Degelo na Antártida pode atingir níveis irreversíveis, avisam peritos
É um problema e os especialistas de várias áreas estão fartos de avisar. Apesar de afirmarem que ainda não é irreversível, explicam que o degelo na Antártida poderá vir a sê-lo em breve.
Um relatório publicado pelo Instituto de Potsdam para a Pesquisa sobre o Impacto das Alterações Climáticas, na Alemanha, há uns dias, concluiu que o degelo na Antártida ainda não é irreversível, mas poderá sê-lo, em breve.
Conforme partilhado pela Euronews, com o mundo a atingir recordes de temperaturas, houve 2,7 milhões de quilómetros quadrados de gelo marinho perdido na Antártida, em comparação com as estimativas dos peritos para esta época do ano.
É mais ou menos o mesmo que dez vezes a área do Reino Unido. É uma enorme anomalia negativa no gelo marinho, que nunca tínhamos visto a esta escala no período que monitorizámos nos últimos 45 anos.
Explicou Norman Ratcliffe, British Antarctic Survey.
Esta perda de gelo já está a ter impacto, afetando, nomeadamente, a reprodução das espécies locais, como o pinguim imperador.
A menos que queiramos assistir a muito mais destas coisas no futuro, temos mesmo de avançar com a descarbonização. Isso não vai resolver o problema, mas haverá uma adaptação que é absolutamente necessária.
Alertou, por sua vez, Martin Siegert, cientista polar.
O relatório concluiu que a situação ainda não é irreversível. Contudo, a Antártida pode vir a colapsar, de forma lenta, mas com efeitos severos na subida do nível médio das águas.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Os cientistas conseguem ser dos maiores inimigos da ciência, precisam de dizer que sabem mesmo quando não sabem nada se não perdem estatuto, posição social etc.
Já nos jornais os oceanos vão continuar a subir mas a água vai continuar ao mesmo nível…
Aqui está um caso de projeção.
Todos os governos sabem que a aviação com os tratados do “céus abertos” onde metem cerca de 600 aviões ao dia sem controlo são usados para manipular o clima .. por exemplo os “Emirates” passam lá mesmo no meio para ir para nova Iorque… Tudo para depois justificar impostos sobre o clima e falar de alteração climática…. andamos a comer gelados com a testa…. é só meter no Google ( weather climate patents)
Acabem com o turismo para lá. Descobri recentemente que existem aviões e navios a chegarem constantemente à Antártida. Ou seja, eu na Europa de carro estou a contribuir para o degelo, mas navios cruzeiro, quebra gelos, aviões na Antártida é aceitável.
So true.
É como as “expedições” no espaço.
Tanto combustível que se podia poupar…
Antes de 2ª guerra mundial a rota no norte de RuSSia era aberta de gelo. Depois congelou. Agora está a perder gelo. TUDO NORMAL.
Toda a população do planeta está proibida de ir a esse continente… os únicos que teem lá bandeiras asteadas são os Americænos logo como são eles que lá estão e autorizam que usem as patentes do controlo do clima, são eles os responsáveis por toda a instabilidade climática…
É este?
https://patents.google.com/patent/US5984239A/en
Não…. é este aqui…. contra factos não há argumentos…
https://climateviewer.com/2014/03/24/geoengineering-weather-modification-patents/
Mudem o disco, já não há volta a dar. Já atingiu o nível irreversível.
Há arranjar desculpas esfarrapadas para se acabar com os combustíveis fósseis e aumentar o lobby do electrico. Vale de tudo neste mundo… Continuem a comer os geladinhos com a testa…
Mandem a fatura para o Musk. Ele tem avançado a destruição do planeta.