Twitter apagou 373 contas falsas com desinformação sobre os governos
A disseminação de informação falsa tem sido um verdadeiro flagelo na sociedade digital nos dias que correm. As redes sociais são os locais onde mais acontece a partilha de desinformação, mas as empresas responsáveis pelas plataformas estão atentas. Prova disso, o Twitter anunciou agora ter apagado 373 contas falsas utilizadas para partilha de informações falsas sobre os governos.
Esta ação da rede social, só na Rússia, apagou 100 contas, mas o Irão teve mais do dobro das contas removidas.
Twitter: Apagadas 373 contas de informações falsas
O Twitter divulgou nesta terça-feira, dia 23 de fevereiro, quatro redes de contas falsas responsáveis por operações e partilha de informações veiculadas ao Estado. No total, a rede social apagou 373 contas falsas responsáveis pela disseminação de informação falsa. Estas contas eram responsáveis por operações independentes ligadas à Arménia, Rússia e Irão.
Todas as 373 contas foram permanentemente apagadas do Twitter devido à violação das suas políticas de manipulação da plataforma.
No que respeita ao Irão, no final da investigação o Twitter suspendeu um total de 238 contas falsas. No entanto, a rede social revela que estas contas tinham uma baixa amplitude e, como tal, tiveram pouco impacto ao nível público.
Já na Arménia, foram investigadas e removidas 35 contas com ligações ao governo do país. Essas contas foram criadas com o objetivo de promover assuntos sobre o Azerbaijão, sendo estrategicamente favoráveis ao governo arménio.
Nalguns casos as contas falsas representavam supostamente o governo e figuras públicas no Azerbaijão, bem como órgãos de comunicação social que afirmavam operar no Azerbaijão. Para além disso, estas contas contavam com várias atividades de spam de forma a obter mais seguidores e ampliar a sua prática de desinformação.
100 contas apagadas na Rússia
Na Rússia, por sua vez, a rede social detetou duas redes diferentes. Na primeira investigação foram removidas 69 contas falsas veiculadas de forma confiável a entidades russas ligadas ao Estado. Várias contas partilhavam informação alinhada ao governo russo, enquanto outras tentavam minar a confiança pública na NATO. Na segunda investigação, 31 contas foram eliminadas com ligações à Internet Research Agency (IRA) e ao governo russo. Essas contas divulgavam assuntos sobre o IRA e denotavam influência russa direcionada aos EUA e UE.
Desde 2018 até ao momento, o Twitter apagou mais de 85.000 contas falsas associadas a campanhas de manipulação, com origem em 20 países.
Pode acompanhar o trabalho da rede social nesta área através do @TwitterSafety.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Twitter
Neste artigo: arménia, contas falsas, estado, governo, Irão, rede social, rússia, Twitter
Maior flagelo que as informaçãos falsas é o da censura
Chama-se censura quando se impede alguém de expressar a sua livre opinião.
Neste caso, trata-se de informação falsa, mentiras, isso dificilmente cabe na categoria de “expressão de opinião”
Para leigos:
Uma coisa é dizeres que “algo deveria ser verde em vez de ser amarelo” (é uma opinião)
Outra coisa é dizeres que “algo que é verde, afirmas que afinal é amarelo” (é uma mentira)
Certo?
Rip liberdade de expressão 🙁
Agora ja sabemos como se sentem os norte coreanos e os chineses…
Chama-se censura quando se impede alguém de expressar a sua livre opinião.
Neste caso, trata-se de informação falsa, mentiras, isso dificilmente cabe na categoria de “expressão de opinião”
Para leigos:
Uma coisa é dizeres que “algo deveria ser verde em vez de ser amarelo” (é uma opinião)
Outra coisa é dizeres que “algo que é verde, afirmas que afinal é amarelo” (é uma mentira)
Certo?
Rip Insonias em carvão….
O pessoal deve ser todo fã da anarquia hoje em dia. Preferem ver mentiras na internet do que ver um bocadinho de MODERAÇÃO, o que é diferente de censura.
Sendo que no caso da Arménia e do Azerbaijão existe um longo histórico de conflitos entre os 2 países é até perigoso que essas informações andem a circular livremente.
Quanto ao resto nem vale a pena comentar, de facto contas a simular que a Rússia e o Irão são um paraíso e a culpa é do exterior qual é o problema de facto…
+1
Se por anarquia te referes a liberdade, então sim.
Por oposição, a maior verdade é que o pessoal deve ser todo fã de ditadura hoje em dia.
Esse é exatamente o meu ponto. Não tens de andar nos extremos, existe um ponto médio em que tu és livre mas não isso implica que possas andar aí a partilhar desinformação e a enganar pessoas. Se essa é tua definição de liberdade então é diferente da minha.
O twitter é inocente e sem agenda https://twitter.com/BenjaminNorton/status/1364302937195962370
Nunca disse que o era. Pessoalmente deixei o Twitter rapidamente porque para interagir com os outros já uso o Facebook e o mínimo possível mesmo, neste momento é mais para manter o Messenger do que outra coisa e aquilo é só tóxico, principalmente para pessoal mais novo. Deve haver telenovelas com menos enredo do que algumas “conversas” que eu tive o desprazer de ver por lá.
Agora, hoje em dia quem usar qualquer rede social para obter “informação” no mínimo é muito inocente mas infelizmente ainda há quem caia (para os dois “lados”)
uma coisa é um site ironico, outro é opiniao… mas umma coisa completamente diferente é tentar passar informacoes falsas com intuito de manipular as pessoas ou desinformar. nao é a mesma coisa. contas bem eliminadas
se o twatter apagou entao e porque e verdade!
Esta plataforma hippie m>-arx-is-ta censura factos e a verdade!
looollllll demais,… do hippie lover
O twitter é mais uma ferramenta da informação falsa!
https://www.rt.com/op-ed/516459-twitter-discrediting-leaked-docs/
Quem é que decide o que é verdade e o que é falso?
Muitas teorias que pareciam absurdas mais tarde foram provadas como verdadeiras. Já o mentiroso do Copérnico dizia que a terra andava à volta do sol, que heresia! Se houvesse twitter e facebook as contas eram logo suspensas. Todos sabemos que o sol anda à volta da terra, pois a terra é o centro do universo, visto que o homem é feito à imagem e semelhança de Deus, estando, portanto, no centro do universo.
Modo: ironia
É interessante como esta coisa da “desinformação” só bate á porta de alguns …