Cientistas dizem que plantar mais árvores salvaria muitas vidas
Desde sempre, aprendemos que as plantas são sinónimo de vida. Efetivamente, um novo estudo concluiu que plantar mais árvores, nas cidades, poderia salvar milhares de vidas.
A investigação associou a falta de árvores à morte prematura por doenças potencializadas pelo calor extremo.
De acordo com o Science Alert, atualmente, em média, menos de 15% dos espaços urbanos, na Europa, são cobertos por algum tipo de vegetação. Uma das consequências desta escassez de plantas está explorada num estudo recente, que projeta o número de mortes prematuras devido às temperaturas elevadas nas cidades.
De acordo com a autora principal e investigadora no Barcelona Institute for Global Health (ISGlobal), Tamara Iungman, essas temperaturas extremas poderiam ser evitadas com uma cobertura adicional de árvores. Aliás, os resultados da investigação referem que das 6.700 mortes prematuras atribuídas a essa causa, em 93 cidades europeias, durante o ano de 2015, um terço poderia ter sido evitado.
Já sabemos que as altas temperaturas em ambientes urbanos estão associadas a resultados de saúde negativos, tais como falha cardiorrespiratória, internamento hospitalar e morte prematura.
O nosso objetivo é informar a política local e os decisores sobre os benefícios da integração estratégica de infraestruturas verdes no planeamento urbano, a fim de promover ambientes urbanos mais sustentáveis, resilientes e saudáveis.
Explicou a investigadora, numa declaração.
Cidades demasiado quentes sem árvores prejudicam largamente a saúde dos habitantes
Teoricamente, as cidades registam temperaturas mais elevadas do que as zonas rurais circundantes ou os subúrbios, devido ao chamado efeito ilha de calor urbano. Este calor resulta de um conjunto de problemas: escassez de vegetação, exaustão provocada pelos sistemas de ar condicionado, asfalto muito escuro e materiais de construção que retêm o calor.
Para já, na Europa, as condições frias ainda causam mais mortes do que o tempo quente. Contudo, os modelos climáticos projetam que, dentro de uma década, o problema vai inverter.
Segundo Iungman, o investimento em vegetação “está a tornar-se cada vez mais urgente”, uma vez que “a Europa experimenta flutuações de temperatura mais extremas devido às alterações climáticas”.
A plantação de árvores urbanas - na escala certa, nos lugares certos, e sob certas condições - leva provavelmente a uma redução modesta, ainda que real, das mortes relacionadas com o calor em muitas áreas urbanas.
Esta é uma investigação importante.
Disse Laurence Wainwright, professor na University of Oxford's Smith School of Enterprise and the Environment.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Uau. Descobriram a pólvora…
Tiveram que fazer um estudo para esta conclusão? E novidades?
Hoje em dia (como já aprendemos de última pandemia) acreditar nos “cientistas” é como acreditar no Pai natal ou no Thor….
Vou acreditar em ti queres ver?
O teu ‘ódio’ aos cientistas é tanto que atacas o mensageiro em vez de olhares para a mensagem. Se a plantação das árvores melhora a qualidade de vida é assim tão óbvio (que é) porque é que não vês as cidades mais ‘verdes’?
Porque não é vantajoso pros poderosos ganharem dinheiro. Agora a poluição está afetando eles. Isso é obvio, mas não é incentivado. Fazemos piscinas em cima de prédios, porque não ter plantas, que inclusive podem ser irrigadas com águas reutilizadas?
O Tiago Costa precisa de ir para a escola
+1
Deixa ver… Vou acreditar em alguém especialista que passou a vida a estudar, a experimentar e a por o seu conhecimento à prova junto dos seus seus pares? Ou vou acreditar num qualquer Tiago Costa random numa caixa de comentários na Internet? Não me leve a mal, mas acho que prefiro acreditar no cientista.
Perfeitamente de acordo neste caso específico, naturalmente as árvores melhoram a qualidade de vida.
Relativamente aos cientistas também, mas nos casos em que apenas se ouvem uns que seguem a corrente e os que têm opinião contrária ou apenas colocam dúvidas e mesmo sendo considerados (antes das perguntas), dos melhoras na area são ignorados, nem sempre é suficiente ser cientista, não nos devemos esquecer de uma pedra basilar da ciência, esta é sempre questionada e debatida e assim deve ser, desde que por verdadeiros entendiso. Infeliamente nem sempre é assim. Não é um Dogma!
Basta meter coberturas para reflectir o Sol e ainda para criar sombras.
Porque não coberturas com painéis solares para ainda gerarem mais valias na forma de electricidade. As colunas de suporte das coberturas poderiam conter baterias que armazenavam localmente a energia produzida para utilizar tanto na iluminação como para fornecer energia à rede eléctrica.
As árvores criam lixo, atraem bicharada que também suja o chão, enfim, só desvantagens.
Paineis Solares aos montes iriam produzir muito calor. As Árvores não servem só para criar sombras mas também para controlar os níveis de Humidade no ar. Árvores também “seguram” o chão o que no caso de terramotos podem fazer bastante diferença. Insetos? Pelo menos os pássaros teriam comida e talvez não fossem ao lixo e acabassem por propagar doenças. Lixo? Quer dizer folhas? Nem todas as árvores perdem tantas folhas..
Isso mesmo. Temos que começar a substituir as árvores com painéis solares.
Com a vantagem que era a medida mais eficaz para acabar com os fogos florestais
“As árvores criam lixo, atraem bicharada que também suja o chão, enfim, só desvantagens.”
Look son, a retard!
Um entre muitos!! Eu já raramente leio o que aqui se comenta, pois isto está minado deles…
Os painéis solares não produzem calor, mas sim electricidade, a menos que queiram aquecer água. E quanto aos painéis ficarem quentes, não interessa as ruas, nomeadamente o alcatrão também fica quente e não é por isso que alguém está preocupado.
As árvores seguram o chão em caso de terramotos??? Se não levar com a árvore em cima, que é bem mais provável que a árvore segurar o chão…
Os pássaros a ir ao lixo? Mas isso é porque os idiotas não sabem conceber caixotes do lixo só com boas tampas, seria fácil de solucionar.
As árvores que vejo ou deixam cair folhas ou andam a sujar o chão com uma espécie de resina.
Fantástico… Isto sim, verdadeiros génios!!!
Não admira que se tenha esquecido o processo de fotossíntese. Com a ideia do aquecimento global.
Há aqui malta a comentar contra a plantação de árvores nas cidades…surreal!
Se há não me admira. Para eles foram criados os Centros Comerciais =Santuários do Consumo, como locais mais agradáveis que os de contemplar a Natureza.
Depois admiram-se que os putos digam que o leite achocolatado vem das vacas castanhas.
(Não sei se isto é um mito urbano mas circulou por aí)
Eu enxergo assim, conseguem fazer piscinas no teto dos prédios, pq não obrigar a ter no mínimo 50% de área verde no topo. Existe plantas com raízes pequenas, até árvores. Então vc subiria o solo, o que reduz poluição e calor, além do gasto energético com ar. Podem falar que vai gastar mais água, só reutilizar água do prédio e tem plantar que precisam de menos irrigação.