Proibição do X pelo Brasil dá 2 milhões de utilizadores à Bluesky
Numa publicação recente na sua própria plataforma, a Bluesky anunciou um aumento maciço de utilizadores, adicionando 2,6 milhões de pessoas nos últimos dias. Graças à proibição do X pelo Brasil, este é um crescimento significativo para o serviço, que anteriormente tinha cerca de 8,8 milhões de utilizadores no total.
85% dos novos utilizadores são brasileiros
Numa atualização no seu blogue, a Bluesky partilhou que mais de 85% destas novas pessoas vieram do Brasil, o que se traduz em mais de 2 milhões de utilizadores só deste país.
A mudança dramática vem na sequência de uma decisão do juiz do Supremo Tribunal Federal brasileiro Alexandre de Moraes, que instruiu os provedores de internet locais a bloquear o acesso ao X, a plataforma anteriormente conhecida como Twitter.
Esta decisão foi tomada após o X recusar retirar do ar contas acusadas de espalhar desinformação. Além disso, Moraes ordenou à Apple e à Google que retirassem o X das respetivas lojas de aplicações.
Indivíduos que tentem contornar o bloqueio com VPNs enfrentam multas de 50.000 reais (cerca de 8900 dólares). O Supremo Tribunal Federal reafirmou recentemente a proibição, com o apoio de todos os juízes. Elon Musk, diretor do X, acusou Moraes de usar o sistema legal para "minar" a democracia. A plataforma também lançou um perfil chamado Alexandre Files, com o objetivo de expor o que descreveu como injustiças cometidas pelo juiz.
Bluesky é uma das redes sociais mais beneficiadas
Como o X não está mais disponível no Brasil, os utilizadores migraram para outras redes sociais, e a Bluesky tem sido uma das principais beneficiadas. A plataforma teve um pico de atividade diária, incluindo um aumento de novos seguidores, likes e posts, principalmente nos últimos dias de agosto.
Embora a Bluesky ainda esteja a desenvolver o seu conjunto de funcionalidades e ainda não rivalize com o X a 100%, a plataforma deu recentemente a entender que a sua próxima atualização irá introduzir a funcionalidade de vídeo, o que poderá ajudar a reter o seu novo público.
Outros dados estatísticos revelam a dimensão do que está a acontecer. Comparando o período de 30 de agosto a 2 de setembro com um período semelhante do mês anterior, a Bluesky registou um salto nos likes de 13 milhões para 104,6 milhões, nos seguidores de 1,4 milhões para 100,8 milhões e nos reposts de 1,3 milhões para 11 milhões.
Leia também:
Não foram todos os juízes, foi só a primeira turma de amiguinho deles, não jogou pra discussão. E nem cita que inclusive bloqueou contas da starlink pra pagar as multas do X! E a ordem pra bloquear as tais contas foi secreta, isso que o X não aceitou e expôs, pq eram contas defendendo os presos políticos presos injustamente, pessoas de bem que estão sendo perseguidas por opiniões divergentes. Tem umas coisas absurdas no Brasil, juízes ganhando 50000 por hora de palestra pagas por empresas e políticos investigados por eles mesmos ou por escritórios de familiares.
“pessoas de bem…” já dá para ver qual é o teu ismo preferido.
Acho que tu não conhece nada o tal do alexandre de moraes, qualquer um que falar um “A” pra ele, no dia seguinte tem a visitinha da polícia federal as 5 da madrugada.
Convém evitar os sofismas – as contas mandadas encerrar por Moraes não eram apenas “acusadas de espalhar desinformação”, eram acusadas de promover um golpe de Estado contra o governo eleito.
Pode-se é discutir-se se Moraes tomou uma medida desproporcionada ao mandar encerrar o X, o que atinge milhões de utilizadores legítimos que nada têm a ver com tais contas.
A meu ver, Moraes fez o jogo de Musk ao reagir dessa maneira aos seus insultos, quando devia manter a cabeça fria.
Até agora, a UE ainda não se pronunciou sobre o insulto de Musk a um dos seus comissários, Thierry Beton, a quem disse para “Dar um grande passo a trás e, literalmente, foder a própria cara”.
De certa forma a resposta …enfim…. Mas… Para muitos a carta enviada por Thierry á revelia sem carta verde de Bruxelas para o fazer , também é entendida como insulto às pessoas que se opõem ao totalitarismo do pensamento. Não é o facto da mensagem estar bem preenchida de semântica floreada que não se iliba do seu objectivo sinistro e atentório á liberdade e democracia: controlar a informação.
“…insulto às pessoas que se opõem ao totalitarismo do pensamento” espero que não estejas a incluir o Musk…
Não, só mesmo o senhor Thierry , que tem histórico de desobedecer a uma hierarquia democrática (que o Aves não entende) e estabelecida por todos nós Europeus, porque não consegue separar o seu ponto de vista pessoal do profissional, precisamente o problema de muita gente nos dias de hoje em cargos de responsabilidade GOVERNATIVA
Cada um que tire as sua conclusões – a carta de Thierry Breton e a resposta de Musk.
É preciso lábia para dizer que um Comissário Europeu insulta Sua Supremacia Elon Musk ao escrever-lhe, nos termos em que escreveu. Só a Presidente da Comissão Europeia, depois de fazer a devida vénia 🙂
Um dos erros de Musk é o de insultar qualquer um, de Moraes a Breton. As mokas de cetamina é no que dão.
https://pt.euronews.com/my-europe/2024/08/13/comissao-europeia-nao-se-pronuncia-sobre-insultos-de-musk-a-breton
Aves, tu que partilhado factos… existe algures a dizer que o X ou Musk colocaram algum recurso dos sobre os processos abertos contra X?
*tens
” Esta decisão foi tomada após o X recusar retirar do ar contas acusadas de espalhar desinformação. “. Até pode ser nalguns contextos, mas pensar que ” GAG massivo ” é por causa só disto , ou é ingénuo ou tem de alargar a percepção para algo mais panorâmico
Pode ser, pode não ser e se calhar nunca saberemos. A verdade é que quem não cumpre com ordens do tribunal verá outras medidas serem aplicadas. Se, por exemplo, um qualquer negócio com porta aberta for alvo de vistoria, for notificado a aplicar certas medidas e não o fizer, corre o risco de ser encerrado. Parece-me perfeitamente normal. Pode ser um restaurante, uma loja, um hotel, uma creche, uma fábrica… Mas porque que é que com o X deveria ser diferente? A única diferença é que não conseguem fechar o X, mas podem bloquear o acesso no Brasil, que foi o que fizeram.
Não vou discutir os méritos ou deméritos do bloqueio, mas parece-me a sucessão natural num processo que já não é de agora. Mas não esqueçamos que a desinformação é provavelmente o maior risco da sociedade moderna.
Tens razão em quase tudo que dizes, apenas não tens no fundamento utilizado. Nõ fechas “um restaurante, uma loja, um hotel, uma creche, uma fábrica…” porque o dono da fábrica deu a sua opinião sobre um assunto.
Em relação à tua última frase, só te pergunto: Quem define o que é desinformação?
A informação deveria definir-se sempre pelos factos. Tudo aquilo que não estiver consubstanciado por factos deve ser considerada informação falsa e deve ter consequências. Podia ser que as pessoas e a comunicação social pensassem antes de arrotar.
Sabes como funciona a maioria dos factos? É a própria empresa que qer vender o produto a produzir factos que o produto é bom e cumpre as regras. Tivemos isso recentemente com as vacinas e todos os medicamentos, mas, para não entrar em campos polémicos, é o que acontece por ecemplo com os certificados CE para a europa é feita também pelo fabricante. Viste a recente investigação sobre a carne (matadouros) na polónia? Nestes casos qualquer pessoa que fale o contrário dos “factos” deve ser punida, enbora tenha razão. Por isso money talks.
Concordo contigo que os factos devem justificar todas as coisas, mas calar/punir alguém por coisas que diz, mesmo que seja contrário à maioria não é o caminho. Exponham todos os factos e cada um pensa o que quiser.
Concordo nuns pontos, mas …quando entregas a tesoura ao censor para cortar, e lhe dás legitimidade, já não tiras de lá porque a seguir vais ser tu. Não sou eu que o digo, é a História. Ou parafraseando um homem a caminho do cadafalso para ser executado, alguém do publico lhe perguntou: ” Assim vais tu ? ” E o mesmo respondeu- eu não vou, estes é que me levam “.
Se o dito Juíz se excedeu (à falta de melhor termo) haverão mecanismos para retificar e repor a situação, não?
Agora imaginem quando o dinheiro for digital, a identificação for digital e vierem com a ideia do crédito social para os cidadãos (já existe para as empresas). Qualquer opinião divergente implicará o bloqueio de tudo supra citado. Seguem-se, não falta muito.
Já existe na China para as pessoas. O comunismo/ socialismo sempre na vanguarda, a controlar e fazer escolhas e decretar a forma de pensar.
E aí de quem não alinha na cartilha!
ora pois. já digo há muuuuitos anos que o controlo da população far-se-á pelo dinheiro, tal como está eascrito na Bíblia mas os incautos não qerem crer…
O controlo da população faz-se, não pelo dinheiro, mas pela mente. O problema é que muita gente tem cérebro mole que absorve todas as patacoadas, notícias da treta e tudo o que é publicidade e deixam-se controlar pelo dinheiro. E muitas vezes coisas absolutamente simples. Tenho uma TV de 32″ na sala. Mais nenhuma. Não preciso de maior, não me faz falta outra. A quantidade de pessoas que até já me disseram que era uma vergonha ter uma TV de apenas 32″, que não tenho TV nos quartos, etc… é ridícula. Não quero nem preciso. Pior, nem sequer é smart TV (o drama, o horror e a tragédia). Mas, curiosamente, algumas dessas pessoas têm TV maiores, carros melhores, roupas mais vistosas e andam sempre na pedincha ou tesos, mesmo ganhando mais que eu. Só lhes falta mesmo TV no chuveiro (se é que ainda não têm). Não podem ver um anúncio de uma porcaria qualquer e vão logo a correr comprar ou fazer um crédito. Vão logo ao smartphone mais caro, ao carro mais moderno, às férias mais “instragram friendly” à roupinha da moda… Não podem ver uma notícia com título sensacional que acreditam logo e nem sequer vão ler o resto do artigo nem pensam se faz sentido. Isso sim é o controlo. Mas cabe a cada um deixar-se controlar. A publicidade só funciona se nós deixarmos. Eu não preciso dessas porcarias para nada. Tenho as coisas boas que quero (e sim, por vezes também gasto dinheiro em inutilidades), vou passear, de férias, almoçar fora… tudo com moderação e sempre que possível deixo algum de lado ao fim do mês. Isso sim é liberdade. Não assino serviços “grátis” da treta, não vendo os meus dados a troco de cartões do supermercado ou promoções manhosas. Uso pouco as redes sociais e sempre que alguma coisa me cheira a esturro, vou investigar o assunto. Nunca devemos comer o que nos põem na frente sem saber o que é. E acima de tudo, vivo tranquilo.
Esse juiz é um ditador quem segue Brasil de perto sabe isso, não fazem ideia da quantidade que tem que fugir do Brasil para não ser preso político, ele até as VPNs queria proibir o Brasil cada vez mais parece a Venezuela que tem um tribunal que é faz de conta…
Temos de ter noção que as plataformas digitais, sejam o X, o facebook, o TikTok ou outra qualquer, têm de estar sujeitas a regras. Por muito que venham com conversas, a desinformação, criminalidade e outras coisas que se passam (quase impunemente) online são extremamente grave para a nossa sociedade. Pior ainda quando estamos a falar de (ao que parece) contas ligadas a atos de rebelião e terrorismo.
Não estou ao corrente deste caso em concreto, mas tem de haver regras. E não podemos embandeirar sempre com a “liberdade de expressão”. A liberdade de expressão tem , obviamente limites. Limites esses que normalmente até estão bem explícitos na Lei. Falar nas redes sociais, abertamente ou não, é a mesma coisa que falar na rua ou até em privado. Em certas situações as autoridades têm jurisdição e obrigação para atuar. Mas no final de contas, se fossem grupos a vender drogas, pessoas, armas ou sei lá que mais, achavam normal que um estado ordenasse o fecho desse grupo. E como a dita plataforma não colabora, o estado ou a justiça deve fazer aplicar a Lei da forma que melhor entender. Acho que encerrar o X é excessivo, mas tendo em conta que o X acha que está acima de qualquer Lei, se calhar até estão no ponto.
Agora o que acontece muitas vezes é que certas entidades acabam por pairar acima de tudo e todos. Por muito que se tente, parece que ninguém lhes consegue tocar. Não cumprem com regras, não pagam as multas devidas (e as outras que deviam levar no lombo). Nem as suas próprias regras cumprem (como p.e. o Musk a publicar videos falsos quando nas condições diz que deveria dar ban).
Mas não é pela porta do cavalo, o X recusou a aplicar medidas as escondidas e publicou o pedido e respetiva ameaça caso não bloquea-se contas sem haver um pedido legal oficial.
Para alem disso o pedido entra em conflito com a constituição do Brasil e parece que há uma outra lei do Brasil que permite entidades de recusarem ordem se estas são contra a constituição.
O tema é complexo, mas as multas por uso de VPN e o congelar os ativos do starlink não tem qualquer base legal e é claramente ditaturial.
As VPN usam-se para muita coisa. Aqui na empresa temos VPN para ligar vários locais na mesma “rede”, para usar VOIP nos telemóveis e na central telefónica, para assistência e monitorização remota de equipamentos… e por aí fora. Confesso que essa das VPN é ridícula.
Claro que também pode ser usada para marosca. Os telemóveis podem ser usados para fraudes e crimes. Vamos proibir o uso? Uma faca pode ser usada para matar. Vamos proibir e só comemos com a dentuça?
É exatamente isso. Esse artista pensa que é o rei do mundo, um bocado de modéstia só lhe faz bem.
Tática tipica dos milionários nos EUA quando têm de responder em tribunal pelos seus crimes: Tentar descobrir os podres do outro e difama-lo ao máximo.
os comentários a favor da censura deviam primeiro SABER o que se passa no brasil e não virem para aqui kagar postas de pescada o musk e o X estão cobertos de razão aonde tem um presidente que e um ladrão condenado a gangue dele agora atua a vontade espalhou-se pelo os poderes todos a boa maneira do maduro na venezuela
Ladrao condenado, o que lhe queiras chamar, mas democráticamente eleito. 🙂
Vc acompanhou a eleição?
Conte mais pff, agradecido
O Brasil faz muito bem. O X está cada vez pior. O Elon Musk censura tudo o que não lhe convém.
+1