Likes no Facebook levam a multa de mais de 3 mil euros
O Facebook é indiscutivelmente a maior rede social do mundo. Esta plataforma serve para colocar todo o tipo de informação sem se olhar a limites... apesar destes existirem.
Recentemente, um tribunal suíço aplicou uma multa de valor superior a três mil euros a um homem por este colocar likes em comentários difamatórios no Facebook.
O caso é caricato pois é, aparentemente, a primeira situação onde um homem é condenado a pagar uma multa por simplesmente colocar likes numa publicação.
Segundo um comunicado do tribunal suíço, o homem terá "acusado" no Facebook Erwin Kessler, ativista dos direitos dos animais, de antisemitismo e racismo pelo simples facto de este colocar likes em comentários difamatórios sobre ele. O caso remonta a 2015, onde na altura se gerou uma discussão na rede social que estava relacionada com a participação de grupos de defesa do bem-estar dos animais num festival de rua vegan.
A multa aplicada pelo tribunal, esta segunda-feira, foi de quatro mil francos suíços (3.667 euros). Sabe-se que o homem de 45 anos terá colocado apenas seis likes, tendo o tribunal considerado que "o arguido endossou claramente o conteúdo indecoroso e tornou-o o seu próprio ponto de vista”. O tribunal acrescenta que "o simples facto de alguém colocar like numa publicação acaba por disseminá-la pela sua lista de contactos".
Kessler terá processado mais pessoas que também comentaram a sua atividade no Facebook, sendo que algumas delas acabaram também por ser condenadas. No entanto, tais condenações deveram-se aos comentários efetuados e não propriamente a likes na publicação.
Este artigo tem mais de um ano
“tais condenações deveram-se aos comentários efetuados e não propriamente a likes na publicação”, no fim contradiz o título! Já começa a ser cansativo, estamos numa época de não informação e tudo vale para atrair as atenções. Eu deixo de seguir jornais ou sites com essa ideologia, o leitor no fim ao pensa em mandar passear e nem quer saber mais da notícias.
Isso é o que dá não ler, mas eu explico-lhe, porque li a notícia: 1. Este pagou 3600€ por ter posto gostos. 6. Houve outros que também foram condenados, não por terem posto gosto, mas por terem comentado; simples assim
Exatamente, bait click. Você perdeu tempo da sua vida lendo uma notícia que no final fala a verdade. Tudo devia ter um TL;DR: “tais condenações deveram-se aos comentários efetuados e não propriamente a likes na publicação”
Leste mal Sandro. Apenas um foi condenado por likes…ou outros foi por comentários. Está claro.
Se leres bem quem foram condenados pelos comentários foram outras pessoas que não o homem a que o titulo diz respeito…
Isso.
tu nao sabes é ler.
“Kessler terá processado mais pessoas que também comentaram a sua atividade no Facebook, sendo que algumas delas acabaram também por ser condenadas. No entanto, tais condenações deveram-se aos comentários efetuados e não propriamente a likes na publicação.”
Nao contradiz porra nenhuma, pois esse parágrafo refere-se às restantes pessoas que Kessler processou e, provavelmente, o caso ainda nao avançou ou nao ha informaçao ou whatever e o titulo refere-se ao individuo que deu 6 likes em comentarios.
admin nao aceites os meus comentarios sff.
Se não gostas do que lês aqui neste site, és bem vindo a não voltar.
Triste mundo onde tudo é considerado injurioso e difamatório. Assim é preferível viver em países em que nos digam à partida que não existe liberdade de expressão. Pior é viver em países onde nos digam que essa liberdade existe, mas em que a mais pequena coisa que façamos ou digamos corra o risco de ser ofensivo para alguém. Há países da América do Sul que simplesmente baniram os crimes de injúria e difamação dos seus códigos penais, para não poderem ser manipulados e usados como arma de perseguição política. Todos os países democráticos do mundo deveriam fazer o mesmo.
Isto é ilegal e contra a liberdade de expressão
a tua liberdade de expressão acaba quando prejudicas as outras pessoas, se não posso ir a todos os teus patrões a dizer que já trabalhaste para mim e foste despedido por roubar e assediar tudo o que mexia os olhos. e assim nunca mais podes trabalhar na vida porque vou andar sempre a traz de ti, e não podes fazer nada porque é a minha liberdade de expressão.
Difamar != Liberdade de expressão
Perfeito.
Executar uma query SQL que adiciona +1 numa base de dados não é difamar nada
Ele não escreveu nada
Mas like não é difamar… quer dizer agora vens ai com uma coscuvilhice qualquer sobre alguém… eu curto do que me dizes digo à malta para ir falar contigo para tu contares e sou multado!!!! lol!!!… sim porque um like nada mais é do que isso.. é informares o teu núcleo social que gostaste da afirmação que fizeste… e isso não é difamar…
ele não difamou diretamente mas “apoio” alguem que difamou, isso aos olhos do juiz é o mesmo que “concordo com…” ou “faço das tua, as minhas palavras”.
“o arguido endossou claramente o conteúdo indecoroso e tornou-o o seu próprio ponto de vista”.
bem, “o arguido endossou claramente o conteúdo indecoroso e tornou-o o seu próprio ponto de vista”. Ora bem, às vezes ao passear pelo facebook, vejo publicações sérias, como por exemplo, a morte de alguém, notícias sobre acidentes etc. No entanto, não são raras as vezes em vejo muita gente dar like na noticia. Sendo assim, são todos culpados, uns porque queriam ver aquela pessoa debaixo da terra, outros porque estão aborrecidos e querem ver mais acção ao estilo velocidade furiosa… A internet, ou aliás, algumas das coisas que ela possibilitou estão tornando-se uma coisa cada vez mais séria, pois estamos cada vez mais a viver dentro do mundo virtual.
“If you want to know who rules over you, find out who you are not allow to criticize”.
Criticar judeus
Realmente as vezes é deprimente o facebook…
Não percebo, os likes não tem nada haver com o material publicado, quem publicou é que entrou em difamação. Lá por eu por like num meme do pepe não quer dizer que sou de extrema direita.
Advogado de defesa fraquinho ( e nao estou a difama-lo)… numa era em que existem milhoes de ataques ciberneticos, foi incapaz de alegar que o cliente foi hackeado !