Em junho, a temperatura do mar foi das mais altas do século. Já sentiu a água mais quente?
Já passou pela praia, este ano? Como estava a água do mar? Independentemente da resposta, saiba que a temperatura média da água, este mês, foi das mais altas do século.
O Instituto Hidrográfico revelou que o mês de junho deste ano de 2023 registou valores médios de temperatura superiores a todos os registos entre 2000 e 2022.
Segundo dados fornecidos à CNN Portugal, "as boias de Leixões, Sines e Faro registaram temperaturas médias bem acima das médias históricas, recolhidas pelo Instituto Hidrográfico entre 2000 e 2020, mas também acima das médias obtidas em 2021 e 2022".
Especificamente, o mar de Leixões está 2,3 graus mais quente, este ano, comparativamente à média registada desde o início do século, fixada em 16,6. Este ano, a temperatura ficou ainda acima dos 17 graus registados, no ano passado.
Em Sines, a média do mês de junho deste ano é de 18,6 graus, mais 1,1 graus do que o registado entre 2000 e 2020. De mencionar que, contrariando a tendência que estamos a conhecer, agora, nesta boia, em 2017, as temperaturas foram superiores às registadas, este ano.
No caso de Faro, um cenário semelhante. A água do mar registou níveis médios de 20,6 graus, um grau acima das médias registadas entre 2000 e 2020. Assim como em Sines, em junho de 2017, a média da temperatura da água foi superior à registada, agora.
Apesar de os recordes da temperatura da água do mar se mantenham em agosto, a verdade é que a água está, nitidamente, mais quente, este ano. Ainda assim, em 2023, ainda não se registou a temperatura mais alta de sempre.
A CNN Portugal recordou que que o Atlântico Norte está a atravessar uma onda de calor marinho "totalmente sem precedentes".
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Boa notícia da temperatura do mar, anos passados eu nem entrava na água por achar gelada,,,
Toda a zona costeira de Viana do Castelo até à zona de Vila do Conde a temperatura do mar é sempre fria.Falo por conhecimento próprio.Foi e ainda é assim.E há muita gente(que eu sei bem),que não para nesta zona(nem cá aparece),precisamente por causa da temperatura da água.Somente por isto.
A temperatura seja do que for no planeta tem sempre variações ao longo da história, agora que o homem consegue fazer aquecer o planeta ou os oceanos, esqueçam por favor, nem se o quisessem fazer, não há meios para tal. Os oceanos ocupam mais de 70% do planeta e área habitável cerca de 4%, a percentagem de co2 na atmosfera terrestre é cerca de 0,03%, pensem um bocadinho por favor!!! Os 3 elementos que mais contribuem para as alterações climáticas na terra são e de forma destacada em primeiro lugar o Sol, depois os vulcões e depois os oceanos, tenham juízo e pensem pela vossa cabeça.
Agr acrescenta a essas contas o envio a toda a hora há anos e anos de gases e metais pesados para a atmosfera e pensa pela tua cabeça se isso tem ou nao tem influencia
Influência tem, influência relevante? Isso não
@LR, se o Homem é que está a dar “cabo do planeta” e a aquecer assim tanto, diz-me lá como é que acabou a Era do Gelo?
Andavamos também a mandar esses tais “gases de estufa” ou outra barbaridade qualquer?
Ó cientista negacionista, porque não vai discursar nas Nações Unidas?
Andam tantos cientistas renomados a matar a cabeça e gastar nos o dinheirinho e tu aqui, perdido neste canto do mundo, a saberes tanto e nada lhes dizes? Esclarece os, homem, vai lá e ensina os
respondeste bem , a gastar.nos o dinheirinho e mais nao digo . pensa
“Agr acrescenta a essas contas o envio a toda a hora há anos e anos de gases e metais pesados para a atmosfera e pensa pela tua cabeça se isso tem ou nao tem influencia”
Um tipo lê isto e pergunta? a aprendeu métoido cientifico na escola ou foi só um slogan?
Não há ciência sem quantificar. Por isso quantifique e demonstre o processo além de demonstrar todas as variáveis que afectam o climae como se intersectam umas com as outras.
Claro que a reposta a tal é que é incapaz pois o clima é demasiado complexo para os humanos entenderem.
O mesmo número que refere que é cíclico e que a accao humana tem um impacto irrisório nesses ciclos
Isto é tão mau 🙁
No Porto se meteres o pé na água até sentes frio nos ossos… Esquece lá isso.
Para onde vou a água do mar é sempre fria,mesmo no auge do Verão.Onde a água é morna e até quentinha aqui em Portugal é no Algarve,e eu do Algarve estou muito,muito longe.
Água morna em Portugal só mesmo em barragens, no Algarve não tem nada de morna, tirando eventos ao longo do verão onde chega aos 24 mas que são pontuais e raros e tipicamente associados a mar de levante, talvez la para o mar lamacento de monte gordo em direção à fronteira seja mais quente mas dispenso essas praias.
Neste momento está a 24 graus no sotavento algarvio,o que não é habitual nesta época
E que tal dizer dos últimos 20 anos, porque o século é recente.
Do ínicio do século à presente data são 22 anos e meio….
Os capitalistas e os que lhes prestam vassalagem não gostam de ouvir falar em aquecimento global. Ficam zangados. Isso é inoportuno para os negócios deles que metem poluição à fartazana, tipo venda de carros e combustíveis, aviação, navios de cruzeiro, produção de betão. Portanto, se temos água do mar quentinha, ai que bom, era o que estávamos a precisar. Mas é apenas uma obra do acaso, que não tem nada a ver com consumo de energia fóssil, como as inundações da Alemanha e a seca extrema da península.
Conversa de marxista. Até parece que inundações nunca aconteceram ou seca extrema.
Que tal estudar História do Clima?
As quatro estações de Vivaldi têm o movimento “tempestade” no Verão.
TPC para si: explique como tal é possóvel.
Mais uma notícia para alarmar o europeu idiota. Venha de lá outro imposto/taxa. Venha de lá mais dinheiro para as Nações Unidas ou mais uma proíbição qualquer.
Já agora, entendam-se. Em Maio diziam que foi o mais chuvoso dos últimos anos, agora já falam em seca?
… Suspiro!
Não digo mais quente mas a Nazaré este ano está menos gelada que em anos anteriores, sim 🙂
A água fria é que é boa! Faz bem ao corpo e mente. 🙂
Já há 25 anos o Al Gore andava por aí dizendo “que se nós não baixassemos a emissão de CO2 as capsulas dos polos iam derreter e cidades costeiras iam ser inundadas dentro de 15 a 20 anos.” Já passaram 25 anos e até houve aumento de CO2 e aconteceu rigorosamene nada. Tem se verificado que as capsulas derretem de um lado, mas já vão criando gelo do outro. Ou seja, a terra auto regula-se. Os ditos cientistas ambientalistas são todos mentirosos.
Tanta barbaridade que nem sei por onde começar….. mas tens razão não há alteração de temperatura nenhuma e os polos não estão a derreter, se não o país não estaria em seca severa nenhuma (estaria-mos a receber com abundânca a água do gelo derretida)…… double, triple, quadruple facepalm!
Quando abrires a torneira e não sair nada, como me aconteceu em marco Canavezes o ano passado, é que te vai cair a ficha.
No sotavento algarvio tem estado a 24 graus e realmente não é normal nesta época do ano.
Aqui em Portimão, não noto alterações significativas.
Alias, com esta subida de vento, apesar do calor, já vão baixar novamente para os seus normais 17 a 20º.
Agora noto sim, um desenvolvimento massificado destas novas algas chinesas, isso sim é alarmante, de ano para ano, vem aumentando e não, não é natural.
A água em Portimão é sempre mais fria, aliás a partir de Albufeira começa a arrefecer e quanto mais perto de Sagres pior é. Quem quer água quente vai paras as praias do concelho de Tavira e VRSA.
Qual é a influencia que a corrente do Golfo, que transporta água quente dos trópicos para o ártico, e passa mesmo aqui à beirinha, e vai tendo mudanças constantes de localização e intensidade, terá nestas variações da temperatura da água do mar na nossa costa?
Vem aí a caminho um super el ninho! E a época dos furacões vai ser pesada.
este século tem 23 anos. que idade tem a Terra? quantos milhões? ora…. vão pregar desgraças futuras para a beira da estrada.
Somos constantemente “bombardeados” nos noticiários com notícias que os nossos cérebros estão todas a fugir de Portugal. Lendo os comentários aqui deixados eu diria que é uma grande mentira. Aqui é só geólogos, antropólogos, geógrafos, geomorfólogos, paleontólogos, físicos, etc.
PS. Vai ficar tudo bem.
infelizmente ficaram cá os ditadores. os que acham que só doutores e engenheiros têm direito a emitir uma opinião e a opinião deles é mais importante que a dos outros. quando diz “os nossos cérebros estão todos a fugir de Portugal”, não me junte ao rol, eu ainda tenho cá o meu.
Água quente só na banheira.
Raramente vou à praia, por uma série de motivos, dos quais destaco, não sei nadar, odeio calor e odeio ainda mais locais com muita gente.
Portanto, para lá ir, só por um motivo mesmo importante.
E Guess what, cada vez que lá vou… Está gelada.
Depois de cada dia na praia a temperatura da água é um ou dois graus acima do normal motivado evidentemente por que usa o mar para fazer as necessidades (atire a primeira pedra quem nunca o fez).
Assim, por razões de segurança a Proteção Civil vai encerrara as estradas de acesso à Serra da Estrela.
Daqui a alguns anos vai ser pior. Os veículos elétricos estão a criar muita poluição.