O Facebook pode ter ajudado Trump a ganhar as eleições
O mundo ainda está a recuperar de um cenário que a comunicação social nos vendeu como desastroso, isto é, o cenário em que Donald Trump seria eleito o 45º Presidente dos Estados Unidos.
Na realidade, quem perdeu, de forma transversal, foram os canais de comunicação social especializados em política, isto porque "venderam" a ideia que o mau era Donald Trump e a menos má seria Hillary Clinton. Isto é, os órgãos de comunicação acreditam ter o poder de fazer pender a votação para o lado do seu "protegido". Mas desta vez correu mal. O Facebook parece que ganhou.
Fazendo um périplo pelos jornais, facilmente percebemos que praticamente todos os grandes jornais dos EUA ou declararam apoio a Hillary Clinton ou deixaram de o endossar a Donald Trump na campanha de 2016. E isso inclui o seu suporte, cobertura e opiniões dedicadas que, no passado, foram fiéis a candidatos do Partido Republicano.
Na verdade, a impressa americana, incluindo a TV, foi surpreendida pelo facto da sua influência poder ter sido mínima em comparação com o Facebook.
A Imprensa ganha eleições?
Por vezes, parece que ganha... ou até poderá ter mais influência do que parece. Em 1992, na eleição-geral do Reino Unido, o tablóide The Sun gabou-se de ter "vencido" a eleição para o Partido Conservador, que estava em situação delicada na disputa com os Trabalhistas. Agora, os rumores parecem apontar para que, nos EUA, o Facebook tenha sido de tal forma popular que fez mesmo de Trump um vencedor.
Mas como poderá o Facebook ter ajudado Trump?
Então, o argumento principal é que 156 milhões de americanos têm contas no Facebook e, de acordo com as pesquisas, pelo menos dois terços deles usam a rede social como fonte primária de notícias.
Essas notícias podem, volta e meia, ser originárias da imprensa, de toda, até dos jornais que endossaram apoio a Hillary. Mas o que cada utilizador vai ver dependerá de quem são os seus amigos e do que eles partilham.
Daí vem a noção de uma "bolha": pessoas que estavam inclinadas a votar em Trump na eleição da última terça-feira apenas viram histórias que reflectiam a sua visão do mundo. E o mesmo se deu com aqueles que simpatizavam com Hillary.
É claro que podemos dizer que esse tipo de filtragem sempre ocorreu - pessoas de orientação liberal tendiam a ler jornais liberais. Pessoas mais conservadores encontravam as suas ideias reflectidas pelo que liam. A diferença é que a maioria dos editores tentava fazer duas coisas - apresentar ao menos algumas opiniões alternativas e assegurar que os factos de qualquer história fossem verificados.
Mas no Facebook não existe essa segmentação nem procedimentos. O algoritmo do feed de notícias veicula o que "pensa" ser a sua opinião e a dos seus amigos e, certamente, não valida qualquer veracidade dos factos. Um exemplo é que, durante a campanha presidencial americana, histórias a acusar Hillary de assassinato ou histórias que tentavam "revelar que o presidente Barack Obama é muçulmano" apareceram nas páginas de pessoas com tendência para apoiar Donald Trump.
Sim, também há casos com o outro lado da medalha, todos recebemos algumas. Uma que correu os feeds foi a falsa declaração supostamente feita pelo multi-milionário em 1998, em que ele dizia que seria simples ser candidato pelo Partido Republicano "porque os seus eleitores são burros", esta declaração continua a circular na rede social graças às muitas partilhas dos americanos que não gostam de Trump.
Os dois grandes partidos americanos (Democrata e Republicano) têm vindo a usar extensivamente o Facebook como arma eleitoral nos últimos anos. Contudo, para Trump, as redes sociais ofereceram uma forma poderosa de levar a sua mensagem directamente ao eleitorado. Ainda mais porque a sua campanha considerava a maior parte da imprensa tradicional como hostil e parcial.
Então, sem o Facebook Trump não seria o próximo presidente?
Esta questão, por tudo o que envolve uma eleição nos Estados Unidos, a particular escolha dos Estados, os Colégios Eleitorais e a forma de pensar do povo americano torna difícil responder, mas parece provável que a comunicação social tenha servido para polarizar opiniões numa campanha eleitoral já acalorada. E que podem ter ajudado a trazer eleitores indecisos para o lado do empresário. E isso questiona a alegação do fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, de que a rede social se trata apenas de uma plataforma tecnológica, não de uma poderosa empresa de comunicação social.
O fundador do Facebook também opinou
Mark Zuckerberg esteve igualmente atento e deixou a sua opinião num post, revelando o sentimento de estar a "sentir-se esperançoso" e com uma foto dele a segurar a sua filha bebé, enquanto assistia à cobertura da eleição, o fundador do Facebook revelou que estava a "pensar em todo o trabalho que temos à frente para criarmos o mundo que queremos para as nossas crianças".
Zuckerberg falou especificamente em curar doenças, melhorar a educação, ligar as pessoas e promover oportunidades iguais - e definiu esta missão como "maior do que qualquer presidência".
Nos comentários, diversas pessoas pareceram apreciar o pensamento de Zuckerberg. "Obrigado por estar a usar a sua influência para o bem" foi uma resposta típica.
Mas Zuckerberg não apresentou ainda uma reflexão sobre como ele influenciou a forma de encarar esta campanha eleitoral por parte dos americanos e qual teria sido o seu impacto positivo para o processo democrático. Muitos magnatas da comunicação social, no passado, reclamaram para si esse poder, o de conseguir dominar a intenção dos eleitores americanos.
Via: BBC
Afinal, qual é o poder real do Facebook?
Este artigo tem mais de um ano
Não foi o Facebook, foi mesmo o FBI.
Ou os alienes. Um dos dois.
Da maneira que escreves só podes ser apoiante do trump…
Peço desculpa se tens problemas cognitivos. Não foi minha intenção gozar com a tua condição.
Mas podes aproveitar e gozar com a tua é a única que merece um grande gozo, ainda para mais depois de este teu comentário a “carimbar” a opinião formada pelo @badsector, a qual carimbaste com uma grande e memorial confirmação.
O que é um Aliene? É uma espécie animal predominante no teu habitat? LOL
Eu acho que foi a Clinton e os meios de comunicação social!
Acham mesmo que um povo evoluído como o americano, vai na cantiga do votem no A porque o B é mau só porque o canal y ou x disse?
Aqui neste cantinho de 3º mundo funciona, nos países evoluídos as pessoas pensam por elas…
São tão evoluídos que nem acreditam no aquecimento global e se deixam levar pelos lobbys das petrolíferas que dizem que o homem não pode influenciar as alterações climáticas.
Até o Obama disse na cimeira de Paris que o problema não é cientifico, é politico.
Trata-se de penalizar os países ricos em deterimento dos pobres, meu caro é apenas socialismo.
Se o aquecimento global fosse real, as previsões dos anos 90/2000 estariam certas e tu estarias a viver no deserto.
andas a delirar sobre o assunto ou tens alguns interesses económicos, diretos ou indiretos, na matéria.
o aquecimento global é um problema real.
as atitudes a tomar (o que fazer) e a medida (em termos de escala de intervenção) quanto ao aquecimento global e às suas consequências é que são questões políticas porque económicas! e dizer económico e político ou político e económico é, na perspetiva mesquinha e tacanha atual, exatamente o mesmo.
Abre os olhos e lê coisas dos dois lados.
O único problema é a poluição, o aquecimento não.
MLopes não vale a pena, ele sabe mais que que os cientistas que estudam o problema.
O que é facto é que realmente o aquecimento global é um fenómeno natural, que existiu antes dos seres humanos e vai continuar a existir muito depois de termos desaparecido, a Terra tem períodos de aquecimento e depois “ice ages”. O que nós fazemos é apenas, e infelizmente, acelerar esse processo, e a influência começou mesmo com o surgir da agricultura, e depois de forma muito mais exponencial com a revolução industrial.
Quanto ao facto de o Trump ter ganho, só se deveu a uma coisa, à derrota do Sanders, que se tivesse sido eleito como candidato do seu partido teria de facto ganho as eleições… mas não, preferiram meter a Hillary lá à força toda, agora aguentem-se!
Isso não faz sentido, pois o Sanders defende politicas opostas a Trump, ele é uma especie de europeista que defende ideias que os EUA nunca defenderam, se Sanders tivesse concorrido seria facil para o Trump vencer, até porque o homem ja parece um velho do caraças 😉
Não é isso que está em causa.. Houve muita abstenção de democratas em estados onde se esperaria que a Hillary ganhasse apenas porque preferiam ter o Sanders como seu candidato! Talvez se ele tivesse sido o representante do partido a abstenção tivesse sido menor e ele ganhasse esses estados chave..
define lá isso de “povo evoluído”, só para termos a certeza de que estamos a pensar o mesmo, ou não. e já agora define também americano, só para tamtém termos a certeza se está a flar do canadá, do chile, dos estados unidos, do brasil, do uruguai, etc
Povo Evoluido? Comparando com quem? Mexico? Coreia do Norte?
Evoluido para mim sao paises como a Suecia, Suica, Australia e Canadá, com sistemas de saude em condicoes e um bom Work/Life balance.
Estás a ser um bocado irrealista em relação aos americanos. Muitos sim, são evoluídos, tb temos cá disso, mas a maioria é burra que nem uma porta.
Isso continuem a acreditar que a América não é um país evoluído de primeiro Mundo, mas sim nós os tugas é que somos bastante evoluídos…
Nem vale a pena comentar com quem acha que a USA não é dos países mais evoluídos…
O problema é que se calhar pensam só nelas. Hoje em dia encaminha-se tudo a pensarem só em si segundo as ideologias do Trump, como outro caso parecido chamado Brexit. Ainda há quem os chame de povo evoluido, só se for com palas de cavalo.
O que se quiser dizer é verdade em politica, mas o facebook apoiou a Cleptoclinton.
Mas foi também, a memória dos Americanos:
-> Roubos da fundação dos clinton
-> A arábia saudita ter financiado os clepto clinton
-> A Clinton nos assassinatos de Benghazi
-> O Obama e o inflamar de conflitos raciais
-> O Obama e aumentos dos prémios de seguro de saúde
-> A caça racista ao gajo hetro e branco.
-> A Clinton que com o servidor caseiro colocou em perigo a vida dos soldados
-> …
O facto de se estar ainda a querer limitar a liberdade de um apoiante de trump receber sinais positivos para a sua escolha. È o PROBLEMA.
O Facto da imprensa estar a querer limitar a informação que o facebook dispõe. é o PROBLEMA da IMPRENSA.
VIVA A LIBERDADE
temos inteligência para saber o que é certo? Se não achas isso, és um apologista das ditaduras, o regime de supermentes que te governa, certo?
Se não tivesse tinhas ainda mais desinformação
Muito bem escrito, das tuas palavras faco as minhas.
Esta esquerda liberal corrupta e mentirosa ainda nao acordou foi para a realidade e que o povo nao so nos EUA mas na Europa tb comecam por ver a sua verdadeira face por detras deste liberalismo .
O Obama se se aproxima-se de um ser humano decente ou mesmo um presidente decente ja teria vindo a publico condenar este liberais anarquistas que em nada respeitam a liberdade democratica. Em relacao a estes media e vergonhoso ainda nao terem divulgado o verdadeiro resultado eleitoral:
#PopularVote:
#Trump: 62,972,226
#Clinton: 62,277,750
#ElectoralCollege vote
#Trump 306
#Clinton 232
Dou os parabens ao povo americano pela sua grande vitoria contra um sistema corrupto e manipulativo, nao se deixaram enganar.
Nem os burros têm palas tão grandes…
Nem sabes como as tuas palavras me motivam, pois o que foi escrito foram factos comprováveis.
Se estás desiludido chora um pouquinho… Muitos apoiantes da Corrupta não se fizeram rogados.
Gostava de ver esses “factos” lol. Mostra aí os links do facebook porque aí é que reside a verdade…
Estou apenas desiludido porque em termos ambientais vai haver um retrocesso e isso tem impacto em todos os países, de resto não quero saber quem ganha, não vivo lá.
E as minhas palavras deveriam era motivar-te a estudar porque já deu para entender pelos teus comentários que não consegues entender uma simples frase (“Até o Obama disse na cimeira de Paris que o problema não é cientifico, é politico.”), tens a mania que sabe mais sobre aquecimento global que os entendidos (porque lês “notícias” no facebook) e até imagino que és daqueles que pensa que a Terra está no centro do universo, foi feita em 6 dias e descendemos de adão e eva. Ou será que já evoluíste alguma coisa?
E explica aí o que é um hetro? “Googla” lá a ver se aprendes mais alguma coisa hoje.
Bad sector,
Para quem na primeira parte pede links do Facebook e na segunda parte diz que leio noticias no facebook?
Para tua informação não tenho facebook e não leio noticias no facebook.
Sabes quando alguém quer parecer inteligente, apresenta factos contraditórios, não pede que lhe dêem links?!
Para quem diz googla para aprender.?!
Não te vou explicar nada.
http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/files/2016/11/Huff-Post-255×300.jpg
PPLWare a imagem com a frase do trump a dizer que Republicanos sao ignorantes já foi desmentida por varios meios de comunicacao social.
No artigo referem que essa declaração é falsa. A própria legenda afirma o mesmo.
Lê a notícia e tenta outra vez 😉
Eu acho que o que ajudou o Trump ganhar as eleições foi as pessoas terem votado nele, o resto é tretas.
Não acho que isto tenha influênciado, por esta lógica tinha ganho a clinton, com o apoio dos jornais e tvs.
O que fez trump ganhar foi a candidata democrata. Aliás, esta deve ter sido a pior campanha de sempre, no que toca a talento dos candidatos.
Interessante a diabolização que fazem de Trump. O Mundo fica mais perigoso à mercê de Trump? Mas quem é que bombardeou a Jugoslávia? Quem bombardeou e destruiu a Líbia que tinha nível de vida de países do primeiro mundo. E em nome de quê? Quem pôs o Médio Oriente a ferro e fogo. Quem derruba governos democraticamente eleitos como a Ucrânia a Argentina o Brasil para lá colocar fantoches. Quem é que pôs a NATO a espicaçar o urso russo e desloca exércitos e caças bombardeiros para as suas fronteiras? Porque motivo a Síria é neste momento um barril de pólvora que poderá detonar uma terceira guerra mundial caso a Russia e os USA entrem em choque por causa de Raqqa? Mas quem é quem afinal? A Propaganda dos media ocidentais consegue anestesiar as mentes de quem anda distraído.
http://www.ilisp.org/noticias/o-curioso-fenomeno-da-esquerda-que-descobriu-que-muros-sao-ruins/
4chan
Tretas esfarrapadas…como se os Hilarianos tb não tivessem facebook e partilhassem noticias parvas.
Olhem mas é para 40 anos de descalabro economico e social, existem estados piores que a grécia, a quantidade de municipalidades que declaram falência é brutal, serviços públicos que funcionam apenas alguns dias por semana, etc etc etc mas preferem bocas estúpicas na net À realidade e depois a realidade cai-lhes em cima: cabum!!!
Acho que o povo já está farto de ouvir as conversas fiadas dos políticos e procuram alternativa…
Aqui o Tino das Rãs também teve bastantes votos em relação aos adversários…
CAN’T STUMP THE TRUMP
Podem pôr as culpas em quem quiserem, mas isso é apenas recusar admitir a verdade: os democratas perderam porque não tinha candidato(a) à altura. Podem agora culpar o facebook, o FBI, etc, que a verdade não se altera. O Trump esteve envolvido em escândalos do início ao fim da campanha. Teve desde o início a comunicação social contra ele e a atacá-lo consistentemente (ainda que isso lhe tenha corrido de feição). Se o Trump venceu contra tudo e contra todos, é porque a Hillary não era uma candidata à altura. Deixem-se de lamúrias!
Seguir as notícias pelo facebook? lol
Não devem de certeza ter ouvido dos scams que por lá andam, e das notícias falsas só para ter cliques.
Para mim foi o xuxas
Só quem não está por dentro do que se passa na politica americana é que pode sugerir que o facebook influenciou. É ridiculo. Uma coisa é certa, o facebook permite as pessoas comunicar-se a cima do que diz os media. E nesse sentido pode ter contribuido mas dúvido que tivesse havido uma campanhã por trás.
Nada temam que o Trump não é fascista. Ele é um empresário (não significa que seja bom mas é o espelho da liberdade americana).
E ainda chamam o povo americano de “povo evoluido”. Tanto o Trump como a Hillary não são flor que se cheire, Trump com ideologias do 3º mundo e a Hillary que também não é nenhuma santa. Os americanos fazem-se de grandes e pensam só em si, prova disso foram estas eleições. Pelo que deu para interpretar por estas eleições, os americanos estão fartos da corrupção politica e querem uma nação apenas americana, e segundo o Trump, vai lutar contra a corrupção e lutar pela nação, vindo de uma pessoa que paga impostos reduzidos ou fugindo deles dizendo ele de forma legal e com ataques racistas e xenófobos. E uma Hillary corrupta que consegue enriquecer à custa disso e que em pleno ato eleitoral é investigada pelo FBI, sempre apontada pela imprenssa geral como candidata vencedora. Agora quem é mais corrupto não sei, mas estas mentes do povo americano são cá uma anedota isto são.
Se a maioria dos eleitores no Trump não usa o Facebook, como pode este ter influenciado a sua eleição?
Parece-me é que os media andam a procurar desviar as atenções, e esses sim é que influenciaram.
Em vez de informarem com factos, apresentam títulos já com opinião implícita, tais como o do próprio pplware:
“O Facebook pode ter ajudado Trump a ganhar as eleições”
..a parte do “pode ter ajudado” é enviasada e tendenciosa. E foi tal e qual em muitos outros meios.