Partes do código-fonte do Twitter foram publicadas no GitHub
Com base num processo judicial, foi revelado que parte do código-fonte do Twitter esteve publicado no GitHub da Microsoft. A rede social refere que possa lá ter estado durante "vários meses".
Foi com base num processo judicial, segundo o The New York Times, que foi conhecido que o Twitter teve parte do seu código-fonte publicado no GitHub. Segundo o que é descrito, o pedido de remoção ao site foi feito na sexta-feira, tendo sido removido no próprio dia.
No entanto, não existem informações sobre quando esse código foi carregado no GitHub, mas a rede social acredita que possa lá ter estado disponível "há vários meses".
O Twitter pretende agora que os tribunais ordenem que o GitHub revele a identidade da pessoa que fez o upload do código-fonte e também de qualquer pessoa que o possa ter transferido posteriormente.
Twitter aponta o dedo a um ex-funcionário
O jornal relata, citando fontes não identificadas, que os executivos do Twitter acreditam que o código foi publicado por um ex-funcionário da empresa que foi demitido no final de 2022, quando Elon Musk assumiu a rede social como proprietário e CEO. A notícia não seria assim tão descabida, considerando a forma como todo o processo de despedimentos aconteceu (e continua a acontecer).
Esta divulgação poderá abrir a posta a um ataque de hackers através do código-fonte do Twitter, o que poderá ser ainda mais grave dos que os casos de interrupções do serviço que aconteceram depois que as equipas da rede social foram desmembradas.
Este artigo tem mais de um ano