PplWare Mobile

5 vantagens de utilizar um smartphone compatível com eSIM

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Rui Jorge


  1. Keyboardcat says:

    A adicionar ao último ponto, uma grande vantagem é poder desactivar o PIN do SIM sem comprometer a segurança das comunicações.

    Com SIM físico eu sempre tinha o PIN ativo, porque em caso de roubo ou perda do dispositivo o criminoso fica impossibilitado de aceder a comunicações ao inserir o SIM noutro dispositivo (como tokens SMS 2FA de certos serviços).

    Mas o uso PIN também tinha uma grande desvantagem. No caso de alguém desligar e voltar a ligar o dispositivo, o mesmo não se vai conectar à rede celular sem introduzir PIN primeiro. O que dificulta a sua localização remota.

    Com o eSIM, se desligar o PIN, as minhas SMS continuam seguras em caso de roubo do dispositivo, devido ao código de desbloqueio nativo do iOS. E caso o iPhone volte a ser ligado (eu tenha ativado o Find My), ele liga-se logo à rede celular a transmite a localização automaticamente. Melhor dos dois mundos.

  2. Nokiti says:

    A Meo parece querer dificultar a adesão ao eSim. Nunca está disponível.
    Ando desde Outubro 2021 a tentar obter sem sucesso.

  3. joao says:

    menos privacidade!

  4. Theboice says:

    O cartão sim é gratuito, quanto custa “manter” um carão e-sim? Obrigado.

    • Keyboardcat says:

      Isso tem a ver com a operadora e não com ser SIM ou e-SIM. Na minha experiencia, na maioria das operadoras europeias o e-SIM é instalado através da app da operadora. E podes instalar o e-SIM as vezes que quiseres (sendo o antigo automaticamente desativado), isto é por experiência própria.

      Mas por o que ouço, certas operadoras portuguesas tentam cobrar taxas ridículas de ativação.
      Por o que sei, novas operadoras como a WOO em Portugal funcionam da mesma forma (ativas o e-SIM pela app), por isso é esperar que a concorrência siga o mesmo caminho, mas é melhor esperar sentado.

      • Zé Fonseca A. says:

        App? Eu sempre que instalei ou era remote push pela operadora ou recebia um QR code de activação, nunca usei nenhuma app nem percebo o sentido ou conceito.

        • Keyboardcat says:

          O conceito é muito simples. Instalas a app da operadora, registas-te, adicionas os dados de pagamento, escolhes um tarifário e tens um plano a funcionar em menos de 5 minutos.

          Os QR codes são de uso único. E recebes o QR code por email ou tens que te deslocar à operadora? A vantagem do e-SIM é o facto de não teres que ir a uma loja ou esperar por uma carta de correio.

  5. A. says:

    N acredito que consiga oferecer a mesma privacidade ; toda a mudança é software logo é facil ter 2 SM number um é hardware (n muda) outro é software muda com o operador como até aqui !
    Quando se percebe que Liberdade e segurança são valores contraditórios, por isso é que as democracias mais maduras tentam equilibrar.
    Já agora N se diziam que a unica forma de desligar mesmo um smrtphone era tiar o SIM ou Bateria ??

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.