O ano de 2016 no Pplware.com… Pedro Simões
2016 foi um ano excelente a todos os níveis, quer pessoais quer no Pplware. Conseguimos quebrar novas barreiras, atingir novos máximos e, acima de tudo, atingir novos leitores.
É este ano que pretendo passar em revista, mostrando os principais artigos que lancei e que me marcaram por uma ou outra razão especial. Vejam se concordam com as minhas escolhas.
A ingrata tarefa de escolher os meus principais artigos de 2016 acaba por deixar de fora muitos e bons temas, que para muitos foram úteis. Mas a ideia é dar-vos uma visão panorâmica das temáticas que mais abordei, acabando por também passar em revista 2016.
Vamos deixar de fora os muitos eventos onde estivemos e que cobrimos de forma única, focando-nos nos temas que mais impacto tiveram. Este não é um resumo do ano, mas sim, como disse antes, uma lista dos principais artigos que publiquei ao longo dos últimos 365 dias.
A Apple e os seus lucros ao longo de 2016
É inevitável escrever sobre tecnologia e não abordar os temas da Apple e dos seus resultados financeiros. Ano após ano, a marca de Cupertino conseguiu ter lucros acima do normal, sempre com um crescimento elevado. Mas, por incrível que possa parecer, em 2016, a Apple teve uma quebra significativa e começou a reduzir os seus lucros, em especial nos que dizem respeito ao iPhone.
Este momento aconteceu em Abril e marcou o resto do ano para a Apple, pela negativa.
Curiosamente, e mesmo estando em quebra, a Apple acabaria por ter momentos muito altos, quando conseguiu o que se pode considerar impossível. Em Novembro conseguiu ter 104% dos lucros das vendas de smartphones.
O estranho ano da chegada do Windows 10 Mobile
2016 foi o ano da chegada do Windows 10 Mobile. O sistema operativo móvel da Microsoft sofreu vários atrasos mas conseguiu ver a luz do dia em Março, mas mesmo assim não para todos os smartphones onde era esperado.
Desde o primeiro momento, o Pplware acompanhou a evolução deste sistema operativo, dando aos nossos leitores todas as ferramentas para o poderem testar de imediato.
Claro que nem tudo foram boas experiências e acabámos por ajudar também quem queria abandonar o Windows 10 Mobile, voltando para o Windows Phone.
Mesmo em queda, o Windows 10 Mobile continua a dar cartas
2016 não foi o melhor ano para o Windows 10 Mobile. Este é um sistema operativo que está a desaparecer, mesmo com a Microsoft a insistir que não o abandonará.
Mas mesmo com todas estas ondas negativas o Pplware apostou no Windows 10 Mobile e apresentou dicas e tutoriais para apoiar os muitos leitores que o usam.
Foram dicas que explicaram como aumentar a duração da bateria, como recuperar um pin esquecido, como configurar e gerir os backups no Windows 10 Mobile, como controlar o consumo de dados no Windows 10 Mobile e até como tornar o Edge do Windows 10 Mobile ainda melhor.
As sensações contraditórias do Samsung Note7
Foi também este ano que o Pplware teve acesso exclusivo e antecipado a um dos melhores smartphones de 2016. O Note7 tinha tudo para se tornar o equipamento do ano, mas acabou por se mostrar uma das maiores dores de cabeça da Samsung.
Mas antes de todas as confusões e explosões tivemos na sua apresentação exclusiva e no dia em que foi dado a conhecer ao mundo já tínhamos toda a informação para mostrar aos nossos leitores.
Ainda na família Samsung, fomos também o primeiro site de tecnologia português a ter na mão e para testes os Galaxy S7 e S7 edge.
O futuro pode vir da própria Microsoft
O Pplware sempre se pautou por procurar apresentar aos seus leitores produtos inovadores e que vão marcar tendências no mercado. Foi por isso que fizemos uma análise exaustiva a um dos produtos que vai em breve mudar a forma como usamos os nossos computadores.
A pergunta era simples, mas acabou por se mostrar complicada de responder: "Pode o Windows 10 Mobile substituir um computador?"
Foi na análise que fizemos à Display Dock da Microsoft que a resposta surgiu e onde mostrámos que o futuro desta ideia e desta tecnologia está prestes a mudar o mercado.
O Android Nougat chegou para trazer ainda mais inovação ao Android
A Google apostou forte este ano e em especial no Android. A nova versão do seu sistema operativo esteve vários meses em testes e o Pplware acompanhou essas novidades, quer detalhando-as, quer dando a possibilidade aos leitores de as testarem.
Mesmo depois do Android Nougat chegar ao mercado continuámos a acompanhar o que acontecia neste sistema, dando atenção ao que o destaca da concorrência.
Haviam muitos mais artigos para vos apresentar e que descreviam tão bem ou melhor o meu ano de 2016 e o do Pplware mas estes foram os que mais se destacam, por várias razões.
Claro que não posso deixar passar um que todas as semanas nos aproxima dos nossos leitores e que presta um serviço que entendemos ser único. O nosso Consultório Pplware, que conta já com mais de 230 semanas no activo.
Se 2016 foi um ano excelente, o próximo será com certeza ainda melhor, com conteúdos ainda melhores e com a excelência a que vos habituámos. Obrigado a todos os que nos acompanharam este ano e que de certeza nos vão continuar a acompanhar.
Este artigo tem mais de um ano
“Vejam se concordam com as minhas escolhas.”
As escolhas sao PESSOAIS, e como tal representam momentos, emoções, vivências que somente quem as fez pode explicar.
Eu como frequentador assíduo deste blog e talvez um pouco “ácido”, escolheria a JUSTA nomeação para blog do ano na categoria, e o evento Web summit, que mereceu muita divulgação aqui no blog, mas como a pergunta é somente respeitante aos artigos do Pedro, calculo que estejam bem escolhidos, poderia eu ter escolhido outra ordenação… sempre a Apple em 1º, ainda que “Apple teve uma quebra significativa e começou a reduzir os seus lucro”, Ha..Ha… Bom Ano e Saude.
…
Como profissional na área das TI é para mim uma necessidade e uma paixão manter-me informado no que à tecnologia diz respeito. O vosso blogue tornou-se para mim uma das minhas fontes de consulta diária. Os meus sinceros parabéns a toda a equipa e leitores pelas suas contribuições. A única coisa que poderia melhorar era a utilização dos fóruns para debater temáticas mais aprofundadamente. Um bom ano a todos