Instagram traz para Portugal as novas formas de verificar a idade dos utilizadores
A utilização do Instagram e outras redes sociais sempre foi restrita a utilizadores com um limite mínimo de idade. Esta nem sempre é respeitada e isso tem levado a problemas ao longo dos anos, que se tenta combater de forma simples.
Para impedir esta utilização indevida, têm sido procuradas alternativas para validar as contas dos utilizadores. O Instagram tinha já uma solução em utilização em alguns países, que agora está a trazer para Portugal, para assim verificar a idade dos utilizadores.
As novidades do Instagram em Portugal
A partir de agora, a Meta começa a testar em Portugal novas opções para os utilizadores do Instagram verificarem a sua idade. Se um menor de idade tentar editar a data de nascimento no Instagram para 18 anos ou mais, será exigido que verifique a idade usando uma destas três opções: documento de identificação; gravar um vídeo em formato selfie; ou pedir a amigos em comum que verifiquem a idade.
Em 2019, a Meta começou a pedir aos utilizadores que indicassem a idade. Desde então, identificar a idade é um requisito para estar no Instagram, e é o que permite proporcionar experiências adequadas a diferentes faixas etárias, nomeadamente aos adolescentes.
O Instagram exige que os utilizadores tenham pelo menos 13 anos para inscrever-se no Instagram. Em alguns países, a idade mínima é maior. Quando alguém é identificado como adolescente (13 a 17 anos), são fornecidas experiências apropriadas à idade, por padrão a conta é privada, evitando-se contactos indesejados de adultos desconhecidos, e limitando-se as opções dos anunciantes para alcançar este público.
Novas maneiras de verificar a idade
Além de solicitar um documento de identificação, a Meta está a testar duas novas maneiras de verificar a idade:
- Vídeo: é possível selecionar um vídeo em formato selfie para verificar a idade. Se escolher esta opção, verá instruções no ecrã para saber como fazer. Quando enviar o vídeo, o Instagram partilha a imagem com a Yoti. Esta é a única relação da Meta com este vídeo. A tecnologia da Yoti estima a idade com base em características faciais. Em seguida, a Meta e a Yoti eliminam a imagem. A tecnologia não reconhece identidades, apenas idades.
- Confirmação de amigos: esta opção permite que peça aos seguidores mútuos que confirmem quantos anos tem. A pessoa responsável pela confirmação deve ter pelo menos 18 anos de idade, e não pode estar envolvida na confirmação de idade de mais ninguém no momento, e tem de cumprir com outras medidas de segurança em vigor. As três pessoas que forem selecionadas para confirmar a idade receberão uma solicitação e têm que responder dentro de três dias.
Para verificar idade, também há a possibilidade de apresentar um documento de identificação como a carta de condução ou o cartão de cidadão. O Instagram usa o documento apenas para confirmar a idade e ajudar a manter a comunidade segura. O documento de identificação será armazenado com segurança nos servidores e eliminado em 30 dias.
Este artigo tem mais de um ano
Em Portugal, teoricamente poderiam integrar com o Autenticacao.Gov.Pt para obter tanto o nome como a data de nascimento.
Outra forma é disponibilizarem um documento PDF com os dados da conta e depois pedirem para a pessoa assinar o documento digitalmente com o cartão de cidadão/ chave móvel digital, já que a assinatura irá conter tanto o nome como a data de nascimento, e ainda o número de identificação civil que é certamente algo que eles também vão querer… para vossa segurança, claro!
A autenticação via web site é mais fácil já que todos os cartões de cidadão vêm com a autenticação activada, a assinatura digital é mais problemática porque nem toda a gente tem tal activado, e muitos não têm leitores de cartão ou a chave móvel digital activada.
Nenhuma empresa no seu perfeito juízo vai desenvolver um método de verificação específico para um país com tão pouca população. Nunca iam recuperar o investimento.
Existem empresas que já oferecem serviços que permitem a verificação automática de cartões europeus. Não vale a pena tentar reinventar a roda.
Tendo em contas os milhares de milhões de lucro, e que já têm as pessoas necessárias para fazer isso, não é algo que me preocupe o “investimento” que teriam de fazer, não estamos a falar de uma empresa da esquina, e mesmo essa provavelmente teria dinheiro para contratar alguém se fosse obrigada por lei, em um Instagram o dinheiro nem entra na questão… é só se querem fazer.
Isto é ilegal em RGPD, como é que permitem algo como isto? Não se entende! Querem verificar a idade do utilizador? Para quê? De mim não levam nada!
Que otários, os pais é que são responsáveis por existirem menores.
Então se uma criança for comprar tabaco ou bebidas alcoólicas a uma loja, o vendedor também não pode verificar a idade? A responsabilidade é dos pais?
Calado eras um artista.
olha que nao , olha que nao
se suspeitar que tem menos de 18anos deve pedir o CC.
se vender e a gnr tiver a porta come e nao é pouco quem vendeu
Dessa gostei (os pais é que são responsáveis por existirem menores) BOA. Grande Poeta