ANACOM: Vodafone é a operadora com melhor rede 4G na grande Lisboa
A ANACOM realizou um estudo de avaliação do desempenho de serviços móveis de voz e dados e da cobertura GSM (2G), UMTS (3G) e LTE (4G) disponibilizados pela MEO, NOS e Vodafone na Área Metropolitana de Lisboa, a qual abarca 18 municípios.
De acordo com os resultados, a Vodafone foi, no geral, a que apresentou melhor desempenho.
Com o objetivo de dotar o mercado de informação isenta sobre o desempenho destes serviços a ANACOM realizou um estudo com base nas:
- (i) chamadas e conversações, para avaliação do serviço de voz;
- (ii) transferências de ficheiros, de páginas web e de vídeos, para avaliação dos serviços de dados;
- (iii) medições de níveis de sinal das redes rádio, para avaliação da cobertura; resultando em 13 indicadores de qualidade utilizados para aferir o desempenho dos serviços e a cobertura rádio
Vodafone com melhor desempenho em LTE (4G)
O estudo relativo à Área Metropolitana de Lisboa revela que a cobertura rádio dos operadores analisados apresentou bom desempenho global. O serviço de voz apresentou bom desempenho global, não se observando diferenças entre operadores no que toca às capacidades de estabelecimento e de retenção de chamadas. Em GSM (2G) registaram-se os níveis de desempenho mais elevados, com diferenças pouco expressivas entre operadores; enquanto nas tecnologias UMTS (3G) e LTE (4G) se observaram desempenhos inferiores e as diferenças entre operadores foram mais significativas, destacando-se o melhor desempenho da Vodafone.
Nos serviços de dados, registou-se também um bom desempenho global, não se observando diferenças entre operadores no que toca às capacidades de estabelecimento e de retenção de sessões de dados, em todos os serviços analisados. Em transferência de ficheiros, registaram-se bons ritmos médios de transferência de dados, no download e no upload, com algumas diferenças de desempenho entre os operadores. Observou-se ainda uma variabilidade muito elevada deste indicador, com ritmos máximos em torno de 153 Mbps e 62 Mbps e mínimos de 0,2 Mbps e 0,7 Mbps, respetivamente em download e upload.
O serviço de navegação na Internet registou razoáveis durações médias de transferência de páginas web, de referência e pública, sendo pouco expressivas as diferenças entre operadores. Por seu lado, o serviço YouTube video streaming registou bom desempenho global sem diferenças expressivas entre operadores.
O trabalho de campo relativo a este terceiro estudo decorreu entre os dias 25 de maio e 6 e junho de 2020, tendo sido realizadas 972 chamadas de voz, 6550 sessões de dados e 589 937 medições de sinal rádio, correspondendo a aproximadamente 324 chamadas de voz, 364 sessões de dados e 65 549 medições de sinal rádio, por indicador e operador.
Foram percorridos 285 quilómetros em testes.
Este artigo tem mais de um ano
Como já usei as 3, não é nenhuma novidade para mim.
Das 3 a pior é a NOZ mas de longe.
Eu tenho excelentes resultados com a nos
No interior é aldeias e zonas mais remotas, a Vodafone lidera, já passei por vários lados de Portugal e eu tendo Vodafone e familiares tendo NOS e MEO a Vodafone è a única que têm sempre sinal ou mais rede é muitas vezes 3G e 4G.
Ja nas cidades quem usa fibra fica bem servido com serviços e fibra da Vodafone, velocidades garantidas, não è só publicidade, ou forçar os clientes aderir como è o caso das burlas da NOS onde já vários operadores tentaram burlar familiares fazendo de passar pela meo aos mais velhos para assinar contrato com a NOS
vai até às aldeia no meio do monte ali perto de cinfães e vês a qualidade da vodafone.
Vodafone a meses que não me acertam o valor das facturas que ficou definido no contrato, na próxima renovação vai ser um pontapé na bunda.
A Vodafone só para mim, só tem um mal atualmente.
O Router o último router que é o que eu tenho é muito mau. Sinal péssimo, muito fraquinho mesmo. Tive o antigo noutra casa, era um pequeno e o sinal era ótimo. Este Novo não vale nada.
Eu tenho o smart router 2.0 (2 anos +-) acho qu enão existe nada novo e aco que é muito bom.
Temos de ver que tem duas antenas 5GHz e 2.4 GHz e temos de perceber o que isso é.
Ora, 5GHz consegue-se um sinal muito superior, ou seja nas areas perto do router conseguimos um sinal muito equivalente ao LAN enquanto que o 2.4GHz é pensado para maior alcance e claro menos velocidade. Não há milagres que passem as paredes de cada casa mas uma boa localização do router é mais que suficiente. Eu que necessito de grandes velocidades optei por colocar um repetidor no andar de cima, mas a receber o sinal via LAN, mas isto para conseuir os 400 megas e não os 50 que apanhava.
Tente ver a que antena esta ligado. Por vezes por 20 ou 30 euros conseguimos ter os 400 megas em toda a casa.
Aqui na Madeira a meo tem a maior rede móvel mas a Vodafone está muito bem e no centro do Funchal consigo usar 4g+ que é super rápido é pena não ter mais 4g+ noutras zonas
Rede Vodafone na Madeira consegue superar a Meo… qualidade da chamada e pela rapidez nos dados 😉
Os preços é que hmm… contratos…. nao gosto nada de contratos..
Mas isto sou eu, e sim ja usei VDF e é excelente mas contratos é um nao
Já cheguei a essa conclusão tb.
Sim é verdade, mas a rede meo até na floresta tens rede,(Vodafone também) mas a meo tem uma rede que vem da Portugal telecom.
Mas na Madeira a rede móvel não tem tido investimento nenhum. Se usares os dados móveis da VDF na Madeira e os da Meo, notas logo diferença.
Olhando para este estudo, quem diria que a Meo é a pior…
E para quando a suposta partilha de antenas que anunciaram há não sei quanto tempo?
Ainda ontem no centro de Sintra (na rua) 4G e 3G zerinho na NOS, é só ridiculo.
Vodafone é super rápida em qualquer zona do país super a ZON sempre
Vodafone realmente esta muito bem na zona de Lisboae mais algumas.
Sopecam mesmo aquando das renovaçoes de contrato e correções de faturas, ai são uns autenticos trafulhas.
Sim, mas com alguma atenção conseguimos sempre tirar partido das situações. Sempre que fazem algo errado exijo o dinheiro de volta e ainda faço reclamação pelo site, não no livro e estao sempre disponiveis a entrar em contacto para esclarecer a situação. E por acaso oferecem-me sempre 1 mes de serviço para compensar. Mas 2 dois ocntratos de 2 dois anos so tive 2 situações e foi na altura de renovar e uma vez com as pilahs do telefone que nao trocavam e ao reclamar por email enviaram no dia seguinte um estafeta com um telefone novo.