Facebook: 13 milhões de utilizadores ignoram a privacidade
Em Janeiro deste ano, o Facebook apresentou o Graph Search, uma ferramenta de pesquisa que irá permitir ao utilizador explorar sobre diversas coisas acerca dos seus amigos como locais, fotos e interesses.
Contudo, esta nova ferramenta tem preocupado alguns utilizadores, relativamente, (e como sempre!) às questões de privacidade.
No entanto, por outro lado, a grande maioria dos utilizadores publica praticamente tudo no seu mural, e partilha com o público em geral, e não somente com os seus amigos. Mas ainda há mais! Cerca de 13 milhões dos utilizadores do Facebook nunca acedeu às definições de privacidade.
Assim fica difícil preservar a segurança…!
Face à preocupação que os utilizadores sentem relativamente à privacidade (ou falta dela) no Facebook, e para se verificar de que forma o Graph Search irá afectar o utilizador e a informação contida no seu perfil, o blog Marketo realizou um interessante infográfico que deixamos aqui para análise.
Factos sobre a Privacidade do Facebook
Este gráfico infica-nos que apesar de evistirem mil milhões de utilizadores no Facebook, cerca de 13 milhões nunca tocaram nas definições de privacidade e, assim, ignoram a velha questão que tanto proclamam. No gráfico vemos ainda que 28% dos utilizadores partilham tudo, ou quase tudo, no seu mural, com um público alargado, e não somente com os amigos. Cerca de 11% dos utilizadores dizem já ter sido vítimas de ‘Facejacking’, isto é, alguém já tentou entrar na sua conta sem a sua permissão.
Dicas para proteger a sua privacidade no Facebook
Aqui ficam algumas dicas para proteger a sua privacidade, nomeadamente quando o Graph Search estiver disponível.
Relativamente a PESSOAS, o gráfico indica que 91% dos empregadores admite utilizar sites de redes sociais para procurar possíveis funcionários.
De forma a limitar as suas publicações, para que não surjam no Graph Search de qualquer pessoas, coloque, nas definições, que as suas publicações sejam somente acedidas a ‘amigos’. Veja na imagem acima como fazer.
Relativamente às FOTOS, existem cerca de 97.000 na nossa rede do Facebook.
Defina a privacidade das suas fotos, inclusivé aquelas em se encontra ‘taggado’, de forma a que não apareçam onde não deseja. Pode também remover ou pedir para ser removida alguma identificação sua numa foto. A imagem explica como fazer.
Nos LOCAIS, normalmente os utilizadores gostam de colocar os sítios onde estão, o que visitam, e para onde viajaram. No entanto os seus contactos podem também tagá-lo nalgum local, e pode facilmente remover essa tag para que terceiros não saibam onde esteve/por onde andou.
Aqui fica o infográfico completo.
Apesar da privacidade ser um dos aspectos mais criticados no Facebook, também se verifica que muitos utilizadores não fazem nada para alterar essa situação e protegerem as suas informações.
No que respeita à privacidade, qual a sua opinião? Deve ser o Facebook ou os utilizadores a preservá-la? O que pensa do Graph Search?
Este artigo tem mais de um ano
boa tarde, penso que a privacidade cada utilizador é que define, mas para os utilizadores deveria ser mais especificas as definiçoes …..
Olha que novidade…
Quem quer privacidade não utiliza redes sociais.
apoiado
Patético.
nem mais…
Nem Mais
Se estivessem preocupados com a privacidade não tinham facebook ou pelo menos não escreviam informação sensível no mural.
Acho que a nível estatístico 13 Milhões de 1000 Milhões não é nada.. Faz-se todas as comparações em percentagem e depois aquela que tem pouco mete-se em absoluto para parecer maior? 1,3% não é muito!
Significa que 98,7% das pessoas já mexeram nas definições de privacidade e possivelmente preocupam-se com elas!
Como vêm, brincar com as estatísticas (sem as tornar erradas) faz com que a conclusão dependa muito do ponto de vista 🙂
muitas foram lá parar por “engano”, porque apareceu um popup a dizer que podia alterar e não sei o que..
logo ficam excluídos desses 13M.
A privacidade começa onde decidimos terminar o que queremos que seja público! Quem não quer dar a conhecer não publica, simples 🙂
A privacidade começa onde decidimos terminar o que queremos que seja público! Quem não quer dar a conhecer não publica, simples