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Depois de pérgulas e muros, há mais um local para instalar painéis solares: canais de irrigação

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Rodrigo says:

    Eles estão como dados, a empresa onde trabalho mandou vir da China uma palete de painéis fotovoltaicos para incrementar aos que já tem instalados e ficaram por 45€ cada um de 600W ao que isto chegou está mesmo barato.

  2. AlexS says:

    Quando se fala só dos benefícios estamos em face de propaganda.

    “Minimização da manutenção do canal através do abrandamento do crescimento de plantas aquática”

    Ou seja redução da intensidade biologia, menor indice de foto-sintese, logo menor produção de O2, menos alimento para espécies aquáticas e animais como aves e outras, aumento da temperatura devido a menos humidade na atmosfera.

    • JL says:

      Sendo um canal de irrigação, quantas menos plantas melhor.

      • Tiriri says:

        Pois, eu acho que esse AlexS não percebeu bem o tema….

      • TdSR says:

        Existe biodiversidade em todo o lado.

        Mas o que está na moda é carros elétricos e painéis fotovoltaicos. Agora já nada polui e disturba o meio ambiente…
        O € fala mais alto.

        • JL says:

          Por acaso os que estão na moda são os a gasolina e híbridos, esses são os que esse vendem mais, os diesel já foram.

          Sim, já na exploração desenfreada de outros recursos, é só mesmo por desporto.

          • Yamahia says:

            “os diesel já foram.”
            Olhe q não…

          • JL says:

            segundo os números que você costuma apresentar sobre eléctricos, sim, já eram.

          • Yamahia says:

            1⁰ trimestre de 2024 UE Diesel volta a ultrapassar elektros.
            Até na República dos Bananas, em PT ,onde a cilindrada dos 0 kms é altamente penalizadora em termos de ISV +I IVAs/ISV, os Diesel conseguiram ultrapassar os elektros.
            Estes são os factos.
            O q os mentecaptos da UE conseguiram com as restrições e consequente aumento de custos, foi eliminar a venda dos carros menos poluidores. Exactamente os diesel de baixa cilindrada.
            Felizmente tudo se alinha para q os mentecaptos sejam tb eles eliminados pelo PPE num futuro próximo.

          • JL says:

            Parece que os mentecaptos fizeram um bom serviço, já que meteram as vendas pelo ralo dos carros mais poluidores, o objetivo está a ser cumprido, só nos seus numeros é que se passa o contrário, enfim, não podem alegrar todos.

            https://www.gee.gov.pt/pt/indicadores-diarios/ultimos-indicadores/33548-vendas-de-veiculos-automoveis-acap-30

            Passaram os eléctricos ? onde ? em sonhos ? é que são só o dobro dos a diesel.

          • Yamahia says:

            https://www.acap.pt/site/uploads/paginas/documentos/9A9A2594-2BC80_1.pdf
            MAR_Elektros venderam 3908 unidades e os Diesel 4446.
            JAN a MAR_Elektros venderam 10 066 unidades e os Diesel 11 768.

            Não vá ver o q se passou na UE que ainda lhe dá um chilique.

          • JL says:

            Ah pois, teve de juntar os de mercadorias, senão não se safava no mediatismo. LOOOOOOL

          • JL says:

            Não me dá coisa nenhuma, só se confirma o costume, os diesel a cair e os eléctricos a subir.

          • Yamahia says:

            E? Não há comercias ligeiros a bateria? Não são as empresas q compram elektros para trabalho?
            Pois temos pena…

          • JL says:

            Mas isso vai contra a sua conversa, já que esses não levaram qualquer restrição.

            Sim, temos pena que as vendas de diesel estejam mesmo a baixar, nada de novo, até o ministro já o tinha dito há anos.

          • Yamahia says:

            Baixam, baixam, o que baixa é os elektros:
            Agosto de 2023_ BEV 21,0%_Diesel 12,5%
            Setembro de 2023_ BEV 14,8%_Diesel 12,7%
            Outubro de 2023_ BEV 14,2%_Diesel 12,0%
            Novembro de 2023_ BEV 16,3%_Diesel 12,2%
            Dezembro de 2023_ BEV 14,6%_Diesel 13,6%
            Janeiro de 2024_ BEV 10,9%_Diesel 13,4%
            Fevereiro de 2024_ BEV 12,0%_Diesel 12,9%

          • JL says:

            Já vão com 8.2 %.

            Agora a sério, se comprasse hoje carro ia para um diesel ?

          • Yamahia says:

            8,2% a ser, é passageiros em PT
            PT é 60% a gasóleo. A Alemanha compra novo e PT vai buscar ao fim de 3 ou 4 anos.
            Na Alemanha a venda de carros a gasóleo é de 19.2%(JAN)+19,4(FEV) = média de 2024 19,3%

          • JL says:

            Exato, porque em novo não vale a pena.

            Também vêm de lá muitos eléctricos. Tal como o meu.

  3. há+cada+gajo says:

    Não tardará muito e começaremos a falar de poluição visual. Não há hipótese, o excesso virá …

    • Rui says:

      Nós estaremos muito bem quando a poluição que tivermos for visual

      • Tiriri says:

        As pessoas do campo não gostam das cidades por causa dos prédios (em geral, estereotipado…) mas as da cidade estão habituadas….
        Poluição visual é relativa….

    • says:

      E terá de ser em parte. Precisamos da energia e o petróleo não dura para sempre. Daqui a 100, 200, 300 ou sei lá quantos anos tudo será “poluição visual”, se ainda cá estivermos e não ocorrer nenhum cataclismo que faça romper com o crescimento da população. Já poucos espaços verdes irão existir. Tudo serão metrópoles cheias de edifícios. Já temos isso em escala “pequena”. Zonas metropolitanas como Tokio, Xangai, Deli, Cairo e outras pelo caminho. Com o atual crescimento da população mundial só vamos ter o aumento.
      A própria produção de alimentos será orientada para locais meramente produtivos (já se vê isso um pouco por todo o mundo) com escala cada vez maior. Talvez a produção em estufa e em estufa vertical aumente, por uma mera questão de falta de espaço.
      Somos cada vez mais e temos de nos acomodar que as coisas precisam de mudar. O mundo de hoje não é o mesmo mundo dos nossos pais ou dos nossos avós onde muita gente vivia numa casa com um quintal para ter umas couves e umas batatas. Simplesmente procuramos uma “vida melhor” nas cidades e logo algumas coisas ficam para trás. E cada vez mais. Só temos de ter capacidade de adaptação.
      E cá em Portugal ainda não temos cidades grandes. Lisboa e a sua área metropolitana é uma mera aldeia comparada com outras à escala mundial.
      Acima de tudo, haja bom senso. Há 20 anos ninguém se queixava de todos os telhadores terem 2 antenas e uma parabólica (dizia-se 2 bacalhaus e um prato) ou não se queixavam das roupas a secar no estendal com vista para a rua.

    • superfan says:

      Acho que não . O nosso interior já é demasiado feio para nos importarmos com isso.

    • TdSR says:

      Tudo o que é acrescentado no meio ambiente está a prejudicá-lo. Mas como agora o que interessa é fazer dinheiro com a narrativa elétrico, toca a destruir o que resta do meio ambiente.

  4. jaquim says:

    Ao menos estes não abatem sobreiros e azinheiras para fazer centrias solares. É um crime o que se anda a fazer em Portugal em nome do lucro de alguns. Há por aí tanto telhado de fábrica, de pavilhões e sei lá que mais onde podem colocar painéis, mas preferem destruir árvores para o efeito. Até há zonas sem aptidão agricole ou florestal que podiam e deviam usar, mas…

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