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TikTok foi a aplicação mais descarregada de 2020

Embora tenha sido lançado em 2016, foi durante a pandemia que o TikTok conheceu o seu apogeu, representando um entretenimento (e quase um vício adquirido) para os muitos utilizadores. Aliás, a plataforma que permite criar e partilhar vídeos curtos foi nomeada a aplicação mais descarregada do ano de 2020.

Assim, o TikTok conquistou o primeiro lugar outrora ocupado pelo Facebook Messenger.


O TikTok, lançado em 2016, foi a aplicação mais descarregada, em 2020, coincidindo com a altura em que o mundo foi confrontado com a COVID-19 e com os longos períodos dentro de casa. De acordo com a App Annie, uma empresa de análise digital, esse posto pertencia antes ao Facebook Messenger.

Enquanto aplicação mais descarregada do mundo, ocupa, agora, um lugar que pertencia às aplicações do Facebook desde 2018, altura em que o inquérito que baseia este ranking começou. Abaixo do TikTok, que ocupava, em 2019, o quarto lugar, está o próprio Facebook, WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger.

Então, a plataforma chinesa de partilha de vídeos curtos é a única aplicação, no top cinco mundial de downloads, que não pertence à empresa de Mark Zuckerberg. Na China, a proprietária do TikTok, ByteDance, detém também o primeiro lugar de downloads com a aplicação de vídeos curtos em língua chinesa, a Douyin.

Para termos uma ideia do poder desta plataforma, a 1 de julho deste ano o TikTok tinha 689 milhões de utilizadores ativos por mês, mais de mil milhões de vídeos vistos por dia e já vale algo como 50 mil milhões de dólares. Segundo um estudo da Sensor Tower, o TikTok foi a primeira app não pertencente ao Facebook a exceder os 3 mil milhões de downloads.

O tempo total de exibição do TikTok nos EUA e no Reino Unido é maior do que o do YouTube, e os vídeos curtos continuarão a atrair atenção. Em termos de conteúdo, música e comédias estão a tornar-se mais populares.

Referiu Chuzen Kin, gestor de marketing da App Annie, à Nikkei.

TikTok quer ir além dos vídeos curtos

Apesar da tentativa de Donald Trump de banir o TikTok dos Estados Unidos da América (EUA), a sua popularidade cresceu e cresce a olhos vistos. O então Presidente dos EUA alegava que a aplicação representava um risco de segurança nacional, uma vez que o governo chinês tinha acesso aos dados dos utilizadores. Na sequência da negação do TikTok face às acusações americanas, assim que tomou posse, Joe Biden retirou a ordem executiva que proibia a plataforma.

Além desse desafio enfrentado nos EUA, o TikTok tem vindo a explorar novas funcionalidade, por forma a manter os utilizadores atuais e a atrair novos. Na semana passada, por exemplo, soube-se que a aplicação está a testar um recurso semelhante às Histórias, encontrado no Snapchat, Facebook e Instagram. Este permitirá que os utilizadores visualizem os conteúdos publicados durante 24 horas, antes de serem apagados.

Algumas curiosidades que tornam a rede social única:

 

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