Redes sociais: Facebook já está a receber novo design nos smartphones
Um novo design para o Facebook. "Agora mais simples, mais rápido e abrangente, colocando a comunidade em destaque". Assim o descreveu Fidji Simo, a responsável pela aplicação da maior das redes sociais para os nossos smartphones durante a conferência anual da empresa, a F8.
O melhor de tudo? O novo design já começou a chegar a alguns utilizadores e aos respetivos smartphones.
Uma nova linguagem de design, transversal a todas as redes sociais do grupo Facebook e que chega em primeiro lugar à rede primordial. Com efeito, a empresa deu a saber que este novo design tornará mais fácil encontrar aquilo que estamos à procura, para além de dar mais destaque às funções que mais utilizamos.
A maior das redes sociais, o Facebook
O novo design passa não só pela aplicação principal, mas também pelo Messenger. A tónica está agora colocada no formato React and Relay, sendo gradualmente aplicada a ambos os formatos (smartphones e Web). Ao mesmo tempo, vemos já alguns utilizadores a receber o novo look na aplicação do Facebook para smartphones.
A nova versão, apelidada internamente de "FB5" será "mais simples, mais rápida, mais abrangente, e coloca as comunidades no centro". Ainda de acordo com a empresa, teremos uma grande mudança no aspeto e na forma como encontramos e navegamos até aos vários grupos que tornam a rede social num grande fórum.
Face ao design atual, teremos várias alterações para a maior das redes sociais. Agora, no smartphone (e posteriormente na versão Web), predominam os tons claros. Veja-se a barra de topo, até agora em azul, passando ao branco que já encontramos, por exemplo, na aplicação Messenger para smartphones.
As novidades da aplicação para smartphones
A empresa de Mark Zuckerberg quer manter os utilizadores na sua plataforma. Para tal, colocará uma nova ênfase nos grupos de visualização de vídeos e conteúdos multimédia. Outra das áreas a ter um reforço serão os supracitados grupos, agora com mais ênfase na discussão de temáticas e interação entre os membros.
A aplicação para smartphones terá também o seu "Tinder". Chama-se Facebook Dating (encontros) e chegará a mais países com uma nova função - "Crush" secreto. Poderá também escolher até 9 pessoas do seu círculo de amigos. Já se a sua (ou seu) "crush" o selecionar, ambos receberão uma notificação de par encontrado.
Importa ainda frisar que ninguém receberá qualquer tipo de notificação até que haja uma sincronia de interesses e interações. Em síntese, para além de ser a mais famosa das redes sociais, o Facebook quer unir os seus utilizadores através desta nova função. Estará disponível no Brasil.
Por fim, teremos também novas formas de marcar encontros com utilizadores do MarketPlace. Algo que o ajudará a definir um ponto de encontro (de preferência num local público), para finalizar o negócio. Tudo isto está a caminho dos smartphones (Android e iOS), sendo gradualmente disponibilizado ao longo dos meses.
A versão Web também terá um novo design
Para uma melhor utilização da rede social através do computador ou do grande ecrã, também teremos um novo design para este meio. Para já, o novo aspeto ainda não chegou aos utilizadores, estando ainda em fase de testes e desenvolvimento. Ainda assim, um programador já consegui ter acesso à versão inicial (preview).
Here’s a sneak peek at the upcoming redesign of https://t.co/IB0F8Tlx12, fully powered by React and Relay. Expect to hear more about how we’re building it soon. https://t.co/5xgNPnB8ok pic.twitter.com/99vPKP5Vnw
— Dan Abramov (@dan_abramov) April 30, 2019
Somos assim contemplados com três colunas. Em primeiro lugar, à esquerda, com todos os menus, categorias e definições. Já ao centro temos o habitual feed de notícias e publicações, com uma maior ênfase nas publicações de amigos e pessoas, ao invés de páginas e empresas. Por fim, temos também os contactos à direita na terceira coluna (da esquerda para a direita). Aí temos também as sugestões apresentadas no topo dessa coluna.
Por fim, vemos ainda a barra de pesquisa, mais curta e arredondada, na lateral superior esquerda, ao passo que os menus de navegação e respetivos ícones estão ao centro. A sensação imediata é a de simplicidade, mas claro, as opiniões podem variar.
A gestora da aplicação do Facebook para smartphones, Fidji Simo deu ainda a saber que existirá um novo menu ou aba para Eventos. Algo que, de acordo com as suas palavras, dará ao utilizador uma visão geral daquilo que está a acontecer ao seu redor.
Teremos recomendações, negócios e possibilidades para marcar encontros com os nossos amigos. A empresa quer facilitar, por exemplo, a marcação de um jantar de amigos, chegando a função durante o próximo verão.
Ansioso por receber este novo design?
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Twitter
Fonte: Facebook
Neste artigo: Facebook, Redes Sociais, smartphones
pelas images gosto
e o dark mode? tem de ter dark mode. as pessoas querem o dark mode. dark mode por favor
ao enviares um emoji da meia lua para alguém no messenger, o tema da app muda para dark mode
O desenvolvedor respondeu no Twitter que haverá sim um dark mode
já deviam ter mudado a muito
O Icone não vai mudar? oO
Ligeiramente. Mais claro, mais arredondado. Está visível numa das imagens.
Já cá canta no iPhone
Eu não tenho o novo design do Facebook será erro?