Guia do Facebook: Aprenda a criar um Grupo
Saiba também mais acerca das definições de privacidade e como gerir a sua integração.
O Facebook é um excelente espaço para se encontrar com os seus amigos, conversar, partilhar informações, etc. Mas existem determinados conteúdos que apenas queremos partilhar com algumas pessoas, com um grupo restrito que partilha os mesmos interesses/ideias, etc.
Então, a solução é criar-se um grupo! Vamos saber tudo sobre eles!
Criar um grupo é bastante simples! Basta seguir estes passos:
PASSO 1
Aceda à página inicial do seu perfil e, no lado esquerdo onde se encontram os grupos a que pertence, clique na opção Criar grupo…
PASSO 2
Agora insira todas as carecterísticas do grupo que deseja, tal como Nome, adicione membros e definições de privacidade que pode ser Aberto, Fechado ou Secreto.
Sobre a Privacidade dos grupos:
Grupo Aberto – Está acessível a todos. Qualquer pessoa pode ver o grupo, os seus membros e o que foi publicado por eles.
Grupo Fechado – O grupo está acessível a todos, mas as publicações só podem ser visualizadas pelas pessoas do grupo.
Grupo secreto – Tal como o próprio nome indica, é secreto e ninguém, excepto os membros, pode vê-lo. Somente também estes é que podem publicar e ver as publicações.
Mais informações aqui.
NOTA: A privacidade do grupo apenas pode ser alterada em grupos com menos de 250 membros.
PASSO 3
Escolha agora um ícone para caracterizar o seu grupo, tem uma grande variedade à escolha.
Clique OK e está criado o grupo!
Pode ver, na parte superior, os membros do grupo, pode ver quais os membros que foram recentemente adicionados, pode colocar questões (esta funcionalidade apenas está agora disponível para grupos e páginas), pode colocar fotos, álbuns e vídeos, pode organizar eventos, colocar vários conteúdos, etc.. explore e promova à vontade o seu grupo!
PASSO 4
Pode agora gerir o seu grupo como bem entender. O fundador é administrador mas pode tornar outros membros também administradores. Para isso clique em Sobre, e nas definições de um determinado membro, clique e opte por Tornar Administrador ou Eliminar do Grupo.
Pode também aderir a grupos se assim entender. Basta, em qualquer momento (e dependendo das definições de privacidade do grupo), Aderir ao grupo ou Pedir para Aderir ao Grupo.
Apenas os seus amigos o podem convidar para integrar num grupo, no entanto não há uma forma de impedir receber estes convites. Pode sim, a qualquer altura, sair do grupo. Basta para isso aceder às definições do grupo, e clicar em Sair do grupo.
Pode, igualmente, desactivar/activar as notificações do que sucede no grupo.
Para eliminar um grupo, basta que este não tenham nenhum membro, e será eliminado automaticamente.
Aqui pode encontrar mais esclarecimentos acerca das Funcionalidades dos Grupos.
São membros de algum grupo? Que outros temas acerca do Facebook gostariam de ver clarificados aqui nesta rubrica?
Este artigo tem mais de um ano
Eu utilizo também os grupos, mas os grupos são mais abrangentes. Para questões de privacidade é muito mais fulcral falar primeiro nas listas, porque as listas depende apenas de nos e com elas que vamos definir a visibilidade do que publicamos. Como disse as listas são a forma como administramos os nossos amigos e as nossas publicações. Nos grupos implica que as pessoas adiram a esse grupo. Ambos são importantes, mas para definições de privacidade creio que as listas são o primeiro pilar. Depois existem as listas inteligentes do facebook, como por exemplo a lista restrito, em que ao adicionarmos uma pessoa a essa lista ela apenas verá o que publicarmos como publico, ou seja é quase um amigo sem privilégios
Eu tenho grupos para tudo e mais alguma coisa, desde grupo dos amigos para organizar cafés e jantares, do curso para apontamentos e informações, quando o pessoal se junta para comprar presentes de anos para alguém também se faz num grupo de quem vai contribuir, etc.
A meu ver são mais práticos que as listas quando se trata de informação dirigida a um público especifico e que queremos que seja vista por esse publico, sabemos a quem chega a informação porque aparece lá uma notificação com quem já viu o post, com as listas o post é visivel mas pode não ser visto se alguem não for ao facebook durante um dia inteiro (acontece, juro). É mais prático receber a notificação de que há um post do grupo tal do que andar à caça de posts que podem não existir.
Compreendo o teu ponto de vista, mad credo que os grupos nao firam criados com esse objectivo. Um grupo de amigos de café faz todo o sentido (eu próprio tenho um grupo para os amigos de jantaradas). Mas esse grupo não se esgota no tempo. Para coisas pontuais uma simples conversação serve perfeitamente. Todos pá mecanismos que falas estão presentes. E assim podes ter mil e uma conversações todas organizadas e com todas as pessoas que viram
As conversações até podem ter títulos e tudo
mais em tao é pago
Interessantima,vou ver se isso vai dar certo agora mesmo…