O Instagram vai surpreendê-lo com uma explosão de filtros AR
A partir de hoje, a rede social Facebook anunciou que todo e qualquer utilizador poderá personalizar totalmente os filtros AR no Instagram. Aliás, o mesmo se aplica aos vários efeitos baseados na realidade aumentada. Prepare-se, portanto, para uma explosão de cor e filtros como nunca antes viu!
A rede social de Mark Zuckerberg rompeu os moldes e entregou a criatividade aos seus utilizadores.
O Facebook deu hoje a saber que a sua plataforma Spark AR, responsável por essencialmente todos os filtros e conteúdos de realidade aumentada, passa a ser público. Isto é, chega aos utilizadores do Instagram para que estes possam personalizar os conteúdos. Algo que se traduzirá em filtros e experiências de AR únicas.
Uma "explosão" de criatividade com os filtros para o Instagram
Cumpre salientar que o próprio Facebook já havia dito que o seu Spark AR será "público". O anúncio foi então feito na primavera, durante a sua conferência F8. No entanto, nessa ocasião com várias outras novidades, esta acabou por ficar para segundo plano, chegando hoje ao público, ainda que na versão de testes, beta.
Isto significa que os utilizadores poderão passar a criar os seus próprios filtros de AR para a rede social. Em seguida, os conteúdos poderão ser partilhados no Instagram, tal como nas histórias do Facebook. Portanto, se os quiser testar, poderá encontrar a opção "Procurar mais efeitos", dentro das Stories do Instagram, já hoje.
Alternativamente, pode descarregar o Spark AR Studio, a ferramenta gratuita para este efeito. Está disponível para Windows e para Mac, com a promessa de facilitar a criação de filtros e efeitos AR. A partir daí, o utilizador poderá partilhar os resultados na sua rede social de eleição, ou fazer o seu upload para o Instagram.
O Spark AR da rede social Facebook
A rede social garante que o processo de criação com o Spark AR será tão simples quanto arrastar e largar conteúdos nos respetivos locais. De igual modo, a sua partilha será fácil e poderá guardar estes mesmos filtros para utilização futura, adicionando-os à sua lista no Instagram para assim os aplicar noutra ocasião.
Mais ainda, quando os seus seguidores virem esse novo e personalizado filtro, poderão partilhá-lo caso assim o desejem. Algo que também ajudará a criar mais interação entre o responsável pela conta e os seus seguidores. É também um reafirmar das redes sociais como plataforma de criatividade, servindo os filtros esse propósito.
Note-se ainda que para os criadores e instagrammers cria-se aqui uma nova oportunidade de criação de conteúdos únicos. Algo que também poderão criar, de raiz, para fortalecer a sua marca, bem como a presença online.
Por fim, cumpre ainda salientar que também o Snapchat disponibilizou o seu Lens Studio no início deste ano.
Leia mais...
Este artigo tem mais de um ano