Pplware Classics…
Porque recordar é sempre bom, o Pplware traz aos seus leitores a sua habitual rubrica semanal de música. Apresentamos nesta rubrica as músicas que marcaram a nossa juventude ou o nosso passado recente e que ainda ouvimos por serem marcos na nossa vida.
Podem encontrar música de estilos tão variados como o Rock, a música de dança e até o Pop que tanto gostamos. Os artistas são conhecidos, com as músicas que os fizeram famosos e tanto nos agradam.
Entrem então no artigo e vejam o clássico que escolhemos para hoje!
Podem deixar nos comentários os nomes das bandas que querem ver aqui no Pplware Classics. Vamos procurá-las por vocês e apresentar os seus êxitos mais marcantes.
Eis então o vídeo de música que temos hoje para os nossos leitores!
Stayin' Alive - Bee Gees
Bee Gees foi uma banda formada pelos irmãos Barry, Robin e Maurice Gibb. Nascidos na Ilha de Man, viveram alguns anos em Chorlton, Manchester, Inglaterra. Ainda crianças, mudaram-se com os pais para Brisbane, em Queensland, na Austrália. Fizeram sucesso desde 1966 até o início da década de 2010, estando entre os maiores vendedores de discos de todos os tempos.
Passaram por diversos ritmos musicais, do rock psicadélico às baladas, passando pelo country rock, disco, R&B, música romântica, terminando no pop rock moderno, tendo vendido aproximadamente 220 milhões de discos. Foram incluídos no Hall da Fama dos Grupos Vocais (en), no Hall da Fama do Rock and Roll, no Hall da Fama dos Compositores e ganharam dez prémios Grammy.
O álbum Saturday Night Fever, banda sonora do filme Embalos de Sábado à Noite (título no Brasil) ou Febre de Sábado à Noite (título em Portugal e restantes países lusófonos), é a segunda banda sonora mais vendida de todos os tempos, chegando a ocupar a sétima colocação como álbum mais vendido da história com mais de 42 milhões de cópias, de acordo com a revista Billboard: 300 Best-selling Albums of All-Time.
O grupo possui muitos recordes na Billboard Hot 100 entre os quais, estarem em oitavo lugar entre os artistas com mais canções que ficaram em primeiro lugar nos tops; o álbum Saturday Night Fever chegou à segunda posição, entre os álbuns com mais canções que ficaram em primeiro lugar, perdendo apenas para Bad de Michael Jackson. São os artistas que tiveram mais músicas em primeiro lugar nos anos 70, com nove canções no total, atingiram o segundo lugar entre os artistas com mais canções consecutivas em primeiro lugar com seis músicas, entre 1975 e 1979; conseguiram ainda o terceiro lugar entre os artistas que ocuparam simultaneamente o primeiro e segundo lugares, com as músicas Saturday Night Fever e Stayin' Alive. Barry Gibb chegou a estar em quarto lugar entre os produtores com mais canções que ficaram em primeiro lugar, com catorze músicas, e também na quarta colocação entre os compositores com mais canções que ficaram em primeiro lugar, com dezasseis músicas ao todo, perdendo apenas para Paul McCartney e John Lennon. O Hall da Fama do Rock and Roll diz em uma citação: "Apenas Elvis Presley, The Beatles, Michael Jackson, e Paul McCartney superam os Bee Gees em recordes e vendas".
In Wikipedia
Siga o Pplware Classics no Spotify
Este artigo tem mais de um ano
Os Bee Gees ( Brothers Gibb ) são uma daquelas bandas muito mais conhecida pelo pior que fizeram do que pelo melhor.
Em 1959 ( três anos antes do contrato entre os Beatles e a EMI e um ano antes dos concertos destes em Hamburgo) já eram presença regular na televisão australiana onde começaram a sua longa carreira. O pai disse um dia num documentário que os tinha encontrado, ainda umas crianças, a tocar em casa com meios improvisados e que, desde então, nunca mais pararam ou fizeram outra coisa.
Na verdade, com passagem intermédia pela Inglaterra da “British Invasion” até mudarem de armas e bagagens para a Florida ,onde iniciaram a era “disco”, já tinham presenteado o mundo e os “tops” com enormes sucessos de muito maior qualidade como foi o caso da inesquecível “Massachusetts”, “How Can You Mend a Broken Heart”, “Lonely Days”, “My World”, To Love Somebody” e muitas mais.
Por falar em “Massachussets” , Estado americano onde os irmãos Gibb nunca tinham visitado e, não obstante, escolheram o nome de um Estado tão difícil de pronunciar para o comum dos mortais que até poderia muito bem constar do teste de fonética a aplicar pelo Prof. Higgins à menina Eliza ndo “My Fair Lady”, nome este que pura e simplesmente não rima na respectiva lírica.
Se na música também podem existir reactivas antíteses, por exemplo “Let it Be” dos Beatles vs “Let it Bleed” dos Stones, nenhuma antítese conseguiu ser tão qualitativamente superior quanto a entre “San Francisco” ( versão original de Scott Mackenzie) e “Massachusetts” dos Bee Gees, esta última composta no mesmo ano cavalgando sobre o êxito da anterior, justamente uma provocação reactiva a “San Francisco” ao cantarem sobre alguém que tinha estado em San Francisco mas que optou por voltar a Massachusetts motivado pelas suas luzes ( certamente que um estado duma Federação tem mais luzes que a cidade de San Francisco ).
Se fossem mais cosmopolitas ( eles que até têm uma canção dedicada a Israel) e escolhessem Lisboa em vez Massachusetts, então é que a coisa doía a valer contra San Francisco . É que Lisboa é a cidade do mundo mais parecida com San Francisco, uma vez que ambas :
– têm oito colinas
– têm uma “Golden Gate”
.- eléctricos similares a descer e subir as colinas
– as elevações a sul do Tejo muito idênticas às observadas da outra margem de San Francisco.
– turisticamente muito procuradas a nível interno e internacional
– muito liberais nos costumes
– como não podia deixar de ser, foi um português, João Rodrigues Cabrilho, o primeiro a atingir por via marítima as costas da Califórnia
– se San Francisco tem Sillicon Valley nas redondezas, Lisboa tem a Web Summit sendo ambas geradoras de “start-ups”
– a principal equipa desportiva de San francisco, os 49ers, também equipam de camisola vermelha como o S.LBenfica.
– se em San Francisco se deve levar flores no cabelo, Lisboa não passa sem os vasos de manjericos à cabeça.
– se em San Francisco têm um Chinatown, aqui os chinos estão cada vez mais por todo o lado, até nos bancos, eléctricas e seguradoras.
– pertencem ambas a estados bastante endividados
– se San Francisco alude a um notável santo italiano, Lisboa tem Santo António igualmente franciscano e italiano (dizem eles), o qual, além de teólogo, é casamenteiro e ainda ajuda a encontrar objectos perdidos ( p.e. corações que estavam perdidos e acabaram a dar o nó mais difícil de desatar ).
além de, até na calamidade, serem idênticas :
– infelizmente, ambas foram vítimas dos maiores terramotos dos seus países, San Francisco teve “The Great Quake” em 1906 e Lisboa o terramoto de 1755
Mas o que San Francisco não têm é a monumentalidade de Lisboa que remonta à ocupação romana e a luz incomparável de Lisboa.
Massachusetts ? Brrrrrrrr, que frio de rachar !
As luzes a que eles aludem em Massachusetts mas que sem sequer as enxergaram devem ser as dos caloríficos eléctricos e as dos néons a anunciar pizzas, franganitos KFC, tacos, burritos e toda a demais panaceia de “fast food”, um vómito se comparado com o bacalhau, as ameijoas à Bulhão, as iscas com elas, os nacos na pedra etc etc.
Com Lisboa em vez de Massachusetts, os manos Bee Gees teriam definitivamente acertado na “mouche”.
Gostei!!!
hilariante!