Alerta utilizadores do iPhone/iPad! Remova já estas Apps
Hoje em dia são milhões os utilizadores que têm smartphones e que confiam em apps para guardar e analisar a mais diversa informação íntima. Dados como o nosso peso, ciclo menstrual, tensão arterial, ritmo cardíaco, desempenho sexual... tudo é guardado no nosso smartphone e não sabemos muito bem o que é feito com essa informação sensível.
Recentemente foi descoberto que muita desta informação é recolhida pelo... Facebook via apps instaladas nos nossos smartphones!
Apps iOS que partilham dados com o Facebook
A investigação pertence ao The Wall Street Journal e revela que existem várias apps para iPhone/iPad que partilham informação com o Facebook, que posteriormente é usada em campanhas publicitárias.
Por exemplo, a app Instant Heart: HR Monitor que é a app mais popular no iOS para registar a frequência cardíaca. No entanto, esta envia a frequência cardíaca de um utilizador para o Facebook, segundo as informações recolhidas nos testes do The Wall Street Journal.
O Flo Period & Ovulation Tracker, que tem 25 milhões de utilizadores ativos, informa ao Facebook quando uma utilizadora está menstruada ou pretende engravidar.
O Realtor.com, disponibiliza ao Facebook a localização e o preço das listagens que um utilizador visualizou.
Segundo revela a investigação do jornal, o Facebook obtém dados das apps, mesmo que nenhuma conta do Facebook seja usada para fazer login ou até mesmo quando o utilizador não tem conta no Facebook.
Esses dados são posteriormente avaliados por ferramentas de análise do Facebook que permitem segmentar os seus utilizadores com mais precisão, disponibilizando-lhes os anúncios do Facebook mais indicados.
Em resposta ao The Wall Street Journal, o Facebook referiu que tais procedimentos violam os termos de negócios da rede social e pediu que os responsáveis por essas apps que parem de enviar estas informações.
Pelo menos 11 das 70 apps testadas pelo The Wall Street Journal enviavam dados confidenciais dos utilizadores para o Facebook, incluindo seis das 15 principais apps de saúde e fitness.
Este artigo tem mais de um ano
No Comments…
My only comment. Não uso facebook full stop! lol
Devias ler o artigo porque o mesmo diz que as apps enviam os dados para o Facebook mesmo não tendo conta
“Segundo revela a investigação do jornal, o Facebook obtém dados das apps, mesmo que nenhuma conta do Facebook seja usada para fazer login ou até mesmo quando o utilizador não tem conta no Facebook.”
Durmo bem todas a noites. Who cares
Podiam indicar a colecção completa das aplicações em causa, para não ter que subscrever o wall street journal…
Eles não dizem também.
Título parece a CMTV lol
Não é novidade nenhuma, que com os androids e ios,
As empresas Americanas obtém o conteúdo dos utilizadores..
Mesmo antes do Edward Snowden revelar actos de espionagem massivos, já todos nos tínhamos apercebido disso..
A google, e apple são os maiores espiões que o mundo conheceu ate hoje, e foram dos primeiros a fazer parte de programas de espionagem como o PRISM, assim como a Microsoft, Yahoo, entre outras
Temos que voltar ao velhinho telemóvel, para chamadas e pronto.
Ou então adoptar outros SOs que promovam segurança dos utilizadores..
Para terem ideia,
A Sony não pode vender dispositivos com sensor biométrico nos Estados Unidos, porque ao faze-lo daria ao Japão a possibilidade de ficar com as impressões digitais dos utilizadores, o que é um problema de segurança..
Agora imaginem a Google e a Apple e os Chineses, as bases de dados que não terão..
A impressão digital vai deixar de poder ser apresentada como prova em tribunal, num futuro não muito longínquo, porque pode ser forjada a partir dessas plataformas..
Eh pá … almoço bem regado não?
Só se está a falar de publicidade dirigida 😉
Quando não se compreende a mensagem deve-se tentar perceber o que nos dizem. Essa resposta do almoço regado, ou uma festa regrada com vodka é típica de quem não quer pensar muito e que se agarra às verdades que lhe são convenientes, e que normalmente são as que não dão trabalho de investigação.
Oh antonio… lias o comentário, aprendias e não mostravas o teu limite de entender que vai muito mais além do que uma simples publicidade dirigida.
Excelente.
PPLWARE ao menos ponham as 11 apps que referem e não apenas 3. Fazer só pela metade nao…nem valeu o esforço de ler. Obrigado
Apple?… iPhone?…
NEM DE BORLA!
Então não “eram” os dispositivos (computadores, smartphones, tablets) desta marca que “eram” à prova de vírus e outras pragas?…
Para criar boa disposição, essa inventona foi bem urdida.
Há muitos anos (após o desaparecimento da Nokia original e não agora da “marca Nokia”) que fiz a minha escolha, racional e ponderada. Investir muitos milhares de euros não pode ser um acto leviano:
– smartphones, tablets, televisores 4K QLED Série 8, Micro ondas e frigoríficos topo de gama.
Só podiam ser SAMSUNG, pois claro!