagos pirateados que põe em risco.
Até agora em dezenas e dezenas de pessoas com Android e IOS não conheço ninguém (exceto uma com um BQ que se comporta como se tivesse, se bem que não foi instalada nenhuma APP) com malware ou sinais deles.
O medo dos updates e/ou vírus são muito induzidos, a maioria (tal como no PC) são auto induzidos pelo utilizador (páginas de pirataria, sexo ou futebol grátis, jogos alterados ou pen de outras pessoas infectadas)
????
Digamos que 90% do mundo usa
Ora nem mais
Boas,
Eu utilizo o centro de manutenção da Samsung do note 8 e nunca se tive problemas.
Cumprimentos
Para mim, eset para android ,foi a unica solução para um Bluboo
Bluboo s1? Usamos o mesmo eset e s/ dúvida alguma, excelente. Abr 😀
@tomas santiago, é possivel saber o que fizestes para infectar o teu tlm?
Ainda hoje não sei. Caso soubesse provavelmente não seria da opinião de que o melhor é usar um antivírus. Simplesmente nunca mais faria o poderia ter feito, não é?
Como não sei, a partir daí comecei a usar antivírus.
Abraço
obviamente fez download de apks de sites nao confiaveis ou foi de algum pop-up lul
Alguém sabe de um bom e barato? Pena não ter espaço para o instalar visto que o meu telemóvel é uma porcaria.
Pode optar pelo 360 que é gratuito; a versão premium custa uns 15 euros por ano; entre outras opções, pode experimentar este.
http://www.360totalsecurity.com/pt/
Uso imenso, e gosto, apenas um defeito: mais falsos positivos que a média, no entanto, é gratuito e faz bem o trabalho. Por ser chinês, talvez abra backdoors, mas para já é especulação, não há provas que o faça mesmo.
McAfee muito bom e gratuito, muito eficaz na web (vários browsers), limpa ficheiros inuteis, cache, bloqueia chamadas e sms indesejados, bloqueador de apps, segurança wifi, etc. No pro tens apoio personalisado… Eu acho bom, já me foi utíl.
Para telemovel/tablet? ESET Mobile Security: 9.99€/1 ano.
Para PC? ESET Antivirus: 24.99€/1 ano.
Fica mais barato quantos mais anos forem adquiridos.
Ok, obrigado. Pena não ter espaço no telemóvel. No PC tenho o Kaspersky Total Security e o Malwarebytes versão paga se bem que no caso deste último não corre de início no sistema para evitar possíveis conflitos. Será que mesmo assim eles podem ocorrer se estiverem os dois a correr ao mesmo tempo? Eu tenho o Malwarebytes porque detecta muitas coisas que o outro não detecta.
Bitdefender. Até a versão Free é de alta eficiência.
Pesquise sobre ele e seja feliz.
O Knox da Samsung não cumpre bem a função?
Não consigo compreender como é que uma aplicação de antivírus (sem acesso privilegiado ao sistema) pode providenciar uma proteção eficaz quando as aplicações Android estão isoladas umas das outras e não é possível analisar a um antivírus fazer o mesmo tipo de análise que se faz num PC. A análise de tráfego (que pode ser cifrado) e dos APKs descarregados é apenas uma pequena parte que dificilmente pode garantir uma segurança eficaz a todos os vetores de ataque.
Não digo que o trabalho de análise forense das empresas de antivírus não seja importante, mas pessoalmente quando aparece um estudo destas empresas a dizer que o Android é inseguro, sinto necessidade de questionar a idoneidade destes estudos, pois o objetivo parece-me ser o de vender os seus produtos.
Pessoalmente conheço dezenas de pessoas com dispositivos Android e não tenho conhecimento pessoal de nenhum caso de dispositivos infectados… Se calhar estamos todos infectados e não sabemos…
Completamente de acordo.
Trabalho com tecnologia da informação há 35 anos e posso garantir que quase um terço dos dispositivos estão com algum tipo de malware.
Bons antivirus: Norton (já usei e é muito bom, o apoio deles é bastante bom, atenderam a um pedido meu rapidamente). Kaspersky (uso actualmente e estou bastante contente, mas o norton é melhor).
ok, mas pelo menos que sintomas tinha o teu tlm qd era infetado? ou que de errado lhe tava a acontecer? cm te apercebestes k era infetado? e cm te livraste da infecçao?
Era um ficheiro específico que me aparecia numa pasta no armazenamento interno do smartphone (não me lembro do nome). Comecei a notar que tinha 2 ou 3 apps e que estava sem espaço. Sei que na altura fui pesquisar e cheguei à conclusão que a única forma de eliminar a pasta era reinstalar o SO (precisei de software específico). Foi o que fiz. Livrei me do malware e voltei a ter o smartphone operacional.
Abraço
Uma vez entrei no site de Farmácias de Serviço pelo smartphone Android, e começou a aparecer algo estranho como que estava a instalar algum malware, como uma barra a progredir uma instalação. Cliquei várias vezes para trás para desaparecer. Foi o mais estranho que me aconteceu.
Antivírus no Android é completamente useless na maioria dos casos e concordo com o Adrian.
As aplicações antivírus no Android não têm low-level access o que significa que têm as permissões limitadas (ao contrário do que acontece por exemplo no Windows), por isso não existe nenhum mecanismo nas aplicações antivírus que permita impedir a instalação de outras aplicações, detectar exploits ou mesmo impedir o acesso a determinados sites.
A única coisa que as aplicações antivírus podem fazer é a verificação de do package e comparar com uma blacklist e emitir um alerta de malware, mas este mecanismo é tão fácil de se ultrapassar que faz disso um processo inútil, basta uma alteração no nome do package e o antivírus deixa de o associar a qualquer referencia na blacklist enquanto esta não for adicionada ou ainda mais ridículo se torna no caso de modded apks já que estas tem o nome do package igual ao original, por exemplo pode fazer um package com.spotify.music com malware que não pode ser adicionado à blacklist porque nesse caso sempre que se instalasse o package original também iria dar alerta de malware.
Depois alguns dos antivírus têm também o network monitor que de pouco ou nada serve porque apenas consegue fazer o scan do tráfego e na loucura bloquear o tráfego mas mais uma vez com base numa base de dados, o que cai por terra no caso da troca de dados ser feita de forma segura, para piorar a intersecção e registo desta atividade consome muita bateria, recursos do equipamento o que criar lag e pode resultar também num consumo extra de dados, esta actividade nem as ferramentas da Google conseguem parar e tem de ser feita uma analise por parte do utilizador, quem não sabe pergunta, ainda assim é uma melhor solução.
Da mesma forma que as empresas que criam estas aplicações criam bases de dados com aplicações maliciosas, a Google faz o mesmo e até de forma mais eficiente já que os mecanismos de protecção da Google estão inseridos nos Google Play Services que têm low-level access e por isso têm permissões de sistema em vez de estar restritas a sandbox do package com.google.android.*, conseguem fazer scan a todos os serviços que estão a ser executados, ter acesso às directorias criadas no sistema por cada aplicação e ai sim detectar aplicações maliciosas sem ter de depender exclusivamente do nome do package.
Isto é feito deste modo desde 2014 de forma continua e incluindo aplicações de fontes não oficiais.
Existem aplicações antivírus que prometem ser mais eficientes obtendo acesso root, o problema é que uma aplicação maliciosa consegue também obter acesso root e bloquear os mecanismos de defesa que as aplicações antivírus possam ter e de forma muito mais agressiva parando toda a actividade do antivírus, ou seja, torna a aplicação de tal forma inútil que empresas como por exemplo a Kaspersky aconselham mesmo a não fazer root.
Para terminar o sucesso das aplicações antivírus em Windows é de tal forma grande que estas tiverem de exportar os serviços para um dos sistemas mais usados em todo o mundo, fazendo uso da fama para conseguir mais alguma reputação e uns bons trocos.
PS: Só para comentar os dados do gráfico deixados no texto, este está complemente descontextualizado, está a servir de suporte a uma teoria que não faz parte da investigação original.
No gráfico estão contabilizados ficheiros que não são detectados por aplicações antivírus e que exploram falhas no próprio sistema Android, ou seja, que os antivírus não conseguem travar, são falhas resolvidas através de Security Patches lançados pela Google, por isso com ou sem antivírus estes ficheiros podem estar nos equipamentos e estas falhas continuam a existir e ser exploradas se a OEM/carrier não actualizar os security patches.
useless na maioria dos casos … concordo (já passaram pelas mãos vários androids com e sem root e nada) no entanto se o telemóvel aparecer constantemente com publicidade para clicar…antivírus nele. no meu caso um Bluboo com android 6 de um dia para o outro começou a fazer o download de um ficheiro para a pasta de transferências, sempre que apagado voltava a ser descarregado. Para alem de encher o telemóvel de publicidade, ainda alterava a proteção para aceitar apk´s de terceiros…como disse anteriormente única solução depois de testar vários foi o eset. Ps: continua free e o problema desapareceu.
então e para o IOS???
Eu uso anti vírus bom senso e até hoje nunca tive problemas.
Podem experimentar grátis ! deixem os vossos comentários por favor. https://play.google.com/store/apps/details?id=com.bsafeantivirussecurityboostandroid.googleplay
uso android há anos e nunca usei antivírus, nem tenciono começar a usar, o melhor antivírus continua a ser o utilizador…
android user desde 2012, vários dispositivos. eu e muitas pessoas à minha volta.
Zero de malwares, tem de saber por onde anda e perceber as diferenças entre genuíno e cenas estranhas.
O eng de segurança está a trabalhar bem para garantir o seu posto de trabalho..
Mas concordo contigo, nunca os vi, já vi foi gente instalar programas chatos de limpeza que enchem de notificações, mas isso eu deito fora e problema resolvido.
Nunca foi preciso antivirus no android, porque é que em 2018 seria diferente?
então mas o android não vem do linux? também usam antivirus no linux?…
É mito essa questão de que não existe arquivos nocivos para Linux.
Ainda bem que tenho o SO morto e enterrado Windows 10 Mobile.
O SO Mobile mais seguro até á presente data.
Boas Pplware.
Já chegaram a fazer a análise dos melhores antivírus para Android?
Novidades deste artigo?
Obrigado!
Qual o mais acertado para o Android que seja free
Ola alguém sabe me dizer qual o melhor antivírus grantes para o novo Samsung galaxy a7 2018?
Sugiro soluções BitDefender. Pesquise e comprove.
Apenas instalo aplicações a partir da Play Store da Google e tenho desmarcada a permissão de instalação de aplicações de fontes desconhecidas, no entanto verifiquei que tinha sido instalada sem minha permissão uma aplicação chamada 7me que segundo pesquisa na net pertence a uma igreja e que serve entre outras finalidades para se pagar o dízimo. Desinstalei mas passados uns dias lá estava de novo. Voltei a desinstalar, já passaram uns dias e não voltou a aparecer na lista de aplicações instaladas mas não fiquei tranquilo e vou experimentar o Avast Mobile Security a ver se deteta algo suspeito.