Emissões de CO2 poderão atingir máximo histórico em 2022
As alterações climáticas são tema frequente e a conferência anual, que está a decorrer no Egito entre os dias 6 e 18 de novembro, recebe debates e lança alertas. Este ano, já soubemos que as emissões de CO2 estão no caminho certo para atingir um máximo histórico.
Mais uma vez, os cientistas lançam avisos.
Durante o dia de ontem, na cimeira climática COP27, cientistas afirmaram que as emissões de dióxido de carbono provenientes dos combustíveis fósseis estão num bom caminho para aumentar 1%, em 2022, e atingir um máximo histórico. Este é, conforme alertam há algum tempo, o principal motor das alterações climáticas.
As emissões estão agora 5% acima do que eram quando o Acordo de Paris foi assinado. É preciso perguntar: quando é que elas vão descer?
Questionou Glen Peters, diretor de investigação do Center for International Climate Research (CICERO), na Noruega, ao Associated Press.
As emissões do petróleo, alimentadas pela contínua recuperação da aviação, irão provavelmente aumentar mais de 2%, em comparação com o ano passado, ao passo que as emissões do carvão irão atingir um novo recorde. As emissões globais de CO2 de todas as fontes - incluindo a desflorestação e o uso do solo - atingirão os 40,6 mil milhões de toneladas. Este valor fica um pouco abaixo do nível recorde de 2019, conforme mostraram as primeiras projeções revistas por pares para 2022.
O petróleo é mais impulsionado pela recuperação da COVID-19, e o carvão e o gás são mais impulsionados pelos acontecimentos na Ucrânia.
Explicou Peters.
Os novos números mostram o quão difícil será reduzir as emissões com rapidez suficiente para atingir o objetivo definido pelo Acordo de Paris, em 2015, de limitar o aquecimento global a 1,5º C acima dos níveis pré-industriais. Conforme alertam os cientistas, o aquecimento que for além desse limiar poderá desencadear pontos de viragem perigosos no sistema climático.
Afinal, apenas 1,2º C de aquecimento, até à data, desencadeou uma série de condições meteorológicas extremas, desde ondas de calor e seca até inundações e tempestades tropicais tornadas mais destrutivas pela subida dos mares.
Objetivos climáticos de redução de CO2 do Acordo de Paris estão por um fio
De forma a atingir o objetivo de Paris, as emissões globais de gases com efeito de estufa devem diminuir 45% até 2030, e ser reduzidas a zero até meados do século, com quaisquer emissões compensadas pela remoção de CO2 da atmosfera. Para endireitar o rumo de um mundo com emissões líquidas zero, as emissões teriam de descer 7% ao longo dos próximos oito anos.
O Science Altert coloca em perspetiva: “em 2020, com a maior parte da economia mundial em bloqueio, as emissões caíram apenas 6 por cento”.
Na conferência anual soube-se também que a capacidade dos oceanos, florestas e solos para continuarem a absorver mais de metade das emissões de CO2 abrandou, pois “estão mais fracos do que que seriam se não fossem os impactos de um clima em mudança”, de acordo com Corinne Le Quere, professora na Universidade de East Anglia.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
É fazer já outro lockdown!! Até ao final do ano… Dps abre se tudo, já é 2023
Vamos ter em breve lockdowns climáticos.. Estejam tranquilos ..
Tudo para o nosso bem…
#vaificartudobem
#vamossalvaraterra
AQUECIMENTO GLOBAL É UMA FARSA? | Conversa Paralela com Alexandre Costa e Ricardo Felício
https://www.youtube.com/watch?v=LgduvbP6pxg
Existem vários vídeos no YouTube a afirmar o oposto
Tu devias era pensar pela tua cabeça e sair mais vezes!! Ver alguns ignorantes no youtube com a mania da conspiração não te vai ilucidar.
Como é que deixaram publicar este este link?
Irrelevante.
Só é relevante como mecanismo de poder.
Por outro lado vejo notícias constantes a referir os recordes de produção de energia a partir de fontes renováveis, não só em Portugal como no restou do Mundo.
Até há uns meses, praticamente não se via nada na redução do lado da procura, só dá oferta. O foco tem que ser outro.
É o que dá ter lobbies metidos nós 2 lados e o objetivo ser outro que o ambiente.
‘Hypocrisy and Elitism’ – 400 Private Jets Land in Egypt for UN Climate Conference
Tudo dito sobre esta farsa economica, estes tipos estao-se nas tintas para o ambiente.
O mesmo para os 8600 milhões de viagens, realizada só no litoral de Portugal, por condutores entre os 18 e 26 anos de idade.
Curiosidade que estes jovens que andam a bloquear e invadir edifícios são os mesmos que fazem essas viagens, nalguns casos viagens de 5 minutos a pé, que demoram mais tempo a encontrar lugar em parques de estacionamento super lotados ou que são pagos a mais de 3 euros à hora.
Ou as quantidades de lixo, reciclável, que os mesmos jovens deitam para as ruas e nos locais dos festivais de verão, onde 94% do material reciclado é recolhido pelas equipas da organização.
Enquanto seguirem a linha do “faz o que digo e não faças o que faço”, vamos ter sempre estes cordeirinhos.
Eles até devem ter ido para as concentrações a pé ou de barco a remos.
Dizem que alguns até foram de asa delta e de parapente.
De bicicleta é que não foram pq não vi lá nenhuma estacionada
Rússia e China não participam, mas fazem bem pior.
Aqui tambem estao a lixar-se.
1- Jatos particulares para Kosta, Selfies e afins.
2- Carros para governo, parlamento, etc
3- Presidente Selfies não para de viajar. Só conta dele pegada é enorme.
etc
É curioso constatar que à medida que aumentam a produção de carros eléctricos, paineis solares, eólicas etc, aumentam tb as emissões de CO2.
Durante a pandemia circulavam menos carros eléctricos nas estradas e a poluição baixou. Será coincidência?
Meu caro. O nível de emissões é o mais alto de todo o sempre. Com ou sem pandemias
Sim, mas isso não tira o facto que onde se utiliza menos carros eléctricos é onde existe menos poluição.
Nas cidades existe maior numero de carros eléctricos e a poluição é maior que nos meios rurais onde é raro haver carros eléctricos e onde se utiliza aquecimento a lenha.
Mas você está mesmo a falar a sério!
Homem, durante a pandemia circulavam menos carros elétricos, mas também circulavam muito menos carros a combustão! Acha mesmo que foi a falta dos (poucos) elétricos nas estadas que baixou o nível de poluição?
Oh valha-nos Deus…
Mas siceramente, ainda não tenho 100% certeza de que estava ou não a ser sarcástico.
As pessoas precisam de perceber que não existe nada individual e que tudo que fazemos tem consequencias e quando der tudo o estoiro até os ricos vão ser canibalizados!
Pois, mas mas pessoas têm prazo não são eternas. E isso altera tudo.
As pessoas precisam de perceber que não existe nada individual e que tudo que fazemos tem consequencias e quando der tudo o estoiro até os ricos vão ser canibalizados!
…tal como a população mundial que vai atingir um novo máximo histórico…não há coincidências, nem coragem para dizer a verdade : este problema só terá solução com menos população. Desafio : que sistema económico é que é capaz de lidar com menos de tudo ?
A dita meta de 1,5º C já não é viável. Já é tarde de mais 🙁 Os fenómenos extremos já vão começar a parecer já em 2023/2024.
É o fim do mundo… Este planeta nunca teve fenómenos extremos… Há que ter medo!
Dps do covid não sei como hei de viver a isto!
Deves é ter medo quando o céu ficar preto durante o dia!! Aí é que deves ter muito muito muito medo.
O fim do mundo já começou há muito tempo.