Meta quer cobrar entre 13 e 16 euros pelo Facebook e Instagram sem anúncios
Já tínhamos ouvido que a Meta estava a planear implementar novas formas de monetização das suas redes sociais. Agora, sabe-se que está perto de cobrar para a utilização do Instagram e do Facebook sem anúncios.
Esta tática já não nos é nova, pois temos assistido a uma mudança crescente na forma como as redes sociais se apresentam. No entanto, os preços variam e as propostas pagas vão diferindo de rede para rede.
Meta quer que europeus paguem para usar Facebook e Instagram
Segundo adiantado pelo The Wall Street Journal, a Meta quer cobrar uma mensalidade de 14 dólares (13,37 euros à taxa de câmbio) para se usar o Instagram sem anúncios no telemóvel, e 17 dólares (16,23 euros à taxa de câmbio) para se usar o Instagram e o Facebook no PC sem anúncios.
Além disso, cada conta adicional no PC poderá custar cerca de 6 euros, enquanto nos dispositivos móveis o preço deverá rondar os 13 euros - devido às taxas cobradas pela Apple e pela Google.
Pelo que está a ser adiantado pela imprensa, estas propostas já terão sido apresentadas pela Meta aos reguladores europeus, nas últimas semanas, e o objetivo passará por contornar as normas da União Europeia que previnem a exibição de anúncios personalizados.
Além dos europeus, os executivos da Meta também ter-se-ão reunido com reguladores de privacidade na Irlanda e com reguladores de concorrência digital na Bélgica.
O projeto, de nome subscription no ads, procura dar uma alternativa ao utilizador: escolher entre continuar a aceder ao Instagram e ao Facebook sem custos, mas com anúncios personalizados, ou pagar para usar as redes sociais sem anúncios.
Este artigo tem mais de um ano
O instagram devia ser 100 euros mesmo. E so gente a tirar fotos ridiculas a procura de likes e aprovacao social. As meninas entao e duma coisa e depois admiram se que os homens as tratam como aquilo que se fazem parecer
Concordo, mas ainda assim os homens não têm que tratar as mulheres abaixo daquilo que é qualquer ser humano.
Não estou a ver a darem grande destaque a isto. As gigantes do Hollywood, estão cada vez mais a ver que planos sem anúncios não resultam. Como é o caso da TV por cabo que dá muito mais lucro do que o streaming.
Isto parece que é só mesmo para calar os reguladores europeus, e para poderem dizer que agora as pessoas só são “espiadas” se quiserem.
As pessoas podem querer ser espiadas de graça. Não será pelo pagamento
Lol estes tipos fazem rir o povāo!!
O Facebook é só anúncios, até chateia….
Mais facilmente deixo de usar do que pago. É que mesmo a pagar ninguém garante que a Meta não continua a sua vigilância massiva sobre os utilizadores.
Boa sorte… Há anos que não sei o que é publicidade em ambas as plataformas
Nem de borla uso, quanto mais a pagar.
Tenho sérias dúvidas que isto vá a algum lado.
Anúncios no Facebook??? Não usam Mozilla Firefox pois não?
Ublock origin e acabam com a publicidade em todo o lado incluindo nas redes sociais, a anos que uso e deixei de ter publicidade.
Se fizerem isso desisto imediatamente das redes sociais, vão cravar outro.
Duas redes sociais que já foram interessantes e hoje são um «trash bin» da sociedade.
Pagar para não ter anúncios, em princípio, resolve-se facilmente com um plugin bloqueador de anúncios quando usado no navegador (edge ou firefox).
Boa sorte!