Urgente! Se tem uma destas 15 apps no seu Android remova-as imediatamente
A Play Store tem mecanismos de proteção dos utilizadores, mas por norma só são acionados quando os problemas surgem. Nesses momentos as apps são removidas da loja de aplicações do Android e os utilizadores alertados para os problemas.
É precisamente um desses processos que agora está a decorrer. Existem 15 apps que foram identificadas como malware e que devem imediatamente ser removidas de qualquer smartphone Android.
Novas apps com malware encontradas na Play Store
Este não é, infelizmente, um cenário novo no Android e tem-se repetido diversas vezes no passado. Desta vez são 15 apps que foram identificadas como tendo código malicioso. A sua função aparenta ser a apresentação de publicidade.
O problema parece ser diferente, pois o comportamento das apps foi alterado face aos que outras apresentavam antes. Os criadores destas aplicações marcaram-nas como atualizações de outras apps do Android ou da Google, impedindo a sua identificação ou deteção.
Estas escondiam-se no Android para não serem removidas
Desta forma também a sua remoção fica mais difícil, uma vez que enganam os utilizadores com este comportamento anormal. Estes não encontram as aplicações que estão a trazer a publicidade e desta forma também não as conseguem desinstalar dos smartphones.
Por outro lado, as apps não tinham nenhum ícone presente. Este desaparecia após a primeira utilização, ao mesmo tempo que era mostrado uma mensagem de incompatibilidade. O utilizador ficava neste caso com uma ideia de que a app tinha sido removida.
Os utilizadores eram enganados com os ícones apresentados
Também na Play Store do Android estas aplicações surgiam de forma muito discreta, procurando enganar os utilizadores. As apps foram, entretanto, removidas da Play Store, mas não existe a certeza de serem apenas estas a terem este problema.
A Sophos, que descobriu o problema, aconselha a sua remoção imediata do Android. Não será simples a sua deteção neste cenário, mas rapidamente os utilizadores as detetam. Ao todo foram 1,3 milhões os dispositivos a instalá-las, o que revela a grandeza do problema.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Sophos
Neste artigo: Android, Apps, malware, play store, utilizadores
Então é empate pq o google chrome não apaga seus arquivos após ser desinstalado do windows e mantem abertas as portas no firewall e deixa seu serviço de update ativo no PC.
Já nem o utilizador é o melhor anti vírus. Até porque certamente muita gente parte do princípio que, estando as aplicações disponíveis na loja oficial da Google, são seguras.
Os “piratas” andam sempre um passo à frente. Mas pelo que se tem visto, a segurança da Play Store anda dez passos atrás. E não só a segurança da Play Store. Software de segurança de empresas (idóneas) como a Kaspersky e a Symantec também andam bastante atrasadas, pelo menos no que toca à protecção de dispositivos Android. Veja-se o episódio relativamente recente do CamScanner; eu tinha a aplicação “marada” instalada, o Norton nada detectou. Instalei o Kaspersky, nada. Entretanto guardei o backup do APK e desinstalei, e para aí umas duas semanas mais tarde é que o Norton identificou esse APK como contendo malware.
Posto isto, penso que a segurança dos utilizadores, mesmo que baixem só as aplicações de fontes (teoricamente) confiáveis, neste momento depende apenas da sorte ou do azar.
Falou tudo
Antivírus não são 100% confiáveis, APENAS instale software reconhecido.
Outra app que recomendo desinstalar é o Facebook. Pode não ter código malicioso, mas o fundador é malicioso
De acordo 2000%.
Concordo, por isso nem uso o app, fica em segundo direto fazendo seilar o que, mesmo forçando a parada em pouco segundos ele volta a rodar em segundo plano, achei esse comportamento muito estranho e por isso uso o Facebook raramente.
Opera faz igual, só pra colher dados dos usuários. É cheio de permissões pra funcionar.
Veja: https://reports.exodus-privacy.eu.org/en/reports/com.facebook.katana/latest/
+1
Foi logo a primeira coisa que retirei do Android! Mesmo a versão “Lite” come imensos recursos para telemóveis com menos memória do que é normal ver, além dos “problemas” do costume.
Concordo plenamente.
Nada A ver Isso Se Você Parar Pra Pensar Todas Os Serviços Que Você Usa Seja No Smartphone,PC Etc.Usam Seus Dodos a Partir Do Momento Em Que Você Aceita a Política De Privacidade
Olha, essa é outra… não sei porque carga d’água certo dia aparece-me uma app chamada de Facebook no telemóvel sem eu ter instalado. Simplesmente desinstalei.
A própria google play é um “VÍRUS “autêntico. Para se aceder à loja de música só desinstalando as actualizações e nas definições bloquear todas as cedências automáticas e mesmo assim após nova activação de rede ou início volta tudo ao mesmo. Este fake já dura e perdura e a Google está-se completamente nas tintas em sinal de “respeito” para com os clientes !
Ainda bem que estes apps são do tipo que eu muito menos tenho e jamais uso, pq assim vai me proporcionar na garantia útil de vida do meu celular por muito mais tempo.
Então pq ao invés de alertar que esses apps instalam no cel e vem pelo Google play eles já não bloqueiam de uma vez pra evitar danos futuros??
Concordo Juliana…
Quais sao essas aplicacoes
Resumindo: não podemos confiar em mais ninguém, onde vamos parar?já passou da hora de repensar.
Oky nao tenho nenhuma das.
Boa tarde. Hoje em dia tem muita corrupção, cheio de informações inúteis, estamos no meio de tecnologias que estão avançando ainda tem risco para muita gente. Valeu.obrigado
Okay não tenho nenhuma
Fiquei feliz em constatar que não instalei nenhum desses apps.
Boa tarde a todos! Eu acho que os aparelhos deveriam vir so com os aplicativos básicos obrigatoriamente para dar suporte, é não vir com apps que não tem utilidade nenhuma, e que também ninguém fosse obrigado ter estes apps ao seu aparelho.
Devemos ficar vigilante
Também não tem nada desse.carlosguiomar
Nada é confiável no mundo virtual! Todo cuidado é pouco! Ter o básico já é arriscado!
Sempre o mesmo com as apps para Android. Dá para ver que o Google Play não tem controlo nenhum, não passa de um covil de malware. Também tenho um leitor de QR, o QR & Barcode Scanner, se calhar também tem malware, sei lá, fui buscar ao Google Play.
Deviam haver sites fidedignos que informassem sobre aplicações fidedignas, porque com o Google Play por si só não chega. O pplware lá vai dando informação sobre algumas apps.
Engraçado como existem vários “QR & Barcode Scanner”. O que tenho instalado tem mais de 100 milhões de downloads, os restantes devem estar apetrechados de malware.
ta mas como que faz pra desinstalar
Noooossaaaa, mais da metade já utilizei!
Não instalei nenhum desses e nenhum semelhante a esses e meu Android está com adwere. Anúncios agressivos, inclusive abrem vídeo de propaganda.
Após algumas semanas sumiram, talvez o Malwarebytes tenha bloqueado.
Acho curioso todos os comentários que vi por aqui abaixo. Primeiro de tudo o software android que corre no vosso android é gratis. Usado pela Google e outras empresas como forma muitas vezes de vender equipamentos e afins. Segundo cada um é responsável pelos seus atos. Terceiro deitar a culpa ao Google ou outra empresa que tem plataformas. Nada é seguro é certo mas pensem nos vosso comentários. Querem seguro usem apenas o disponibilizado pelo operador ou fabricante do vosso equipamento. Depois mantenham-se atualizados e se não puderem ou não quiserem depois não culpem que ajuda este mundo de tecnologias. Um bem haja a todos pois acho que não é fácil estás informado.
Por tantas vezes denunciei APPs que só servem pra enganar o usuário, como aquelas de atualização de RON, que só servem pra exibir propaganda e roubar dados, mas elas continuam lá.
Outra coisa sem solução, se trata dessa nova versão da Playstore, que não consegue instalar as APPs, fica atualizando e nunca instala, tendo que desinstalar as atualizações dela para poder ter as APPs atualizadas, ou tendo que recorrer a Yalpstore ou Apkmirror.