PplWare Mobile

Bolsonaro: criptografia do WhatsApp é um fiasco?

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Mário says:

    Já que o Trump não queria queimar o amigo Bolsonaro, lá tiveram que comprar a licença do software israelita. 🙂

    A NSA tem acesso directo não precisa de software.

  2. carlosf. says:

    A única forma de garantir que não se recupera nada é destruir o telémovel, e mesmo assim não sei…

  3. Andre says:

    São muitas as perguntas de como se “restaurou” as conversas. Logo, a Meta irá dar uma declaração convincente ou não sobre o tema.

    • Max says:

      A única questão que subsiste é como é que a polícia desbloqueou o smartphone – tudo leva a crer que seja um Android, por isso nem sequer há grande mistério.
      Quanto a restaurar mensagens do WhatsApp apagadas, não há mistério nenhum.

  4. Max says:

    O smartphone de Bolsonaro (e outros) foi aprendido, como está no Relatório da Polícia Federal https://static.poder360.com.br/2025/08/relatorio-pf-indiciamento-jair-bolsonaro-eduardo-bolsonaro-20ago2025.pdf
    O relatório não diz se Bolsonaro usava um iPhone ou um Android. Mas há fotos dele em que é fácil de ver que usava um Android.
    Se usasse um iPhone, bloqueado, o conteúdo estava encriptado, embora haja referências a software especializado que o consegue desencriptar.
    Quanto às mensagens do WhatsApp no smartphone (seja iPhone ou Android), o WhatsApp não as guarda encriptadas, nem no smartphone do emissor nem do recetor, como facilmente se conclui pesquisando por software para recuperar as apagadas. A encriptação end-to-end destina-se a impedir que sejam intercetadas durante a transmissão e acedidas por terceiros.
    Se as apagadas ainda não foram rescritas por cima no “disco” podem ser recuperadas, nem é preciso usar software profissional. Escaparam “diversos arquivos de mídia (áudios, imagens e vídeos) referenciados nas conversas pelo fato de que o banco de dados do WhatsApp não armazena os arquivos multimídia em si, mas apenas seus metadados — como nome do arquivo, caminho no sistema de arquivos, tipo de mídia e data/hora de envio.”

  5. PorcoDoPunjab says:

    O WhatsApp já entalou uma carrada de gente famosa.
    Mas porque raio usam esta porcaria para conversas sensíveis?
    Não há maneira de aprenderem….

    • Max says:

      Nada tem a ver com conversas. Não foram intercetadas mensagens, nem telefonemas de vez ou vídeo. O que foi acedido pela polícia foram mensagens, mesmo que apagadas, nos smartphones apreendidos (as chamadas não são guardadas).
      Bolsonaro bem dizia para telefonaram pelo WhatsApp, mas ia enviando e recebendo mensagens.
      Não sei como é nos outros serviços de mensagens com encriptação end-to-end, mas o que questionou noutros casos foi se circulavam encriptadas ou se o serviço guardava nos seus servidores mensagens e conteúdos não encriptados. Nunca foi, que me lembre, se eram guardadas encriptadas no smartphone do emissor e do recetor.

  6. Manuel da Rocha says:

    Com o telemóvel, apreendido, é fácil restaurar as mensagens, apagadas. Tanto pode ser feito, pelo próprio whatsapp (cópias de segurança para a cloud!), quer seja por recuperar os ficheiros, da pasta. Vídeos e audio, se o telemóvel tiver pouco espaço, de disco, são, quase, impossíveis de recuperar. Utilização normal, são 300mb, por hora, de dados escritos e apagados. Se fizerem muitas chamadas vídeos, facilmente passam 1Gb por hora, destruindo ficheiros apagados. Agora texto, podem demorar 5 anos, até desaparecerem, depois de apagadas, aquelas mensagens “picantes”, com a colega, do trabalho.
    Sem o telemóvel é que precisam de conseguir que a Meta (e a Apple, caso use Iphone, pois 100% do que fazem, são enviados para a Icloud, ficando lá, no mínimo, por 60 meses) aceite os pedidos. Só tem aceite, crimes de sangue e, onde exista já, acusação, por outros dados, sendo que, as mensagens, são para validar outros pormenores.

  7. Manuel says:

    Vejam o documentário de Sérgio Tavares para perceberem a política Brasileira…

  8. RFP says:

    Usa Android logo não foi preciso muito.

    • filos says:

      Como diria o Maurice Switzer, e passo a citar: “É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do que falar e acabar com a dúvida”

  9. Manuel says:

    Nunca ninguém se questiona a razão do os isrealistas terem softwares para acesso forense a quase tudo que é do estados unidos? Não há coincidências.

  10. Fernando Marques says:

    Documentário de Sergio Tavares tem toda a razão. Na imagem mostrada, não vejo nada de ilegal. Apenas uma conversa privada.

  11. Figueiredo says:

    O «WhatsApp» é uma ferramenta de espionagem e recolha de dados:

    – Mossad Owns and Created WhatsApp
    https://veteranstoday.com/2019/05/14/whatsapp-vulnerability-get-real-the-mossad-owns-and-created-whatsapp-for-idiots-like-me/

    – FBI Document Says the Feds Can Get Your WhatsApp Data – in Real Time
    https://www.rollingstone.com/politics/politics-features/whatsapp-imessage-facebook-apple-fbi-privacy-1261816/

    – WhatsApp exports your user data every night. Some people still think it is secure.
    https://x.com/elonmusk/status/1794175493119644069?lang=en

    – Elon Musk Tells Followers Not to Trust WhatsApp
    https://www.pcmag.com/news/elon-musk-tells-followers-not-to-trust-whatsapp-over-microphone-bug

    Os Portugueses têm de perceber o perigo que representa o aplicativo «WhatsApp» pois todas as mensagens, todos os dados e conteúdos partilhados entre os usuários sejam eles pessoais ou profissionais são extraídos e compilados pelo aplicativo numa clara violação da privacidade do usuário, parem um pouco para reflectir sobre isso e lembrem-se por exemplo que as fotografias que vocês partilham pelo «WhatsApp» de familiares e dos vossos filhos são todas extraídas e visualizadas sabe-se lá por quem.

    Apaguem e desinstalem o aplicativo «WhatsApp», mudem para o «Telegram Messenger» e vejam a diferença este mensageiro é o melhor que existe e superior a todos os seus concorrentes, tem um forte sistema de criptografia o «MTProto» que se divide em dois, um para «chat» normal e outro para «chat» secreto, sendo até ao momento indestrutível, o chamado “Ocidente” não consegue espiar e aceder ao mensageiro tendo sido isso uma das razões que levou ao sequestro de Pavel Durov por ordem de Macron.

    Em relação a este caso que envolve o dr. Jair Bolsonaro é interessante porque ele acabou de ser prejudicado pelos Sionistas através de um aplicativo de mensagens que eles controlam, Sionistas esses assim como os Protestantes/Evangélicos (estes últimos que se definem como “cristãos”-sionistas) a quem Jair Bolsonaro se aliou para no fim vir a ser traído por eles.

    • Lopes says:

      o erro de todo mundo é confundir “cristão” com evangélico ou protestante. Cristão não tem haver com esquerda/direita ou algum cunho político. O reino de Jesus Cristo não é desse mundo, esses discursos de ódio ou intolerância seja qual for, não condiz com os ensinamentos de Jesus. Se você se diz um cristão, não deve tomar partido político, lembre-se quando Jesus foi confrontado pelos fariseus a respeito de impostos, dêem a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus.

  12. Rui C. says:

    Resolviam-se muitos problemas acabando com o anonimato na net, gostava de ver um mundo em que ninguém era anónimo e tudo o que falasse, escrevesse ou dissesse fosse público….acho que íamos começar finalmente a viver verdadeiramente.
    Não consigo perceber a vontade do anonimato das pessoas, de se esconderem, será vergonha? ou que segredos escondem as pessoas por trás do seu anonimato….ai se eu fosse uma mosquita, eheh
    Ainda bem que nenhum sistema é perfeito e se vão descobrindo algumas coisas, senão era muito pior….

  13. carlos gomes says:

    Apple/Microsoft = Malware / Spyware

  14. Jorge says:

    Nao uso nada disso, não tenho nada a esconder.

    • PorcoDoPunjab says:

      Jorge, eu sou como vc , tb não tenho nada a esconder
      Por isso ando nu na rua e deixo as portas e janelas de casa abertas para toda a gente poder olhar e ver que não se passa nada.

  15. E L Ferreira says:

    Quem semeia ventos colhe tempestades, e quando a inteligência dos envolvidos é básica, dá nisto!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.