7 coisas que deve fazer se perder o seu smartphone
Quando o seu smartphone é perdido ou roubado, tem mais em jogo do que apenas um dispositivo caro. As suas palavras-passe, documentos de trabalho, detalhes financeiros, e outras informações sensíveis podem ficar comprometidas se o seu smartphone for parar às mãos erradas.
Portanto, trazemos-lhe hoje 7 coisas que deve fazer caso o seu smartphone seja perdido ou roubado.
Se perder o seu telemóvel, pode encontrá-lo, bloqueá-lo e apagá-lo graças às características de segurança integradas. É de salientar que os passos abaixo apresentados incluem não só tentativas de encontrar o seu dispositivo, como também "limpeza" do mesmo para proteção dos seus dados pessoais.
1. Confirme se o seu smartphone foi roubado
Ligue para o seu número com outro smartphone para ver se este se encontra próximo. Se o tiver deixado cair, é possível que alguém o tenha encontrado, receba a chamada e o ajude na sua localização ou até mesmo que o entregue, se possível.
Envie um pequeno texto com um pedido de devolução e o seu número de telemóvel alternativo para que a pessoa que o encontre consiga entrar em contacto consigo.
2. Localize o seu smartphone com as apps "Find My"
Por predefinição, ambos os dispositivos iOS e Android ativam a função "Find My" - desde que o utilizador esteja ligado à sua conta Google ou iCloud. É uma funcionalidade de segurança integrada para encontrar, bloquear ou apagar dados no seu dispositivo em caso de roubo ou perda.
No Android, o "Find My Device" pode mostrar uma localização GPS do seu dispositivo no Google Maps - ficará surpreendido ao ver a precisão da localização.
A Apple oferece a funcionalidade "Find My iPhone" para localizar o seu iPhone. Tem de ter os serviços de localização ativados e o acesso à sua conta iCloud a partir de um computador para que isto funcione.
Em alternativa, escreva "Localizar o telemóvel" na barra de pesquisa do Google e poderá ver rapidamente a sua localização.
3. Localize o seu smartphone com o "FindMyMobile" da Samsung
A Samsung oferece um serviço de localização "FindMyMobile" para os dispositivos Galaxy. Este permite-lhe fazer um backup remoto dos dados, recuperar chamadas e mensagens, desbloquear o dispositivo, e ainda prolongar a vida útil da sua bateria.
Para localizar o seu dispositivo Samsung Galaxy:
1. Vá para a página Samsung FindMyMobile e inicie sessão com os dados associados à sua conta Samsung. Um código de verificação será enviado para o seu e-mail. Use o código de verificação para validar a propriedade.
2. Uma vez validado, o serviço localizará o seu dispositivo e mostrá-lo-á num mapa. Clique no ícone do pin para ver os detalhes da localização.
3. Aqui, pode impedir que alguém desligue o seu telemóvel, pode fazer backup das suas aplicações, definições, chamadas, registo, e apagar dados para proteger a sua privacidade.
Se não tiver um smartphone Samsung, pode sempre usar o Find My Device da Google para localizar o seu smartphone roubado.
4. Alterar Palavra-passe para serviços essenciais
As aplicações bancárias do seu smartphone são protegidas por um PIN ou outra verificação de autenticação. Mas o e-mail, as compras online e outras aplicações muitas vezes não têm essas "camadas" de segurança adicionais.
Portanto, altere a palavra-passe para todos os serviços essenciais que utiliza frequentemente no seu smartphone, incluindo email, contas bancárias online, aplicações de compras e gestores de palavras-passe para impedir o acesso e utilização não pretendida.
5. Contacte a sua operadora
Deverá notificar a sua operadora assim que determinar que o seu telemóvel foi roubado. Pode solicitar à operadora que bloqueie o seu SIM para evitar transações não pretendidas ou o acesso a outros serviços através do sistema de redefinição de palavras-passe.
Se tiver um plano pago mensalmente, a sua operadora pode bloquear o dispositivo, tornando-o inutilizável.
6. Ligue ao seu Banco
É extremamente difícil contornar as medidas de segurança baseadas no PIN das suas aplicações bancárias no seu smartphone roubado. Contudo, alguns utilizadores guardam as suas credenciais financeiras em texto simples num serviço de nuvem, e-mail, ou até mesmo nas notas do telemóvel. Por isso, é obrigatório alertar o seu banco e bloquear temporariamente os seus cartões e contas.
Dito isto, com acesso ao seu SIM, a possibilidade de qualquer pessoa poder redefinir as suas palavras-passe das aplicações financeiras é extremamente elevada. Portanto, o seu próximo passo deve ser o bloqueio do seu SIM.
7. Apresentar queixa à polícia
A apresentação de uma queixa policial sobre um dispositivo roubado ou desaparecido pode ajudá-lo de muitas maneiras. Por exemplo, pode ajudá-lo a apresentar o seu caso contra quaisquer atividades fraudulentas cometidas através do seu dispositivo depois de ter sido roubado.
Perder algo onde mantemos tanta informação pode ser doloroso e pode deixar-nos nervosos - o que nos impede de pensar e agir. Contudo, há uma grande probabilidade de que tudo não passe de um susto caso siga estes passos. Por isso, só temos a agradecer à tecnologia por permitir tudo isto!
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Boa lista.
O ponto 4. “Alterar Palavra-passe para serviços essenciais” é bastante duvidoso. Isto porque, esses serviços essenciais, como email, contas bancárias, aplicações de palavras passe, numa grande parte dos casos, depende actualmente do chamado “two factor autentication” ou seja, receber por sms os códigos para poder alterar. Ora neste caso, além de não servir de nada, pode dar a possibilidade do detentor de telemóvel, se lhe conseguir aceder, poder ele proprio receber ás sms de validação.
Nos principais serviços alterei o celular cadastrado para recuperar a senha para o número da minha esposa. E nos dela, pus o meu. O mesmo para os e-mails de recuperação. Assim, se alguém tentar redefinir minhas senhas, o SMS ou email será enviado para outro dispositivo.
Bom artigo. Obrigado.
O ” Find MyDevice” não deteta nenhum dos 2 Android que eu tenho, portanto, não me serve de nada. Portanto o melhor mesmo é ter mais atenção
E se estiver desligado ou sem net também não funciona.
Para ele.dizer que nao detecta é porque nem sequer tem o serviço activo.
No mínimo tinha de lhe mostrar os dispositivos ligados a conta e a sua última localização.
Ainda a dias fui ao find my device e apareceu la um telefone que ja nao o uso ha uns 2 anos e estava la a última localização
No iphone funciona tudo bem, ate desligado ele detecta onde esta o tlm. Quem vos manda comprar chinesices que depois é um ai jesus?
Ate desligado e sem bateria detecta???
Deve ter uma bola de cristal a apple, so pode.
Da me o teu iphone e passado 1 h vem a procura dele.
So para testar, se o encontrares pago te o jantar, se nao o encontrares fico com ele para pisa papeis.
O “sem bateria” é relativo… há sempre bateria de reserva que dura algum tempo…
Carregando no power 10sec desliga o tlm mesmo sem desbloquear o ecrã e sem bateria se tiver acesso a ela muito menos. Mas quem sabe pondo uma manivela para o carregar a distância o consiga detectar. O iPhone sem bateria é relativo. Há com cada gênio que só visto…