2015 foi mais um ano recheado de novidades tecnológicas e o Pplware fez questão de acompanhar esta evolução em pormenor. Pudemos testar alguns dos mais badalados e desejados gadgets e noticiámos as conquistas e derrotas das mais importantes empresas neste mundo da tecnologia.
Agora chegou o momento de eleger aquilo que, para o Pplware, mais se destacou ao longo deste ano. Foram avaliadas de forma criteriosa uma série de categorias de produtos hardware, software e serviços Web e elegidos os que, do nosso ponto de vista, foram os que mais se destacaram.
Em análise estiveram 19 categorias divididas entre Software, Hardware e Serviços Web. Além do que de melhor se desenvolveu a nível tecnológico elegemos ainda a Marca do Ano e aquilo que foi o maior falhanço de 2015.
Estas foram as nossas escolhas, as Escolhas Pplware 2015!
HARDWARE
Computador Pessoal: IMAC RETINA 5K 27″
Este é o caminho dos computadores pessoais. Uma máquina com um excelente hardware e uma resolução que mostra que os limites de qualidade de imagem devem ser ultrapassados, a um preço justo para a tecnologia que oferece.
Smartphone: IPHONE 6S PLUS
A escolha de um smartphone não é propriamente uma escolha fácil, principalmente, num ano onde tantas marcas inovaram. O Samsung Galaxy S6 edge+, por exemplo, poderia ter sido um dos escolhidos, não pelo excelente hardware e software, mas sim pelo seu design de excelência, nunca antes inscrito num smartphone.
Mas a escolha unânime recaiu sobre o iPhone da Apple, pela capacidade que a Apple teve em se adaptar aos gostos do mercado e por ter sido capaz de captar muitos utilizadores que, até então, eram utilizadores dos topos de gama Android.
Tablet: Surface
Consola: XBOX ONE
A Microsoft prometeu o melhor ano de sempre para a marca Xbox e cumpriu com todas as expectativas com um vasto leque de exclusivos como Forza 6, Ori and The Blind Forest, Halo 5 e Rise of The Tomb Raider a atacarem ferozmente a carteira do jogador.
Gadget: APPLE WATCH
2015 foi o ano dos smartwatches e das bandas inteligentes, onde se poderiam destacar marcas como a Huawei, com o seu Huawei Watch, o mais optimizado Android Wear do mercado, ou a Xiaomi, com a Xiaomi Mi Band, uma banda inteligente com uma série de funcionalidades e a um preço bastante baixo, actualmente à venda por cerca de 15 euros.
Mas foi a Apple que mais se conseguiu destacar, que maior importância conseguiu atribuiu aos smartwatches e que, de certa forma, fez com que o mercado evoluísse. Lançou o Apple Watch em várias versões diferentes, com preços para cada uma delas e que se adaptam aos mais variados utilizadores.
Inovação: FORCE TOUCH
A tecnologia force touch surgiu no mercado dos smartphones com a Huawei e com a Apple e 2016 será o ano em que se estima que 25% do mercado dos smartphones a traga incluída. Não há dúvidas de que foi a grande inovação de 2015!
SOFTWARE
Produtividade: MICROSOFT OFFICE 2016
O Office da Microsoft é há muito considerado a mais completa suite de produtividade do mercado, é também uma das mais utilizadas em todo o mundo e a sua qualidade aumentou substancialmente com a última versão disponibilizada este ano, principalmente no que toca à sua usabilidade em dispositivos com ecrã táctil.
Sistema Operativo para PC: WINDOWS 10
Apesar de muitas controvérsias, de muitas actualizações inesperadas e de muitos utilizadores desesperados, a verdade é que o Windows 10 surgiu este ano como uma verdadeira revolução face às versões anteriores e mesmo face ao que o restante mercado tem para oferecer.
Sistema Operativo para dispositivos móveis: IOS 9
O iOS 9 demonstrou ser, este ano, o sistema operativo que mais evoluiu de forma sustentada. No entanto, o Windows 10 Mobile também se destacou nesta categoria pela forma como interage com o Windows 10.
Browser: GOOGLE CHROME
Apesar de não ter conseguido lançar nenhuma grande novidade durante 2015 continua a ser a nossa escolha e a de muitos utilizadores por esse mundo fora, tanto na sua versão para computador como para dispositivos móveis.
Jogos: THE WITCHER 3: WILD HUNT
O mundo do gaming não pára de surpreender e 2015 foi um ano de grandes nomes no mundo dos videojogos. Com tudo o que Witcher 3 oferece, entre personagens e história memoráveis, gráficos fantásticos e download gratuito de conteúdos.
Há que destacar ainda nomes como GTA 5, Fallout 4 ou Halo 5, de entre a vasta escolha oferta do mercado.
SERVIÇOS WEB
E-mail: GMAIL
O Gmail continua a destacar-se como um serviço de e-mail simples e intuitivo, quer a nível pessoal, quer a nível profissional e, até ao momento e durante 2015, nenhum outro serviço se conseguiu impor ao serviço de e-mail da Google.
Alojamento: DROPBOX
O Dropbox continua a ser o serviço de alojamento de excelência mesmo que a concorrência seja cada vez mais agressiva. Nesta escolha, também o serviço de alojamento da Google, o Google Drive, esteve em discussão, ainda assim, a grande maioria dos utilizadores do serviço da Google não abandonou o Dropbox.
Redes Sociais: FACEBOOK
O poder da rede social de Mark Zuckerberg é indiscutível. O impacto da rede na vida social online dos seus utilizadores, sejam eles pessoas ou empresas é considerável e a rede está, a cada ano, mais forte, mesmo com a entrada de outras redes sociais no mercado.
Comunicação: SNAPCHAT
A forma de comunicar está a mudar e o serviço Snapchat atraiu milhares de utilizadores durante este ano, desenvolveu novas funcionalidades e mantém-se numa posição de favoritismo entre grande parte dos seus utilizadores para comunicação instantânea.
Vídeo: YOUTUBE
E novamente o nome da Google surge associado a mais uma das nossas escolhas com o fantástico serviço de vídeo, cada vez mais evoluído, com grandes novidades apresentadas em 2015. Trabalhar para o YouTube, produzir conteúdos para os canais, tornou-se este ano um fenómeno muito interessante, a qualidade dos vídeos está a aumentar e a oferta não pára de crescer.
Música: SPOTIFY
A Apple bem que tentou, durante este ano, lançar um serviço que captasse boa parte dos utilizadores do serviço de streaming de música do Spotify, mas a maturidade deste não deixa que nenhum outro se consiga aproximar. É daqueles que vale a pena pagar pelo serviço premium, a quantidade e qualidade de músicas não tem fim e as opções para o ajustar às preferências do utilizador são também elas uma vantagem.
Fotografia: GOOGLE PHOTOS
Apesar do Flickr ser um dos mais completos serviços de fotografia, de o iCloud Photo ter surgido este ano com grandes novidades, o Google Photos acabou por ser o que mais se destacou neste universo e daí ser a nossa escolha para 2015.
Produtividade: GOOGLE DOCS
Também o Office 365 pudesse aqui merecer um destaque mas, na verdade, a integração com o Gmail e com o Google Drive fazem do Google Docs o mais produtivo serviço Web.
MARCA DO ANO
1º Lugar: MICROSOFT
Escolher 3 marcas que se destacaram durante o ano não é propriamente fácil no mundo da tecnologia. Mas não há dúvidas de que a Microsoft este ano esteve nas bocas do mundo, nem sempre pelas melhores razões, mas quase sempre por elas. O Windows 10 e o Windows 10 Mobile foram os grandes impulsionadores da marca em 2015, mas os lançamentos dos novos Surface, dos novos Lumia, o Office 2016 e ainda o Surface Book foram grandes apostas vencedoras da marca.
2º Lugar: GOOGLE
A Google destacou-se mais um ano pelo seu conjunto de serviços e produtos, pelas suas investigações em diferentes frentes da tecnologia. O segundo lugar é merecido e só não é um primeiro lugar, porque a empresa já nos habituou ao melhor há muito tempo.
3º Lugar: XIAOMI
Da China, durante 2015, surgiram grandes novidades e a Xiaomi foi um dos nomes que mais se fez ecoar. A empresa colocou à disposição do mundo alguma da melhor tecnologia ao serviço do consumidor comum ao melhor preço e facturou milhões durante este ano. Esta jovem empresa é uma das maiores e China e prepara-se para ser uma das maiores a nível mundial.
DESASTRE TECNOLÓGICO
IPAD PRO
Escolher o iPad Pro para desastre tecnológico pode não ser trivial. Na verdade, o tablet empresarial da Apple pode ainda vir a ser um sucesso mas, actualmente, e a primeira reacção do mercado não foi propriamente positiva, principalmente porque a Apple é acusada de o ter lançado no momento errado e sem a estrutura, ou melhor, o sistema operativo, adequada à máxima produtividade a nível profissional que dele se esperava. Vamos aguardar por 2016, para perceber o que o futuro reserva para este tablet…