Redes sociais: em Portugal, dedicamos-lhes mais de duas horas por dia!
Ainda que sejam pejadas de controvérsia. Apesar de a privacidade ser virtualmente inexistente, mesmo perante a propagação das fake news, sabia que as redes sociais estão a crescer como nunca? Ou que em Portugal dedicamos mais de duas horas por dia ao Facebook, Instagram, WhatsApp?
Consegue adivinhar qual é a percentagem da população global que já aderiu às redes sociais? Nós sabemos!
De acordo com o mais recente relatório da Global Digital, referente a 2019, não conseguimos resistir a esta categoria de plataformas online. Veja-se, portanto, que o crescimento digital global não dá sinais de abrandar e nenhum outro formato usufruiu de tamanha adesão como as redes sociais. Os pormenores, em seguida.
O panorama global das redes sociais em 2019
Em janeiro de 2019, mais de 45% da população global já utilizava alguma rede social. Entre o Facebook, YouTube, WhatsApp, Instagram, bem como várias outras alternativas. Assim sendo, são já mais de 3,5 mil milhões de pessoas, unidas diariamente pelas plataformas online. No entanto, há falhas na sua distribuição.
Ao passo que nas regiões mais desenvolvidas, a utilização de redes sociais chega aos 70%, em vários pontos de África, estamos ainda abaixo dos 10%. Ao propósito, apontamos a Coreia do Norte como o país "menos ligado à internet", com 0,1% dos seus habitantes a estarem presentes no mundo das redes sociais.
https://twitter.com/hootsuite/status/1138812041362313216
Assim, ainda que as disparidades persistam, como um todo o acesso à internet tem aumentado. Aliás, é através do crescimento de utilizadores em várias destas redes que vemos a sua real penetração. Aqui, apontamos também o aumento gradual do tempo que passamos nestas plataformas.
Passamos cada vez mais tempo nas redes sociais
De acordo com o mesmo relatório, vimos também um amadurecimento dos utilizadores. Ao propósito, temos no Facebook a maior representação da faixa etária acima dos 55 anos. Algo que se confirma também nas suas demais empresas como, por exemplo, o WhatsApp e Instagram.
Podemos ver, em seguida, o gráfico representante da realidade global. Aí, temos um incremento de 0,7% no tempo passado diariamente nas redes entre 2018 e 2019. Com efeito, a mais recente métrica alcança as duas horas e 16 minutos que todos os dias lhes dedicamos. Em 2014, era 1 hora e 37 minutos.
Podemos ainda apontar outra realidade. Há, nas redes sociais, uma séria disparidade entre sexos. Atualmente, em quase todas as faixas etárias, o principal público é o masculino. Em seguida podemos ver a distribuição global, para todas as redes, em que se apura a separação e representação dos sexos.
Os fatores para tal, são atribuídos à dominância masculina e primazia no acesso à internet nas regiões em que esta escasseia. Assim, vemos que o sexo feminino é o preterido quando a região, como um todo, é pobre ou oferece poucas oportunidades de ligação à internet.
Entretanto, o relatório aponta ainda que o utilizador típico conta com pelo menos 9 contas em redes sociais distintas. Em primeiro lugar, no Facebook, WhatsApp, Instagram, bem como em várias outras, cada uma para um propósito diferente. No entanto, o tempo dedicado a cada uma varia imenso, bem como o engadgment.
O que fazemos no Facebook, Instagram, WhatsApp, etc?
Neste ponto os marcadores indicam a prevalência do WhatsApp, sobretudo para troca de mensagens. Em seguida, contribuímos com alguma publicação para essas mesmas redes, já com menos intensidade. Podemos ainda ver outros comportamentos como a utilização das mesmas para fins de trabalho.
Ao propósito, apesar de só cerca de 24% dos utilizadores recorrerem a estas plataformas para fins laborais, já são cerca de 800 milhões de pessoas que o fazem atualmente. Contudo, a prevalência continua a recair nos fins sociais, para partilha de conteúdos, bem como a troca de mensagens (WhatsApp, Messenger, etc).
Em 2019 a rede social mais utilizada continua a ser o Facebook. Ainda que o ano de 2018 lhe tenha sido amplamente desfavorável, certo é que a plataforma continua a crescer. Note-se, de acordo com o relatório, que o mesmo tem mais de 2,2 mil milhões de contas ativas. Lobo em seguida temos o YouTube e o WhatsApp.
O Facebook continua a dominar as redes sociais
Ainda que o crescimento no número de utilizadores mensais ativos tenha abrandado, de 16% para 9,6%, entre 2017 e 2018 face a 2018 e 2019, esta continua a ser a rede favorita. Mesmo assim, há sinais notórios que denotam uma diminuição no interesse pela plataforma. Contudo, em 2019 é a figura dominante.
Já se olharmos para as demais redes sociais, temos várias métricas cativantes. Em primeiro lugar, o Facebook ganhou 37 milhões de utilizadores na diferença trimestral. Por sua vez, o WeChat ganhou 25 milhões, o Instagram 38 milhões, o Line mais um milhão e, por fim, a Weibo, mais 15 milhões.
Aqui em contraste com o Twitter que perdeu 9 milhões de utilizadores, ou mesmo o Snapchat que sangrou 41 milhões de utilizadores. Em síntese, quem mais cresceu foi o Instagram, pertencente ao grupo Facebook. Os números concretos e percentagens de crescimento, ou quebra, podem ser vistos em seguida:
Assim sendo, por muito que o Facebook possa perder o ímpeto, há várias outras plataformas do grupo empresarial de Mark Zuckerberg a crescer. A mais notória sendo o supracitado Instagram enquanto rede social pura. No entanto, também o WhatsApp usufruiu de uma posição dominante nas plataformas de mensagens.
O WhatsApp domina o segmento das mensagens
Seguido, de imediato, pelo Facebook Messenger, e em terceiro pelo Viber, o WhatsApp é a figura dominante. É, para todos os efeitos, o padrão a seguir pelas demais concorrentes, sendo extremamente popular em várias regiões. No entanto, em Portugal, Estados Unidos da América, ou na Australia, domina o Messenger.
Vemos, portanto, um mapa global pintado de verde e azul, as cores do WhatsApp e do Facebook Messenger. Já, as principais alternativas consistem no WeChat que domina a Índia e alguns pontos em azul-turquesa que representam o Telegram, com mais algumas exceções no sudoeste asiático.
Em Portugal passamos mais de 2 horas nas redes sociais
Todos os dias, nas diversas redes sociais, ainda que estejamos um pouco abaixo da média global. Com efeito, os dados apontam uma média global de 2 horas e 16 minutos, ao passo que em Portugal passamos duas horas e 9 minutos a utilizar alguma das plataformas online desta categoria.
Curiosamente, no Japão o tempo diário dedicado às redes é de apenas 36 minutos. Já, no extremo oposto do gráfico, temos as Filipinas, com 4 horas e 12 minutos dedicados diariamente à vida social, nas redes online. Por fim, como um todo, o tempo diário atribuído a esta tarefa aumentou 6% (15 minutos) face a 2018.
Globalmente, o tempo dedicado às redes tem aumentado consistentemente desde 2014. Desde então, tivemos um aumento de 40% no tempo gasto nestas plataformas, tanto em Portugal como em todo o globo.
Qual é a sua rede social de eleição em Portugal?
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Global Digital 2019
Fonte: Global Digital
Neste artigo: Facebook, instagram, Redes Sociais, WhatsApp
E o incrível é que já substituem muita da interacção visual… Eu não tenho perfil em redes sociais, não lhes entendo o entusiasmo nem o interesse… Mas assisto a grupos de amigos, sentados num café, a falar através das redes sociais, sem conversa, com pouca ou nenhuma interacção… Cada qual com a sua ideia, mas, para mim, não obrigado…
eu sempre tive, mas uso cada vez menos, sinto que me prejudicam muito a crescer como pessoa pois as ideias e os estímulos daquilo são quase sempre os mesmos. As conversas nos cafés são cada vez mais fúteis, estou a falar de uma geração nova que não deveria dedicar-se a fofoca ou a julgarem tudo o que vêm de acordo com o umbigo delas.. vamos ver no que dá, eu por aqui ando atento
Exactamente… ainda este fim de semana senti isso… Estava num café, com um grupo de amigos, a falar daquilo que gostamos, filmes, heavy metal, coisas nossas, e parecia que nos viam como se fossemos “anormais”, pois mais nenhuma mesa havia conversa… haviam, isso sim, muitos telemóveis, muitos portáteis, e pouca ou nenhuma conversa…
socialmente, as redes como o Facebook e afins, têm-se mostrado muito vazias… digo eu…
Infelizmente o que se vê é mesmo gente a usar as redes sociais… mas o que mais me espanta é que a maioria, ao usar, só produz é “lixo digital” e em grande escala! Acho que a escala deste lixo é já tão grande como todo o lixo de plástico, que é um cancro para o planeta. Eu não tenho perfil em nenhuma rede social, nunca tive e estou bem assim. Terá um senão: não posso concorrer aqui nos passatempos da pplware…
À seis anos apaguei a minha conta do face, nunca tive Instagram nem qualquer outra rede social. Hoje questio-me: porque cheguei a criar essa conta no face?!
+1
Eu apaguei a minha conta no Fakebook há meses!
Não volto…
A Tugolandia se a passar tempo nas redes sociais fosse trabalhar, seriam as pessoas mais ricas do mundo, assim sao as mais ignorantes.
Estou bem acima da média. Uns 45 minutos de manhã ao pequeno almoço, depois pela hora de almoço, mais 1h, ao final da tarde pelas 20 enquanto o jantar aquece mais uma hora, hora e meia – varia, e todas as noites antes de adormecer, uns trinta a quarenta minutos. A minha filha são pelo menos -agora que está em férias- umas seis horas por dia -estimativa conservadora-, e as amigas/os a mesma coisa, pelo que noto pois 90% da interacção dela são mensagens de voz no WhatsApp e chat. No futuro estaremos mais ligados ainda. Acredito que vamos literalmente acabar todos ligados em rede ao nível cerebral, dentro de algumas décadas.
Que futilidade….
2h por dia nas redes sociais, era bom era, no inicio quando as comecei a usar talvez até mais, mas com o decorrer dos anos, hoje já não apenas uso as redes sociais para ver informação útil e comunicar com amigos familiares por breves instantes ao longo do dia, mas tudo somado se gastar 20 minutos num dia inteiro já é muito, tenho dias que nem vou as redes sociais, tenho outras prioridades, mas vejo como já foi dito a malta principalmente a mais jovem estão todos juntos mas apenas fisicamente, o debate que devia ser cá fora está a ser no mundo virtual, tendências modernas.
Ainda que hajam temas que o goolo e eu não concordemos, neste caso, concordo completamente… e é isto que falta, a essa geração mais jovem: o debate físico, o contacto visual…
Como eu costumo dizer: o brincar na rua… jogar à bola com os miúdos vizinhos…
…andar de bicicleta….
Sim, exactamente… E chegar a casa todo arranhado, porque achávamos que fazíamos esta ou aquela descida com facilidade, e pimba, no chão eheheh
As redes sociais, todas elas, como bem foi dito nos comentários acima, são uma grande tragédia em termos de isolar as pessoas em grupos tribais. Ficam ali, turmas e mais turmas a digitar bobagens, rirem com postagens pseudos engraçadas, etc. Não se conversa mais, não se observa mais a natureza, paisagem, pessoas, a vida. Todos se sentam e nem se olham. Para mim é mais um indício do começo do fim da atual civilização. Oremos. Saudações.