Elon Musk está a processar empresas por terem deixado de fazer publicidade no X
O Twitter nunca reuniu tanta atenção como o X reúne agora. Em mais uma polémica, Elon Musk decidiu processar algumas empresas, após terem deixado de fazer publicidade na rede social.
Segundo a imprensa, Elon Musk intentou uma ação judicial contra uma série de empresas, alegando que elas conspiraram ilegalmente para boicotar a rede social X, fazendo-o perder "milhares de milhões de dólares" em receitas. O processo surgiu, após as visadas terem deixado de fazer publicidade na plataforma.
A ação judicial foi intentada no Texas contra a World Federation of Advertisers e as suas empresas membros: a multinacional britânica Unilever, a gigante alimentar Mars, a CVS Health, e a empresa dinamarquesa de energias renováveis Orsted.
We tried peace for 2 years, now it is war https://t.co/elgT62uDtF
— Elon Musk (@elonmusk) August 6, 2024
A decisão de processar estas empresas foi tomada, após as receitas publicitárias do X terem caído, numa queda que se deu depois de o empresário ter comprado e rebatizado a rede social por 44 mil milhões de dólares, em 2022.
Poucos dias após assumir a chefia da rede social, Elon Musk despediu milhares de funcionários, incluindo os dedicados à moderação, que estavam encarregados de remover conteúdo prejudicial.
Mais do que isso, as empresas suspenderam a publicidade no X, em novembro de 2023, motivadas por preocupações de que o seu conteúdo estivesse a aparecer ao lado de publicações pró-nazis - o agora proprietário do X já foi acusado de disseminar discurso de ódio.
X processa empresas por não publicitarem na sua plataforma
A ação intentada por Elon Musk alega que as empresas conspiraram de uma forma que violou as leis antitrust dos Estados Unidos, agindo através de uma iniciativa da World Federation of Advertisers chamada Global Alliance for Responsible Media (GARM). Esta foi lançada, em 2019, com o objetivo de "ajudar a indústria a enfrentar o desafio do conteúdo ilegal ou prejudicial nas redes sociais e a sua monetização por meio de publicidade".
O X pede uma indemnização por danos não especificados, bem como uma ordem judicial contra quaisquer esforços contínuos para conspirar para reter as despesas com publicidade.
Na perspetiva de Linda Yaccarino, diretora-executiva do X, partilhada numa carta aberta aos anunciantes, "as pessoas são prejudicadas quando o mercado das ideias é restringido e alguns pontos de vista não são financiados em detrimento de outros no âmbito de um boicote ilegal". Afinal, o X afirma ter aplicado normas de segurança para marcas comparáveis às das suas concorrentes que "cumprem ou excedem" as medidas especificadas pela GARM.
Como CEO do twitter disse publicamente pra essas empresas irem se “lixar”, só que afinal correu mal esse comentário… Afinal precisa das empresas que ele mandou passear.
Elon Musk não mandou ninguém se lixar… O que ele disse foi: “Querem me chantagear por dinheiro”, “Go fuck yourself”…
sabes ler?! Ou so ves cnn ++ Ele vai processar-los porque houve um ataque coordenado contra o X por parte deste grupo.
“Elon Musk’s X Files Antitrust Suit Against Ad Cartel GARM for Coordinating ‘Illegal Boycott’”
CNN, SIC, TVI, Publico, Visão….
Fox News, Truth Social
Isto é o que dá um lunático comprar empresas..
Comprar??? Não comprou nada, entregou ações como mais-valias(que por lei não podem ser cobradas de impostos), para solicitar empréstimo, a outros financiadores privados. Em poucas palavras, é uma especulação, de um projeto que tem uma base especulada na ideologia de uma liderança especulada. E assim o mundo avança nas incertezas, Musk é a linha de projeção positiva num gráfico do caos financeiro.
hehehe hilariante ver individuos que devem viver na cave dos pais e a explorar-los a dizer barbaridades.
CULTIVA-TE!
O tipo que num debate num fórum público disse que não precisava dos anunciantes e literalmente os mandou “fo***”, agora bem processar os antigos anunciantes porque supostamente o estão a boicotar. Este tipo não se manca, já vai com sorte se o juiz não o condenar por estar a fazer o tribunal perder tempo e recursos com esta parvoíce.
temos aqui um que adora o meta porque sera?!
https://www.wsj.com/tech/meta-facebook-instagram-pedophiles-enforcement-struggles-dceb3548
https://www.fastcompany.com/91048586/meta-lawsuit-human-trafficking-child-exploitation
A Meta e não o Meta.
Cultive-se!
Sinceramente não percebo. O que é que o meu comentário tem a ver com a Meta?
Estou a ver que criticar o líder do culto provoca este tipo de reacções…
+1
Quem tem telhados de vidro não deve atirar pedras:
https://www.forbes.com/sites/emmawoollacott/2023/06/06/twitter-failing-to-deal-with-child-sexual-abuse-material-says-stanford-internet-observatory/
https://www.washingtonpost.com/technology/2023/07/27/twitter-csam-dom-lucre-elon-musk/
A GARM sugeriu que empresas parem de publicitar no Twitter/X pelo risco dos seus anúncios aparecem junto de conteúdo que as marcas não querem estar associadas, mas esse risco existe em todas as plataformas que permitem utilizadores de colocar conteúdo seja a Meta, Youtube, Tiktok, etc. a diferença é que enquanto os outras empresas pelo menos publicamente tentam passar a imagem que estão a tentar implementar mecanismos para impedir que tal ocorra Elon Musk disse que o Twitter/X iria na direção oposta.
Agora processar a GARM não faz qualquer sentido na minha opinião tendo em conta que a associação não tem qualquer tipo de poder e apenas emite orientações, os membros são voluntários e podem ignorar qualquer orientação da GARM e não temos maior exemplo disto que o próprio Twitter/X que é membro desde a fundação da GARM até hoje, e como pode ser facilmente comprovado apesar das orientações da GARM em contrário vários membros continuam a publicitar no Twitter/X.
Basicamente “free speech” Elon Musk está a processar alguém por simplesmente emitir a sua opinião…
No Congresso dos EUA, os republicanos têm maioria na Câmara dos Representantes e os democratas a maioria no Senado. Esta ação em tribunal do X invoca um relatório intercalar do presidente republicano do Comité Judiciário da Câmara dos Representantes com o titulo: “Os danos da GARM: como as maiores marcas do mundo procuram controlar o discurso online”. Não é de surpreender que a principal conclusão seja:
“Embora muitas empresas liberais nunca tenham escondido o seu preconceito contra os americanos conservadores, estas empresas são muitas vezes incapazes de silenciar com sucesso as opiniões conservadoras. Mas o que estas empresas não conseguiram alcançar unilateralmente, trabalharam extensivamente desde 2019 para conseguir, através da coordenação através da GARM.”
Enfim, mais um episódio da aliança Trump-Musk para as eleições de 5 de novembro. Em alguns estados as eleições não são apenas presidenciais, são também para parte dos lugares no Congresso. Quem, republicanos ou democratas, conseguir maior mobilização para o seu candidato presidencial, consegue maior mobilização para que sejam eleitos os seus candidatos para o Congresso. A maioria, em ambas as câmaras, também está em jogo. (E também no poder judicial, dada a faculdade do Presidente para nomear juízes).
Tambem vou processar muitas empresas por nao comprarem os meus serviços….
Coitadinho… vai chorando vai. É mais uma manobra para iludir os tolos. Um dia vão deixar de acreditar e cai a torre, peça a peça. Ou então, cai tudo de uma vez tal como o Maddoff.
Obviamente tem dinheiro a mais, simplesmente não sabe o que fazer com ele e assim encontrou maneira de deitar à rua dinheiro num processo inútil. Devia investir esse dinheiro em algo útil como por exemplo um painel de instrumentos para os tesla´s.
Não tem, pediu emprestado, pesquisa os negócios, julgo que também não declara vencimento.
Todos os que andam a destilar ódio nesta rede social (já lá estive mas saí em boa-hora ainda antes do musk “adquirir” o twitter), ou apenas estando lá sabe-se lá porquê, contribuem para o freakshow que é o X, dão palco e poder ao Musk e depois andam-se a queixar como se não tivessem nada a ver com o assunto.
Desde o cidadão anónimo até aos políticos, jornalistas ou celebridades…
agora as empresas sao obrigadas a anunciar?? nao passa de mais um PR stunt. esta desesperado
Ai, está o objetivo de apoiar um ditador, “dobrou o joelho” ao Xi e ao Putin, falta-lhe um para ter a Nova ordem do mundo no bolso.
Faz muito bem, eu ja processei todas as mulheres que nao deram match no tinder
O karma é lixado. Musk mudou o nome para X mas tem de escrever twitter no endereço.
Parece uma brincadeira de garotos. Mas qualquer disparate que Musk diga ou faça é notícia.
O homem tem vontade de repente de ir à casa de banho e lá vai tudo dizer: Para tudo! Ele foi à casa de banho, torna-se viral, como se diz agora…
E não falha, inveja e ódio sempre ao rubro.
Bons e fabulosos são vocês! Vocês é que são os mestres.
Freedom of speech but not freedom of choice
Que bela perda de tempo dos tribunais.
Existe alguma lei que obrigue as empresas a anunciar em outra empresa privada?
Mesmo que tenham reunido-se e decidido boicotar por estarem preocupadas com o tipo de mensagem que passaria a ser promovido por tal empresa de rede social, isso tem alguma coisa de ilegal? Dado não existir qualquer obrigação legal de estarem a publicitar lá.
Uma coisa era o Estado estar a gastar milhões em todas as empresas de redes sociais relevantes menos no Twitter desde que o Elon Musk a “comprou” (na realidade uma espécie de “esquema” onde terceiros é que meteram a maior parte do dinheiro), aí talvez houvesse matéria para ir a tribunal, por descriminação de uso de fundos públicos… mas agora empresas privadas não faz sentido, a menos que elas sejam meras fachadas para usar dinheiros públicos na direcção pretendida pelos políticos da vez no poleiro.
Então onde está a liberdade de decidir onde publicar?
Ele deveria comprar mais empresas, ou entao pagar a homens, uma espécie de milicia, para por a esquerda em ordem. Comecar a fazer visitas aos media, outras empresas
Haha. O Sr. Charlatão Musk está a ficar de bolsos vazios. Temos pena!