PplWare Mobile

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. José Gaspar says:

    La terei que vender a casa pra comprar um PC que suporte o Win 11. A Microsoft deve pensar que isto é a América.

  2. JS says:

    Boa tarde

    Sobre a resposta à questão “Como consigo alargar a minha rede Wi-Fi em casa?” a solução dada é demasiado má.
    Tive um powerline da Devolo há uns anos não durou mais de 1 hora em testes, foi devolvido devido à fraquíssima largura de banda, numa casa nova com instalação eléctrica decente.
    A opção da rede WIFI Mesh é a melhor solução (sim os repetidores são lixo também, tenho aqui alguns parados). A rede Mesh em todos os fabricante usa uma banda de 5GHz para comunicar entre os equipamentos deixando a dua banda de 2.4 e outra banda de 5GHZ livres, ou seja têm 3 bandas de trabalho.

    Ver por exemplo mais aqui:
    https://www.tomsguide.com/us/what-is-mesh-wifi-router,news-24580.html

    Tinha montes de problemas como WIFI em casa e acabei com eles com uma rede Mesh.
    Agora tenho uma única rede WIFI em todos o lado, sem dead zones e sempre à velocidade máxima possível.

  3. mc says:

    Os powerlines mais recentes usam tb o fio terra e como tal são mais eficazes. Tenho um da tplink com wifi que funciona entre pisos para o meu streamer rpi4.

  4. NC says:

    Na pergunta sobre como alargar a rede WiFi em que o Powerline (PLC) é dado como solução, várias questões aqui mas é sem dúvida das piores respostas aqui dadas …

    Powerline tem uma série de limitações que podem impedir a utilização destes equipamentos, como a separação das divisões na instalação elétrica em zonas com disjuntores diferentes, as interferências de certos equipamentos simplesmente cortam a sincronização entre plugs Powerline e cortando a comunicação entre eles, para além de outras interferências que diminuem a velocidade de comunicação. Para além disso, os próprios plugs têm processos de interrupação da sincronização entre eles para “self healing” e voltar a reestabelecer a sincronização, por vezes não é fácil. Sim, existem algumas (muitas até) interferências também no WiFi mas a área de investigação neste meio de comunicação tem evoluido a uma velocidade tremenda e todo o mercado está a abandonar os PLCs.

    Quanto ao ponto de “sacrificar uma das bandas” no caso da NOS são triband, logo, mesmo que isto fosse uma questão, que não é, uma serviria de upload, outra de download e outra de backhaul (ligação entre extenders e router), foram desenhados desta forma por alguma razão … para além de que são equipamentos com diversas antenas (2×2/ 4×4/ 4×4) que trabalham em conjunto para eliminar limitações de congestionamento de tráfego, que são calculadas a cada milisegundo, tendo em conta bandas e canais para manter o serviço WiFi sempre disponível. No caso do Super POD 6E trabalham na frequência de 6Ghz que só é usada (ao dia de hoje) para comunicação WiFi, portanto uma frequência limpa.

    Esta sugestão do Powerline é de alguém que não tem qualquer noção do que existe no mercado, desde há uns 6 anos … Qualquer rede Mesh dá uma tareia ao PLC.

    Quanto à pergunta em si, misturar repetidores com rede Mesh é um erro, já que os repetidores não são controlados pela rede Mesh, criando mais problemas que resolver … A rede Mesh faz roaming de equipamentos (smartphones, etc…) entre pontos de acesso, porque os pontos de acesso estão sobre o seu controlo, basicamente dando ordens aos equipamentos e extenders de desligar um equipamento num ponto de acesso e pegar nesse equipamento noutro ponto de acesso. Se for colocado um repetidor pelo meio o roaming de equipamentos de Cliente não vai ser possível, ficando do lado do equipamento decidir se fica ligado ou não a um ponto de acesso. Efetivamente o repetidor estaria a criar uma rede à parte só com o mesmo SSID (nome de rede) …

    Se os equipamentos da NOS são demasiado caros pelo valor mensal de aluguer, mais vale fazer um investimento inicial maior e comprar uma solução Mesh de retalho com mais extenders Mesh. Tendo em conta que se calhar o problema ficaria resolvido com um melhor posicionamento do extender Mesh, evitando meter os extenders por trás de televisões ou qualquer equipamento com metal e/ou radiação eletromagética, espelhos, azulejos, etc … colcocando os mesmo nas paredes interiores da casa e não nas paredes que comunicam diretamente com o exterior, já que colocar nestas paredes é o mesmo que estar a dar cobertura ao exterior …

  5. NC says:

    Quanto à pergunta do Windows 10, tenho um pc de casa que tinha o Windows 7 e é de 2012, já de início não era um PC de especificações altas e continua a funcionar sem problemas … os únicos upgrades que fiz foi mudar para um disco SSD .. fui upgraded (sem pagar) do Windows 7, para o 8, 10 e 11 … quando acabar o suporte para o Windows 10 o mais certo é que o PC já nem tenha o Windows 10 instalado …

    Tendo disto isto, sim, vai haver degradação da performance do equipamento, porque todo o software instalado vai ficar mais pesado também, assim como o Windows … Não quer isso dizer que precise de um PC novo, bem … não acreditando nas mensagens dos vendores de hardware, cuja existência é posta em causa se as pessoas não renovarem os equipamentos que têm em casa …

  6. eachtime says:

    Alternativa ao Windows 10 é ChromeOS Flex ou Linux

  7. José Manuel says:

    Muito obrigado Hugo por mais esta ajuda / esclarecimento.
    Cumprimentos,
    José Manuel

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.