Inteligência Artificial projetou um íman sem terras raras em três meses. Impressionante!
Atualmente, a China produz 70% das terras raras e controla 90% da indústria de processamento. No caminho para tirar este domínio das mãos do império asiático, uma empresa britânica projetou e fabricou com IA um íman permanente 200 vezes mais rápido do que o habitual. O que aí está para vir é colossal!
O que são as "terras raras"?
As terras raras são um recurso muito valorizado pelos países mais industrializados. A este peculiar grupo de elementos químicos pertencem alguns metais tão raros e com nomes tão sugestivos como o neodímio, o promécio, o gadolínio, o ítrio ou o escândio, entre outros. Alguns deles são relativamente escassos e, além disso, raramente são encontrados de forma pura na natureza, mas o que os torna tão especiais são as suas propriedades físico-químicas.
As suas características estão fora do alcance dos outros elementos da tabela periódica, o que fez com que, nas últimas décadas, se consolidassem como um recurso muito valioso em várias indústrias, especialmente na eletrónica e nas energias renováveis. Intervêm, por exemplo, no fabrico dos motores dos carros híbridos e elétricos, das baterias, dos catalisadores, dos lasers, da fibra ótica, dos painéis LCD e, até mesmo, nos aerogeradores.
Domínio da China é um problema para o ocidente
O problema para os EUA, Europa e os países da sua órbita é que a China domina a indústria das terras raras. Segundo o Serviço Geológico dos EUA, durante muitos anos a China produziu mais de 90% deste recurso tão valioso.
No passado dia 21 de dezembro, o Governo chinês decidiu exercer a sua supremacia neste setor restringindo a exportação de algumas das suas tecnologias de processamento das terras raras, delineando uma clara manobra para defender os seus interesses estratégicos em plena confrontação com os EUA, Europa e os seus aliados.
Na conjuntura atual, os EUA, Europa, Japão e Austrália não parecem estar dispostos a manter esta dependência da China por muito mais tempo. Uma das estratégias em cima da mesa consiste em reduzir a utilização de terras raras tanto quanto possível, substituindo-as por outras matérias-primas. Não é fácil, mas em alguns cenários de uso é possível, embora normalmente requeira um grande investimento em I&D (Investigação e desenvolvimento).
A Tesla, por exemplo, confirmou que a sua próxima geração de motores elétricos incorporará ímanes nos quais as terras raras não estarão presentes.
Então, quais são as outras opções? A IA responde
O processo de investigação encontrou outras opções. Uma que já está em andamento e que está a produzir resultados extraordinários. É possível recorrer à inteligência artificial (IA) para projetar, sintetizar e testar novos ímanes permanentes capazes de prescindir das terras raras. Isto é precisamente o que fez a empresa britânica Materials Nexus.
Em apenas três meses, projetou, fabricou e testou um íman permanente ao qual chamou MagNex, e no qual não entram terras raras. O mais impressionante é que a IA permitiu acelerar este processo cerca de 200 vezes, resultando numa economia de tempo e recursos avassaladora.
O design de materiais impulsionado pela inteligência artificial impactará não apenas nos compostos com propriedades magnéticas, mas também em todo o campo da ciência dos materiais em geral [...] Agora identificámos um método escalável que nos permite projetar novos materiais para todo tipo de necessidades industriais.
Assegura o físico Jonathan Bean, diretor-geral da Materials Nexus.
No entanto, isto não é tudo. Segundo esta empresa, fabricar o seu íman MagNex custa apenas 20% do que custaria produzir um íman convencional e, além disso, permite reduzir em 70% as emissões de carbono derivadas do material utilizado na fabricação deste componente. Parece realmente promissor.
A Tara do carbono.
Quanto mais negas, mais pagas de taxa de carbono.
E esta hein? 😉
Explique isso aos mais novos daqui por ubs anos, e veremos se vão achar que é uma tara, enfim, a liberdade é expressão tem estas coisas não é? espero que tenha ficado mias feliz com esse momento
A IA tem potencial para fazer imensas descobertas cientifica neste campo. Há milhões de estudos cientificos de nicho publicados ao longo de decadas que podem ser muito uteis em areas completamente distintas das imaginadas pelos autores originais. IA a correr estes dados todos vão encontrar de certeza encontrar óptimas oportunidades.
foi mais rápido 200 x ? Foi rapidez, não inteligencia, certo ?
sim não existe ainda IA no sentido literal, apenas modelo bem treinados com bons conjuntos de dados e algoritmos avançados de correlação, mas longe de se considerar uma consciencia
Para já…
+1
Sentido literal? IA, por definição, não tem de ter consciência.
Muito isto. Alias, a malta na internet mesmo assim continuam a confundir a AGI ( porvir) com singularidade
Importante sim senhora, mas neste momento as terras raras também são fundamentais pra a produção de baterias. Portanto a eletrificação está a levar-nos pra uma dependência da China.
Como diz o artigo é importante encontrar outras formas
Lembro que há uns anos tinha sido identificada uma enorme jazida de terras raras ao largo do Japão no pacifico que dariam para a algumas centenas de anos. O primeiro problema era estar em águas muito profundas, o outro é semelhante ao da China, ou seja ficaríamos refém do Japão. Nunca mais ouvi nada sobre o assunto.
Foi descoberto a maior jazinda de terras raras nos países bálticos, e acho que li aqui a notícia.
Sim.
Boas noticias. Agora é esperar que seja mais do que apenas uma entre milhentas a anunciar tecnologia disruptiva que depois nunca mais se ouve falar…
Juntamos no mesmo artigo: IA, eletrificação e redução de CO2. E a chave é: “terras raras”. Vai ser como o gás “russo”, temos de encontrar fontes alternativas, entretanto pagamos com inflação (para financiar a agenda “verde”). Os princípios parecem estar corretos, mas a forma de tratar a população e contribuintes é que deixa dúvidas…
Nada contra a IA D. Irene e Sr. Jurandir: só não esqueçam que quem a procriou foi a IN, e Quem criou a IN, foi a II.
IA = Inteligência Artificial.
IN = Inteligência Natural.
II = Inteligência Infinita.
Inteligência Infinita… que por definição, ou falta dela, se pode confundir com a IGI (ignorância infinita)
Hugo; Como aqui tu deixas claro ser ateu, vou te provar matematicamente, a existência da Infinita Inteligência.
Uma galinha que cisca e come minhoca: é mais inteligente que a minhoca. Um chimpanzé que imita o homem lendo jornal: é mais inteligente que a galinha. O homem que dorme em seu colchão e não em galhos desconfortáveis: é mais inteligente que o chimpanzé.
Se dentro desse limitado mundinho minhoca chimpanzé e homem, os mais inteligentes já perceberam uma ordem de inteligência matemática crescente, e sabem também que a matemática, infinita é…
Duvidar da matemática, também da Infinita Inteligência:
É demonstrar total incoerência.
A matemática que estudaste deixa muito a desejar.
O ChatGPT disse-me que Deus foi inventado pelo seu irmão do futuro chatGPT89. E que Nietzsche é que tinha razão. Terei o inferno de Dante á minha espera!… Pipocas?
Em Deus ou D’us que vem do mitológico e inexistente Zeus: também não acredita eu. Mas se teu desejo é: o COMBO ENERGÉTICO DE EV = ENERGIAS VITAIS que contém 3 Energias Médias, EM = ENERGIA MOTRIZ, EID = ENERGIA INTELIGENTE DIFERENCIADA e EDD = ENERGIA DIFERENCIADA DE DISCERNIMENTO, COMBO ENERGÉTICO DE EV = ENERGIAS VITAIS que chamam primitivamente de ESPÍRITO… Ao deixar de mover teu corpo nesse PLANETA-H3 que chamam popularmente de TERRA: Decairá, e irá mover outro corpo mais desgraçado no PLANETA-H2 que chamam indevidamente de VÊNUS A DEUSA DO AMOR E DA BELEZA, Sub Mundo, Quente 500 Graus, Lamacento e Borbulhante, Fedorento a Enxofre.
Hoje em dia descobrem-se com alguma frequência as “maiores reservas” de terras raras ali e acolá.
Até no meu quintal o meu cão já descobriu as “maiores reservas” de terras raras do bairro.
🙂
Andamos a desbastar a crosta terrestre, qualquer dia não temos crosta terrestre.
Já para não falar dos buracos que surgem e “engolem” desde autocarros a edifícios inteiros.
Por baixo da crosta terrestre existe o manto, com muito calor e emissões de CO2 e outros gases tóxicos.
Andamos a brincar com o fogo e depois reclamamos que não temos planeta…
Enormes Descobertas de Terras Raras na Turquia
https: //pt.puda-bagger.com/news/huge-rare-earth-discoveries-in-turkey-59223783.html
Descoberta de terras raras na Suécia pode impulsionar transição energética na Europa
https: //operamundi.uol.com.br/politica-e-economia/descoberta-de-terras-raras-na-suecia-pode-impulsionar-transicao-energetica-na-europa/
‘Maior jazida de terras raras’ da Europa é descoberta na Suécia
https: //gauchazh.clicrbs.com.br/mundo/noticia/2023/01/maior-jazida-de-terras-raras-da-europa-e-descoberta-na-suecia-clct4l46y003f01ccybqcxywi.html
Mineradora norueguesa anuncia descoberta de ‘maior depósito’ de terras raras na Europa
https ://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2024/06/06/mineradora-norueguesa-anuncia-descoberta-de-maior-deposito-de-terras-raras-na-europa.htm
Excelente compilação 🙂
Acrescenta à lista o “lítio” em Montalegre…
O ocidente está agora preocupado com o dominio chinês. Isto depois de anos e anos a transferir para este país todo o processo de fabrico e o know-how para obter baixos custos de produção e maximizar o lucro. Sempre o lucro. Agora, começam a tremer, porque visão estratégica…ninguém tem ! Viva !
Um íman sem terras raras !? Então um prego enrolado com fio de electricidade tem terras raras !?
Ótima notícia.
Contudo só um pequeno (grande) pormenor:
A IA demorou três meses. Para quando a sua produção efetiva, sem impostos (quando muito na ordem do 1% por tonelada), de forma a que todos nós a possamos utilizar?
Estes propõem-se fazer omeletes sem ovos. Francamente, cheira-me a aldrabice.