A comparação de preços em Portugal, 10 anos depois
Entrevista a Paulo Pimenta, CEO do KuantoKusta.
O KuantoKusta está este ano a comemorar 10 anos de existência. O serviço de comparação de preços de produtos vendidos em lojas online foi lançado em 2005 com 20 lojas da área da informática, por Paulo Pimenta e os seus dois irmãos. Hoje conta já com mais de 400 lojas em 15 categorias de produtos e o número de utilizadores tem vindo a crescer de forma bastante sustentável.
Mas o que motivou estes três irmãos à criação de uma plataforma de comparação de preços, quais os desafios que enfrentaram e quais os planos para o futuro? Foi isso que tentámos saber junto de Paulo Pimenta, CEO do KuantoKusta.
Pplware: Há 10 anos atrás, o que vos motivou a criar uma plataforma de comparação de preços?
Paulo Pimenta: Digamos que a criação de um comparador de preços surgiu de um “feliz acaso”. Eu e mais dois irmãos meus éramos emigrantes em França e desejávamos regressar a Portugal. Na altura tínhamos trabalhos estáveis por lá e não queríamos voltar para Portugal sem ter um trabalho garantido. Por isso decidimos empreender e abrir uma loja de informática, uma vez que era uma área pela qual simpatizávamos bastante e tínhamos algum conhecimento.
A surpresa surgiu quando, ao analisarmos a concorrência, verificámos que em Portugal não existia nenhum portal de comparações de preços, algo que era recorrente em França, onde já existia desde os finais dos 90!! Não pensámos duas vezes!! Ao detectarmos que em Portugal não existia um portal com estas características, começámos a desenvolver a ideia de implementarmos aquele que seria o primeiro portal de comparações de preços em Portugal, algo que demorou um ano e três meses até a sua concretização. A ideia surgiu assim em Fevereiro de 2004 mas foi a 16 de Maio de 2005 que lançámos o KuantoKusta, um comparador de preços e guia de compras (uma vez que também servimos de guia para aqueles que pesquisam no nosso portal).
Pplware: Qual foi o maior desafio que enfrentaram na altura?
Paulo Pimenta: Na altura a maior dificuldade foi encontrar uma empresa que fizesse a parte técnica do portal. Em Portugal o modelo de negócio era inovador e, portanto, as empresas não tinham as competências exigidas para este tipo de implementação técnica. Ao contactarmos empresas estrangeiras, que já sabiam como implementar este tipo de negócio, muitas delas tinham um ato de confidencialidade e, portanto, não o podiam fazer para outras empresas. Aquelas que estavam autorizadas em fazê-lo eram demasiado caras para nós que ainda estávamos a iniciar o negócio. A partir do momento que encontrámos o parceiro ideal partimos para a concepção do portal. No início contactámos com algumas lojas, que ao desconhecerem o modelo de negócio estavam pouco receptivas mas, ao oferecermos a integração de uma forma gratuita, até para testarmos a viabilidade do portal, acabaram por aderir. Lançámos o site com a integração de 20 lojas na área de informática. Pplware: Recentemente, lançaram uma nova área de produtos, os combustíveis. Existe ainda alguma área de comparação que os utilizadores exijam, ou neste momento, o que pretendem é reforçar o número de lojas nas áreas existentes?
Paulo Pimenta: Estamos sempre atentos às necessidades dos nossos utilizadores e temos como premissa querer fazer sempre mais e melhor!! Alargarmos as áreas de comparação, assim como reforçar o número de lojas nas áreas existentes, é algo que nos acompanha no dia-a-dia. Consideramos que para oferecermos um serviço de excelência para o nosso utilizador devemos seguir as tendências e estarmos atentos às exigências do mercado. É por isso que constantemente fazemos inquéritos de satisfação aos nossos utilizadores, queremos colmatar qualquer necessidade que este tenham quando visitam o nosso portal, seja no alargamento de áreas, de lojas, de produtos e de navegabilidade.
Pplware: Tendo em conta que os utilizadores estão a mudar e, cada vez mais, confiam nas lojas online fora de Portugal para efectuar as suas compras, haverá a intenção por parte do KuantoKusta em alargar a comparação de preços para essas lojas no kuantokusta.pt?
Paulo Pimenta: Devido à fiscalidade nacional ser mais elevada do que a estrangeira optamos sempre por integrar lojas que pratiquem o IVA nacional de forma a não prejudicarmos nenhuma loja que opera em território português, para que elas possam competir em pé de igualdade. Contudo, já temos algumas lojas estrangeiras no KuantoKusta, como é o caso de La Redoute, a Pixmania, a Redcoon, etc. Desde que pratiquem o IVA nacional não temos nenhum inconveniente em integrar lojas que não sejam portuguesas. Pplware: O KuantoKusta já se encontra no mercado espanhol em kuantokuesta.es. Como tem sido a aceitação por parte dos utilizadores espanhóis? Quais serão os próximos mercados?
Paulo Pimenta: A ideia de expandir o negócio para Espanha surgiu com a implementação do KuantoKuesta, como forma de termos num mercado diferente ao nosso, que é mais abrangente e que conta também com outros comparadores e - portanto - mais sólido neste tipo de mercado, uma ferramenta para testar as nossas próprias evoluções técnicas. Este tipo de portal requer constantes modificações a nível técnico e, para nós, termos um portal semelhante para testar, noutro mercado, fazia sentido. Ficámos espantados com a boa aceitação do KuantoKuesta no mercado espanhol, ele tem tido alguma visibilidade por lá e tem crescido de uma forma natural. Temos previsto trabalhar mais o potencial do negócio por Espanha, uma vez que o seu crescimento por enquanto é orgânico, sem forçarmos muito. Acreditamos que com uma boa gestão de conteúdos há espaço para mais um comparador de preços. Relativamente a outros mercados, temos em vista e estamos atentos a outros horizontes. Tudo vai depender se encontrarmos os parceiros adequados para este tipo de extensão do negócio.
O Pplware agradece ao KuantoKusta e ao Paulo Pimenta a disponibilidade para a entrevista.
+
Este artigo tem mais de um ano
Vamos la ver o que eles irão trazer !!!
Alguém sabe qual é o modelo de negócio desta empresa e como é que obtêm preços para poderem comparar?
Os preços são submetidos pelas empresas…
O ideal para todos os curiosos, é irem á cidade da Maia, visitam os escritórios do KuantoKusta, falam com o responsável, o Paulo Pimenta, ele terá de certeza, todo o prazer em explicar o modelo de negócio, como funciona o sistema criado por ele para integrar nos sites dos clientes para obter os preços, mostra o sistema usado para comparar e analisar o fluxo de visitas a partir dos serviços deles aos sites dos clientes, tudo para mostrar como em Portugal pode existir um serviço que facilita é muito a vida ao consumidor.
Eu fiz isso para perceber o seu modelo de negócio.
Pelo que eu percebi a loja tem que dar acesso à base de dados para eles poderem correr um script proprietário.
Como são feitas os pagamentos?
Quais pagamentos?
Luís Rocha,o Kuanto Kusta é um website de comparação de preços de produtos vendidos em lojas online.Tu não pagas nada por usufruir dos seus serviços.Eles fazem é um redireccionamento para o produto que tu queiras em qualquer loja online.São as próprias lojas online que submetem os seus produtos para os venderem.O consumidor só precisa de procurar o que lhe interessa e é direccionado,de imediato,para a visualização de um qualquer produto nessas lojas.Não há nada que saber. 🙂
Os pagamentos são feitos pelas lojas online. Julgo que cada vez que o KuantoKusta redirecciona para a loja (site) já estará a receber (mesmo qua a loja não efectue a venda)…
Presumo que este é o modelo de negócio deste tipo de sites (publicidade).
No meu ponto de vista prefiro pagar para ter um bom SEO, ou mesmo ter anúncios no Google (Adwords).
Depois ainda há a “guerra” de preços que este tipo de sites gera, sendo que muitas das vezes são altamente prejudiciais para as pequenas lojas online e por fim só as grandes é que conseguem singrar.
Não tem nada a ver, um bom comparativo vai muito mais além que pagar ao Google, alias, pode complementar, porque o melhor preço só o sabes comparando com o que existe no mercado nacional. Depois há a questão de confiança.
Por exemplo: todas as lojas negoceiam com o KuantoKusta, há pessoas que se conhecem, há contractos, responsabilidades que se assumem e isso valida a segurança que a loja existe, que é fidedigno comprar online nessa loja parceira do KK. Isso é outro grande trunfo. Depois qualquer dúvida, lá está, o KK tem escritórios na Maia, é ir lá e debater as dúvidas, não é virtual, existe mesmo, é um tipo de negócio que cada vez potencia mais a vantagem da concorrência ao consumidor. Porque cada vez compramos mais online e se não queremos um tipi de cartel, como vemos nos hipermercados, só fazendo este tipo de acções.
Dá para passar ai e dar um abraço ao Luis Grave?
Dá 🙂
…e em 31/01/2017 a loja espanhola faleceu… o modelo anda a ficar saturado.