PixelFed: a rede social open source que é uma alternativa ao Instagram
Se é um utilizador do Instagram mas também é adepto de sistemas open source, então temos boas notícias. A rede social PixelFed é uma plataforma de código aberto de partilha de conteúdos e que pode ser a alternativa que procura.
Uma das grandes vantagens da PixelFed é que não tem algoritmos nem publicidade e pode, assim, navegar à vontade sem enviesamentos e interrupções.
PixelFed é a alternativa open source ao Instagram
Há uma nova e interessante rede social no mundo online. Designa-se PixelFed e é extremamente parecida ao popular Instagram, mas com uma 'pequena' diferença.
Trata-se de uma rede social de código aberto e que não exibe publicidade aos utilizadores.
Ao olharmos para as imagens da rede social, verificamos de facto vários pormenores que nos lembram o Instagram, tais como a disposição das fotografias, sobre as reações, comentários e a opção de partilha. Na zona superior à foto conta também com a fotografia e nome do utilizador.
A plataforma também notifica o utilizador daquilo que acontece no seu perfil, como as reações, comentários e demais atividades dos seguidores.
É também possível ver as imagens em grelha e verificar a quantidade posts já publicados, número de seguidores, utilizadores que se segue, entre outros.
A rede social apenas permite que criem conta os utilizadores com mais de 16 anos de idade.
Apesar destas semelhanças visuais, há aspetos em que a rede social é totalmente oposta ao Instagram. A plataforma não tem algoritmos que determinem a relevância de determinada publicação, não exibe publicidade e pretende ser um serviço com total privacidade. São os próprios utilizadores quem vai fazer a gestão da rede, de uma maneira orgânica.
O PixelFed pode ainda ser uma plataforma recente mas poderá bem tornar-se numa forte alternativa open source que pretende conquistar os utilizadores com as vantagens de autonomia e independência. O facto de ser construída em código aberto permite que ofereça total transparência.
Para já o PixelFed está em versão beta
Atualmente a rede social está ainda em desenvolvimento e para já apenas tem disponível a versão beta.
Em agosto os programadores vão disponibilizar a app para que as pessoas possam testar a versão beta, apenas no modo web.
O criador do projeto é Daniel Supernault, e atualmente a rede social encontra-se na iniciativa de crowdfunding da Patreon. Caso esteja interessado, pode contribuir aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Alternativas são sempre bem vindas…
Vamos ver a evolução do projeto, mas infelizmente as redes sociais funcionam com base na quantidade de utilizadores que usam as mesmas.
Se não forem abrangentes o suficiente a nível dos utilizadores perde.se o objectivo.
Se listamos os servidores pixelfed, vemos já um conjunto disperso e com poucos utilizadores.
Essa é a força e a fraqueza do open source. A dispersão das plataformas e dos users. O mesmo acontece com o Linux por exemplo.
Exactqmente
Realmente se só existisse uma oferta de ambiente Unix teria muito maiores probabilidades de sucesso junto dos consumidores, por outro lado não parece ter problemas em ambientes comerciais como serviços de alojamento.
Uma possibilidade é o ambiente de federação, mas é garantido que vai haver malta a fazer servidores só para spam, o que já acontece em outros serviços similares, logo ser separado acaba tendo as suas vantagens.
O nome escolhido também não foi o melhor, Pixel ainda escapa…FED é calão para agente do FBI.
Esse pessoal do open-source não aprende nunca… Só me fazem rir!
Cala-te pah. Deves ser daqueles iPhone users que se acham os maiores e que tem bue dinheiro, mas afinal nem as contas da casa conseguem pagar.
Está mais que provado que open-source é bastante seguro.
Isto só resultaria se fosse adicionada um sistema de monetização por likes, views e visitas ao perfil e um incentivo para os tais influencers. Como não estou a ver isso acontecer, o Instagram vai continuar a ser a escolha da malta que se vende por produtos
Tenho conta no server PT mas desde há 2 dias que não consigo abrir…