Facebook apresenta o Graph Search
Após muito se especular sobre o que iria o Facebook apresentar no evento desta terça-feita, eis que a rede social mais popular do mundo anuncia algo completamente diferente ao esperado pela maioria.
Não foi apresentado nenhum Facebook Phone, mas sim o Graph Search, uma fucnionalidade que irá permitir ao utilizador pesquisar sobre diversas coisas acerca dos seus amigos, locais, fotos e interesses.
Saiba mais acerca do Graph Search.
Numa constante tentativa de colocar o mundo mais ligado, o Facebook apresentou o Graph Search, uma ferramenta que lhe indica várias informações acerca dos seus amigos, tais como os seus interesses, locais onde foram, restaurantes, fotografias, etc… Pode ainda relacionar todos estes filtros.
De momento o Facebook tem mais de mil milhões de utilizadores, mais de 240 mil milhões de fotos e mais de um bilhão de ligações.
Mas então o que é o Graph Search?
Comecemos pelo logo, tipicamente de cor azul, tem três círculos, cada um com uma linha, que se ligam e formal um triângulo, simbolizando as ligações no Facebook.
O Graph Search está disponível a partir de hoje, mas apenas para alguns utilizadres dos Estados Unidos, pois ainda se encontra numa fase Beta.
Pode entretanto testar este serviço no site do Graph Search e reservar já o seu lugar de espera, registando-se.
Veja neste vídeo, uma demostração do que é o Graph Search:
Com esta nova ferramenta, poderá pesquisar tudo que esteja relacionado com os seus amigos, assim como amigos destes.
O Graph Search apresenta-lhe uma favorável barra de pesquisa no topo de cada página, sendo que de cada vez que pesquise algo, o Facebook dar-lhe-á sugestões do que poderá pesquisar, por exemplo, basta escrever “Amigos” que o motor lhe indica várias sugestões como “…que gostam de passear; …que gosta de ouvir música”, entre outros.
Após clicar em Pesquisar, aquilo pelo qual pesquisou será o título dessa mesma página.
Durante o evento, Zuckerberg explicou ainda qual a diferença entre a Web Search e este Graph Serach.
A Web Search está preparada para pesquiser acerca de determinadas palavras-chave fornecidas pelo utilizador, como ‘tecnologia’. Por sua vez, o Graph Search pesquisa acerca de frases ou combinação de frases, como “Amigos meus que vivem em Nova Iorque e gostam de Queen”.
Esta pesquisa dará acesso a pessoas, fotografias, interesses etc.. que tenha sido partilhado no Facebook.
Praticamente é um browser do Facebook!
Outra diferença é que os dados contidos no Graph Seach provêm do Facebook, e foram partilhados com determinadas pessoas, sendo que muitos conteúdos não são públicos, mas somente visíveis para amigos.
Aqui já muitos devem estar a pôr em questão a privacidade…
Bem, mas durante o evento, e todas as explicações que se deram, tudo indica que a privacidade está assegurada, sendo que esta é uma das principais prioridades de Zuckerberg e restante equipa neste projecto.
Assim sendo, por muita informação que esteja contida no Google Search, o utilizador apenas poderá visualizar a que os restantes colocaram como sendo pública. As informações e conteúdos partilhados somente com amigos, serão apenas visualizadas, no Graph Search, por esses mesmos amigos.
Hoje ficou disponível a versão Beta, mas somente para para alguns utilizados do EUA, ainda assim algumas funcionalidades não está ainda disponíveis, mas ficarão nos próximos meses.
O que pode pesquisar no Graph Search? Alguns exemplos:
- Pessoas: “amigos que vivam na minha cidade”; “pessoas da minha localidade que gostem de rock”.
- Fotografias: “Fotografias que gosto”; “Fotografias dos meus amigos, anteriores a 1999”; “fotografias em nova iorque”.
- Locais: “Restaurantes em Viseu”; “Cidades visitadas pela minha família”.
- Interesses: “Música que os meus amigos gostam”; “Filmes que as pessoas gostaram e que eu também goste”; “Línguas que os meus amigos falam”.
Para utilizar na totalidade, teremos que aguardar alguns dias, mas registe-se na lista de espera no site do Graph Search.
Mais Informações
What is Graph Search?- Graph Search is a new way for you to find people, photos, places and interests that are most relevant to you on Facebook.
What is Graph Search useful for?
- Graph Search will help you instantly find others, learn more about them and make connections, explore photos, quickly find places like local attractions and restaurants, and learn about common interests like music, movies, books and more. All results are unique based on the strength of relationships and connections.
What can I search for?
- With Graph Search, you can search for people, photos, places and interests.
How do I search?
- Type your search into the blue bar at the top of the page. As you start to type, suggestions appear in a drop down. You can refine your search using the tools on the right-hand side of the page.
Some example searches include:
- People who like tennis and live nearby
- Photos before 1990
- Photos of my friends in New York
- Sushi restaurants in Palo Alto my friends have liked
- Tourist attractions in Italy visited by my friends
How are you rolling this out?
- Graph Search is in a limited preview, or beta. That means Graph Search will only be available to a very small number of people who use Facebook in US English.
How can I get Facebook Graph Search?
- You can sign up for the waitlist at www.facebook.com/graphsearch
Does Graph Search change any of my current privacy settings?
- No. Graph Search follows your current privacy settings. You can only search for content that has been shared with you.
How do I control what tags, locations and photos can show up about me?
- To control tags, photos or posts with locations about you that appear in search, go to your Activity Log.
Homepage: Graph Search
Este artigo tem mais de um ano
Tanto alarido por causa disto? Media…
Bem visto
Pode não ser algo grande a primeira vista, mas a pouco e pouco isso vai tirar trafego da Google. Muitas pessoas já passam o dia inteiro no facebook, ter pesquisa lá ainda faz com que precisem menos de ir ao Google. É de reparar que caso não haja resultados do facebook, apresenta a pesquisa do Bing.
uma web dentro da web.
Já pensaram quantas vezes fazem pesquisas no Google para saber o feedback de determinados produtos e serviços? Serão esses feedbacks fiáveis ou serão feedbacks pagos para publicitar esses produtos e serviços?
Com o Graph Search podemos ter resultados dentro da nossa rede de confiança, sendo assim mais fiáveis
Graph Search vai trabalhar juntamente com o Bing… Logo ai ficas na mesma como se fosse o Google…
E mesmo só com Graph Search não sabes se os resultados são manipulados de alguma forma ou não… Por isso acho que não é por ai
Tudo bem que opiniões são opiniões, mas é sim uma grande ideia e muito inovadora na área das redes sociais (para quem gosta, e para quem não gosta tem de aceitar como sendo).
Isto é sem duvida mais um grande passo dado pelo facebook que cada vez mais vai evoluindo de forma a cativar sempre os utilizadores que por lá andam. Quem critica a privacidade do facebook, para mim não passa de alguém que não sabe ler e adaptar as definições a seu gosto. Para quem não o quer ter porque não o deseja, ai já aceito porque todos somos livres de agir e pensar!
Como eu disse mais abaixo, vou continuar a não utilizar, mas entendo que seja uma funcionalidade que possa ser positiva a juntar ao outro conceito menos positivo das redes sociais..
Boa, agora já podemos saber quem comeu em tal restaurante e o que comeu… É tão útil que estou a pensar em usar todos os dias…
Por amor da santa, Facebook cada vez mais inútil… Vai servindo para Pub.
Não penso que o Facebook seja inútil. Aliás, não o é mesmo. Tudo depende do utilizador e o que dele faz.
Vamos comparar a um café. Por muito bom que seja, se só tiver clientes pouco educados, será mal frequentado, e as pessoas dirão que o café não presta.
Basicamente é isso que se passa no FB.
Mas temos que olhar para as coisas boas. Reencontro de pessoas, páginas de movimentos que mudaram coisas no mundo que de outra forma seria impossível, troca de impressoes sobre assuntos actuais de forma instantanea, salvaram-se vidas, deram-se a conhecer vidas, denunciaram-se coisas, formaram-se casais, etc etc
Se há a parte má nisto tudo? Há, como em qualquer lado, mas sempre depende de quem escreve. 😉
Marisa, a mim ideia parece-me cada vez mais cuscar o próximo.. talvez para quem não tenha vida própria seja útil.. é para isso que serve o facebook..
“Talvez para quem não tenha vida prórpria seja útil”
Este género de frases são tipicas de pessoas que criticam tudo mas andam sempre la metidos, quando mais não seja para ver a vida dos outros….
Se não gostam, não comentem. Mas este género de suposições são tristes… mesmo tristes!
Não tenho, não uso e não preciso.. Detesto bigbrothers e casas dos segredos e afins..
Tenho um filho com quase 2 anos, e a esperança que tenho é que não lhe impinjam isto na educação fora de casa e que daqui a algum tempo já tenha passado de moda e surjam coisas mais interessantes, caso contrario vou ser eu a ensina-lo a ter vida propria como o Pai e a Mãe e dar-lhe outros valores que não o mexirico.. Como diz a outra, eu não gosto de mexirico não..
Acredito que sirva para isso tudo e muito mais Marisa, mas ao menos anunciavam algo de útil, esta a ficar um pouco ao quanto Big Brother, qualquer dia aparece na pesquisa com quantas mulheres/homens tal pessoa dormiu num més… Lol 😉
Pode não ser útil para ti, é para outros…
Vamos esperar para ter o serviço, e depois tiremos as nossas conclusões. 🙂
Sim, nem mais nem menos. O “Facebook” apenas esta a dar o que as pessoas querem. Acredito que é para isso que,sei lá, 90% das pessoas la vão ( não devo estar a falhar por muito ) hehe
Continuo na minha, é um grande serviço grátis para fazer Pub.
Essa informação aparece se a tiveres partilhado no perfil. Então tu és livre de partilhar essa informação com todos os teus amigos, mas quando o Facebook decide criar uma ferramente para organizar a informação e mostra-la aos teus amigos, já é crime?
o objectivo não é saberes a que restaurante o teu amigo foi. Mas saberes a que restaurantes os teus amigos foram. São coisas muito diferentes. Ainda estes dias estava a vr fotos de uma amiga num restaurante. Pareceu-me mesmo muito interessante. Não era fixe saber se vai lá muita gente nossos conhecidos. Quantas vezes queres ir a um restaurante e não sabes bem qual. O que fazes? Pedes sugestões aos teus amigos.
Obviamente que se poderá pensar o contrario. O que é giro é quem critica são exactamente os que pensam ao contrario. E só acham que o facebook serve para cuscar.
Ok Sergio, acredito que seja útil para ti.
“Obviamente que se poderá pensar o contrario. O que é giro é quem critica são exactamente os que pensam ao contrario. E só acham que o facebook serve para cuscar.” Não ponhas todos no mesmo “saco” 😉
Jp, Não te conheço e não entendas como uma critica pessoal. Mas, sim, estou a citar-te. Tu próprio, dizes exatamente isso. Não estou a dizer que usas o facebook para cuscuar. Estou a dizer que achas que as pessoas só usam o facebook para isso.
Estou a tentar mostrar-te que a coisa é para ser vista ao contrario. Um motor de busca que nos dá a informação de acordo com dados de outras pessoas. E não são pessoas da conchicina. São os nossos amigos, ou os amigos deles.
Obviamente que se tens 5000 amigos e 99.99% não sabes quem são, então a coisa não vai funcionar tão bem. No entanto, está a ser usada a tua localização e vai ser procurado tb em pessoas na tua zona. Logo não encontras o restaurante baseado apenas em algoritmos de busca que ninguem sabe o que são.
Mais uma ferramenta para tirar mais privacidade aos utilizadores lol.
Se leres o artigo, verás que a privacidade é uma das prioridades neste projecto.
Apesar de “o utilizador apenas poderá visualizar a que os restantes colocaram como sendo pública”, isso não significa que outras informações, ‘não públicas’, nunca sejam tratadas da mesma maneira nas costas do utilizador…
Então talvez o Facebook não seja o melhor local para as colocarem.
Eu já estava a espera que tooooda a gente fosse dizer mal. Eu sinceramente aplaudo este projecto. Toda a gente gosta de partilhar a sua vida online, faltava era uma ferramenta simples para pesquisar essa informação que as pessoas que tanto dizem mal partilham! Acho fantástico.
Se repararmos, cada vez que há um projecto novo, conceito, etc etc, a tendência é criticar, dizer que não presta, bla bla bla.
Há um anuncio engraçado sobre isso, de um novo programa televisivo sobre novas ideias.
Como nao encontro, aqui fica um artigo sobre isso mesmo http://visao.sapo.pt/o-possivel-e-o-futuro-do-impossivel=f651211
“toda a gente gosta de partilhar a sua vida online” LoLOL
Tou a exagerar. Eu tenho facebook e tenho lá o mínimo de informação. Mas tens de admitir que a maioria das pessoas posta informação pessoal e privada na Internet.
Só um comentário para quem diz que o Facebook só “serve” para cuscar, o Facebook só mostra sobre nós o que queremos que ele e todo o mundo saiba, senão alimentarmos a feed com noticias nossas o Facebook não vai saber, resta também dizer que existe várias configurações para que ninguém possa dizer nada ou identificar nada sem que seja dada a nossa autorização… Eu sou utilizador do mesmo, como sou de outras redes sociais como o caso do Instagram por exemplo, e tenho a plena consciência do uso que lhe dou… Agora cada um sabe de si!!!
Tanta energia negativa. O facebook é o que nós lá pomos. Não faz mais. Quem acha que a privacidade é invadida então tem um problema, não com o facebook, mas consigo proprio
+1
Vou contar-te um segredo: basta acederes a um site qualquer que tenha um botãozinho “Like” para o Facebook saber que o visitaste… mesmo tendo feito logout… e melhor: mesmo que não sejas utilizador do Facebook!
Mas afinal o meu problema não é com a invasão de privacidade por parte de Facebook, é comigo próprio! (sarcasmo)
E então? Quem meteu a informação?
Não compreendo a tua questão…
Se não tem facebook porquê o like?!
O FB está para a internet assim como a Caras está para a imprensa.
Como alguém disse atrás só serve para as pessoas cuscarem as vidas umas das outras e cada vez mais.
Respondo da mesma forma que ao joji:
Quanto à utilidade da rede, nomeadamente na educação, aconselho-o a ler artigos, daqueles científicos, sobre o tema.
Perda 5 minutos no sciencedirect (http://www.sciencedirect.com/), e pesquise os estudos sobre facebook + education.
Cumprimentos 🙂
Depois de ver agora no Telejornal público mais um pouco de publicidade gratuita ao Facebook como sempre fizeram, agora a falar deste novo serviço.. Finalmente percebi o objectivo desta funcionalidade, O Facebook quer ter alguma utilidade para além do serviço de engates e mexerico que proporcionam que é a grande parte de utilizaçao deste site, e querem passar a ter um motor de pesquisa com mais interesse..
Ora, eu quando quero procurar locais, restaurantes, eventos e serviços utilizo os motores de pesquisa e os foruns relacionados com os assuntos que me interessam.. Sendo assim, o Facebook procura essa utilidade também..
De todas as formas, vou continuar a utilizar os motores de pesquisa já existentes sem ter que entrar na rede do mexirico..
esqueci de dizer.. que realmente se não gosto não uso, o que me irrita porfundamente é a publicidade gratuita que fazem nos média a uma emprersa com um serviço deste tipo.. sempre que ouço falar nesta rede vem-me à cabeça
cavaco=facebook=porcaria
Joji.. se não gosta, e se o irrita assim tanto, porque não ignora?
Quanto à utilidade da rede, nomeadamente na educação, aconselho-o a ler artigos, daqueles científicos, sobre o tema.
Perda 5 minutos no sciencedirect (http://www.sciencedirect.com/), e pesquise os estudos sobre facebook + education.
Cumprimentos.
Irrita-me a pub.. Ja está ignorado à muito tempo.. De qualquer maneira o Pplware utilizo porque acho interessante.. e por isso dou opiniões.. aqui.. Se puder ser, pode?
Pode, claro.
Mas porquê criticar se não se utiliza?
Devemos trazer sempre coisas boas e construtivas. Andar sempre a criticar faz mal à saúde, e essa sim está cara.
Não estou a perceber porque é que não posso ter uma opiniao diferente da sua..
Joji… podes ter a opinião que quiseres.
Mas sabes sustentá-la? Ou criticas por criticar e por senso comum mal informado?
Cumprimentos.
Sim, com aquele estudo que diz que o facebook poe as pessoas mais pobres etc.. Portugal é No1 na Europa na utilização de facebook, e este ano vão mais 88500 pessoas para o desemprego neste país..
E sabias que o FB é também usado para procura de emprego? É que actualmente praticamente todas as empresas têm uma pagina, e é mais facil estar-se a par de propostas, estagios, novidades.
Prevê-se que o roll-out seja lento, portanto uns dias será demasiado otimista.
Mas parece-me uma ótima ferramenta, a abrir caminho para o ambicionado Marketing 3.0.
Penso que há aqui utulizadores um pouco confusos. Falam de cusquices, publicidades, mexericos, privacidade, etc..
O Facebook só tem aquilo que os utilizadores lá poem, que eu saiba eles não roubam nada a ninguem! Cada um deverá ser responsavel pela informação que lá poe, ao coloca-la já sabe o que pode acontecer.
Cumps
Não roubam nada a ninguem porque os utilizadores consentem pela aceitação dos termos do serviço. Um exemplo: a partir do momento que colocas uma fotografia no Facebook, deixas de ter quaisquer direitos sobre a mesma, passando o Facebook a ser o “dono” da tua fotografia!
Exactamente!
Correção: em cima está a dizer mágina mas devem querer dizer página
Bolas, já paravam com os videos do sapo videos… Não consigo ver nem um!
Para mim, isto só vem demonstrar uma coisa: como é tãããoo fácil tratar dados, cruzar informações e traçar padrões de forma massiva.
Big Brother… oops… Facebook is watching you!
Eu vejo o símbolo como 3 lupas e não círculos com traços ligados como mencionado no artigo..
Também pode ser sim 🙂
Não tinha visto dessa forma.